Como solucionar os problemas de sono do seu bebê

Já ouviu falar que com bebês em casa ninguém mais dorme? Pois é, a afirmação é um tanto exagerada, mas tem um fundo de verdade, uma vez que os pequenos anjinhos ainda estão no ritmo ultradiano, que diferente do nosso, não tem 24 horas, e sim, 20 horas. É por causa disto que eles não têm hora certa para nada, principalmente antes dos 3 meses de idade. E até passar este tempo e entrar no ritmo cardiano – o nosso, de 24 horas – há muito o que fazer fora do horário padrão.

Pense assim, os bebês ainda estão em adaptação neste mundo novo, é muita coisa nova para processar, o que faz com que qualquer mudança no ambiente os torne mais despertos do que gostaríamos, sem contar, que com um estômago ainda pequenino, precisam se alimentar mais vezes, e com isto, acordar durante a noite para uma nova mamada, e para a troca de fraldas depois da mamada.

Não se aflija, nem tudo é noite em claro, eles dormem cerca de 14 a 18 horas por dia só não é tudo de uma vez, mas isto passa, viu? Saiba que tem algumas dicas que você pode seguir para ajudar seu anjinho a entrar no ritmo, dormir melhor – e aumentar as suas horas de sono.

Aqui nós separamos algumas dicas que vão te dar uma forcinha nesta tarefa, quer ver?

1. Comece criando uma rotina

Embora muita gente diga que não é fã de rotina, ela é uma excelente aliada no que diz respeito ao sono dos pequenos, isto porque como disse, eles se distraem com qualquer novidade, e isto inclui sons, cheiros e luzes.

Quando estiver chegando a hora do seu bebê ir dormir, leve-o para um lugar calmo, e procure fazer o mesmo todos os dias. Se seu bebê tem poucas semanas de idade, saiba que ele não reconhece ainda se é dia ou noite, então, fazer a mesma coisa sempre vai ajudá-lo a reconhecer isto mais facilmente.

Quer um exemplo? Se você for colocar seu bebê para dormir às oito da noite, vá para o quarto onde está o berço e deixe o ambiente o mais calmo possível, faça isto todos os dias, e em pouco tempo o organismo dele vai saber que ao entrar no quarto a noite, deve se preparar para dormir – esta regra vale até para crianças maiores, viu?

É a constância e a rotina que fazem o milagre aqui. Evite mudar as coisas de lugar, ou colocar um perfume novo no ambiente. Isto pode perturbar o sono, e tornar o processo mais complicado.

2. Sem agitação na hora de dormir

Sabe quando todos os parentes e amigos querem visitar você para ver seu bebê e lhe dar os parabéns? É muito bom ter visitas e se sentir querido, mas isto pode ser demais para os pequeninos, ainda mais, quando são bem novinhos.

Quando há agitação, é bem comum que eles fiquem mais cansados do que deveriam, fiquem ‘sobrecarregados’, é por isto que vemos tantos bebezinhos chorando de sono sem conseguir dormir.

Neste caso, avise as possíveis visitas do horário de dormir e peça que venham bem antes, para que possam ir embora pelo menos uma hora antes do merecido descanso. Ok? Eles vão entender, afinal, ninguém vai querer deixar um bebezinho insone.

3. Cuidado com as cólicas

Ainda tem muita mamãe que não sabe disto, mas o que você come interfere no que o seu bebê vai sentir, isto se você amamenta no peito – assim, se a mamãe tem uma alimentação que pode gerar gazes,  acredite, seu bebê vai sofrer de cólicas, e não vai dormir por mais que você siga uma rotina, cuide do ambiente e dê amor e carinho.

Cólicas são bem comuns nos primeiros três meses, porque os bebês ainda estão com o sistema digestivo sendo ‘adaptado’.   Evite comer:

  • Refrigerantes
  • Alimentos gordurosos
  • Derivados do leite

Não hesite em procurar o pediatra caso seu bebê tenha cólicas frequentemente, só ele vai poder receitar um medicamento adequado. Ninguém dorme bem se estiver sentindo dores.

4. Deixe seu bebê curtir as sonecas durante o dia

Pode parecer um conselho torto, afinal, temos a crença de que quem dorme de dia não tem sono à noite, não é mesmo?

Acontece que os bebês precisam de muito mais tempo de sono que nós, ou que as crianças maiores. Assim, quando você deixa seu filho dormir o tanto que ele quiser durante o dia, garante que ele não esteja sobrecarregado demais para dormir bem a noite.

Você vai ver que a medida que ele cresce, passa a dormir menos durante o dia, naturalmente. Então, nada de acordar o soninho tranquilo para poupar sono para uma noite completa.  Se ele dormir bem durante o dia é mais provável que durma bem durante a noite.

5. Deixe tudo no escurinho

Pode apagar a luz sem receio. Esta ideia de medo do escuro a gente começa a ter quando cresce, e se você não criar este medo nele, é provável que ele nunca tenha.  Sabe aqueles abajures com pouca luz? Seu bebê não precisa disto. É sério mesmo. Você pode colocar para ajudar você a ver se ele está dormindo bem, mas isto não faz muito bem para o soninho dele não.

Nosso corpo precisa do escuro para entrar no sono mais profundo com qualidade, ou seja, quanto mais cedo você acostumar seu anjinho a iluminação correta – de dia claro, à noite escuro – mais cedo ele vai conseguir entrar no ritmo cardiano, e mais cedo vai parar de ficar trocando a noite pelo dia.

6. Cuidado com o silêncio

Estamos acostumados a fazer silêncio para deixar as crianças dormindo, e a maioria das pessoas acha que isto é o certo a fazer. Pois é, não é certo, e ainda pode prejudicar o sono ao longo do tempo.  Isto acontece porque quando dormimos é comum que haja sons no meio ao redor, pode ser o som de carros na rua, do rádio do vizinho, de cachorros latindo…

Então, quando um bebê chega ao mundo, ele está acostumado com uma certa dose de ruídos que sentiu de dentro do útero materno.  É importante que o bebê se acostume com os sons que são familiares, isto vai tornar o sono mais tranquilo e evitar que ele acorde sobressaltado a cada vez que alguma coisa acontecer. Um ambiente tranquilo não é sinônimo de silencioso, é só um lugar onde não há ‘sustos’.

Assim, em vez de sair pisando macio para manter o silêncio, pode andar normalmente e continuar a fazer os seus afazeres normais, caso contrário, usar o banheiro ou lavar as louças será muito difícil, porque vai ‘acordar o bebê’ que não aprendeu a ignorar estes sons enquanto dormia.

7. Banho antes de ir dormir

Esta é outra dica que funciona até para os adultos, tomar um banho é uma excelente forma de acalmar todo o corpo, e de preparar a hora de ir dormir. Assim você pode dar um banho gostoso no bebê para deixar ele bem calminho.

A dica de ouro aqui é seguir o fluxo, acredite, cada momento com seu filho é único, e depois que seu bebezinho crescer, você ainda vai ter saudades destes primeiros meses. Então, curta cada instante, aproveite enquanto o mundo dele é você, e se prepare para quando ele começar a crescer – dormindo mais a noite e desbravando o mundo todo durante o dia. ?

One response to “Como solucionar os problemas de sono do seu bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading