Saiba Tudo Sobre o Calendário do Advento

A contagem regressiva para o Natal pode ser feita de forma muto criativa. O calendário do advento é um método inteligente de estimular a participação das crianças nesse processo e promover a interação familiar. Realize atividades como distribuição de brinquedos para crianças carentes, confecção de cartões de Natal para a família ou simplesmente atividades ao ar livre que vocês podem agendar nas 4 semanas que antecedem a festividade.

Saiba tudo sobre o calendário do advento

A aproximação do Natal pode gerar grande ansiedade em crianças e até mesmo nos pais. Para lidar com isso é importante contar com a ajuda do calendário do advento, uma ferramenta que pode ajudar na contagem regressiva para o Natal.

Essa é uma prática antiga. Por conta da importância do Natal para muitas culturas, os alemães, já no século XIX, os luteranos alemães já contavam a chegada do Natal através de riscos com giz nas portas de suas casas.

Você não precisa recorrer a esse método, mas fazer a contagem regressiva para o Natal pode ser interessante para estimular a participação das crianças e a união da família no aguardo por uma das datas mais comemoradas do ano.

Entenda o calendário do advento

Se você pretende iniciar a contagem regressiva para o Natal, pode se valer do calendário do advento para isso. Nele, são contadas 4 semanas antes do dia do Natal.

A ideia do calendário é propor atividades diversas que ocupam os dias que antecedem a grande data. Assim, pais e filhos conseguem se conectar não somente entre si, mas com o próprio espírito natalino. Veja algumas sugestões de atividades:

Ações solidárias:

Uma das coisas mais legais que você e seus filhos podem fazer juntos é estruturar ações solidárias. Por exemplo, agendar um dia para separar brinquedos em bom estado que não são mais usados para distribuir na noite de Natal.

Aproveite o momento para conversar com os pequenos sobre dificuldades sociais que outras crianças enfrentam e o quanto é importante compartilhar e ser solidário a isso.

Dia dos cartões:

Cartões artesanais são uma ótima atividade para as crianças. Ao executá-la a criança pode usar a criatividade para criar belas imagens e presentar pessoas da família que sejam importantes.

Criar enfeites de Natal:

Também é uma boa ideia, para a contagem regressiva do Natal, pensar em enfeites artesanais que possam adornar a sua arvore. Usar elementos como folhas secas, pinhas e outras coisas tradicionais pode estimular a criatividade e proporcionar momentos de diversão.

Inclua outras pessoas nas atividades

Uma das coisas mais divertidas desse calendário é que ele é livre para ser criado conforme vocês quiserem. Por exemplo, é possível inserir atividades que incluam outros membros da família.

Contação de histórias natalinas:

As crianças adoram contação de histórias. Que tal reunir os avós ou tios para esse momento? Eles podem contar histórias fictícias ou mesmo explicar para as crianças como o Natal era celebrado em outras épocas.

Dia offline:

As crianças passam muito tempo conectadas à web. Isso é normal e de certa forma faz parte do dia a dia da nova geração. Porém, sabemos que os momentos offline são essenciais para um crescimento saudável.

Sugira um dia totalmente offline. Vocês podem planejar um passeio em um parque, atividades ao ar livre e, se for o caso, uma visita aos pontos decorados com enfeites de Natal em sua cidade.

Qual é o sentido do Natal?

O Natal é uma data de cunho cristão que é amplamente celebrada em todo o mundo. Mas para além do sentido religioso, é um momento que propõe uma importante reflexão sobre o comportamento individual e como podemos ser pessoas melhores.

Ao montar o seu calendário do advento para a contagem regressiva para o Natal, é muito importante incluir um dia de conversas e debates sobre o sentido dessa data.

Aqui vale usar a criatividade para contar para os seus filhos, considerando a idade dos pequenos, qual é o sentido da palavra e o seu significado mais bonito e intrínseco. Conheça um modelo de calendário clicando aqui.

Pote da gratidão:

Um pote da gratidão é uma criação artesanal que os pais podem confeccionar junto com as crianças, enfeitando de maneira livre. A ideia é que os pequenos sejam estimulados a lembrar motivos pelos quais são gratos.

O pote pode ser inaugurado na noite de Natal e ter validade de um ano, por exemplo. Assim, todos os dias, ou com uma periodicidade definida pela família, basta escrever em um papel tudo pelo que são gratos e depositar no recipiente.

No Natal do próximo ano, abram o pote juntos e relembrem os motivos pelos quais o ano foi bom e positivo, ainda que vocês tenham enfrentado qualquer dificuldade.

Faça do calendário uma diversão em família

A ideia central do calendário do advento é estimular atividades em família e fazer com que a criança aprecie essas semanas pré-Natal. Sendo assim, a ideia é que o calendário não seja uma atividade chata e extremamente elaborada.

O ideal é fazer disso algo leve, que possa ser executado em família e que estimule a interação entre pais e filhos. Precisa ser uma coisa leve e divertida. Clique aqui e conheça um lindo modelo pronto para uso.

Comece definindo as atividades com as crianças

Para começar, convide os pequenos para conhecer as atividades propostas no calendário e elaborar planos de ações antes do Natal. Quando mais criativo e bonito for o calendário do advento, mais divertido será trabalhar com ele.

O calendário também deve ajudar a segurar a ansiedade enquanto fazem juntos a contagem regressiva para o Natal, aproveitando tempo juntos e criando memórias felizes para você e as crianças.

O objetivo real do calendário

Sem dúvida já deve ter notado que tudo circula ao redor da ideia da família e outras pessoas queridas se reunirem para atividades específicas e cheias de significados.

O calendário do advento é uma forma lúdica de tornar os dias que antecedem o Natal ainda mais encantadores, pois ajuda à marcar todo o período do mês de Dezembro e não se restringe apenas ao dia D onde há troca de presentes e celebração.

Estimular as crianças e a família com atividades que fujam dos aparelhos eletrônicos, é uma maneira de trazer à tona uma verdade que de vez em quando fica esquecida: existe vida fora do virtual.

Investir no calendário do advento pode se tornar uma tradição deliciosa e fácil de manter na sua casa. E então? Ficou animada? Clique aqui e adquira o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading