Saiba exatamente o que é o Déficit de Atenção Infantil

O que muitos pais entendem como manha ou falta de disciplina pode ser, na verdade, um problema muito maior. Há vários casos de famílias que só descobrem que as crianças sofrem de Déficit de Atenção Infantil depois de muito tempo que o transtorno se manifestou.

Os primeiros sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), surgem durante a infância. Diferente do que muitos pensam, uma pessoa com TDAH não é menos capacitada ou menos inteligente, ela apenas precisa de cuidados especiais e uma educação diferenciada.

Ou seja, é importantíssimo que os pais identifiquem o problema o quanto antes para que ele possa ser tratado da melhor maneira possível. Quer entender mais sobre o assunto? A seguir explicaremos tudo o que você precisa saber sobe TDAH. Continue a leitura!

O que é Déficit de Atenção Infantil?

Muitas pessoas não acreditam que esse problema existe, mas o transtorno é, sim, real. O TDAH atrapalha (e muito!) a vida da criança, principalmente no âmbito escolar. Negligenciar o problema pode não só prejudicar o rendimento escolar de seu filho, como também fazer com que a criança perca o interesse por estudar.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), esse é um transtorno comportamental neurobiológico que ocorre por causas genéticas e acompanha o indivíduo pelo resto de sua vida. O Transtorno de Déficit de Atenção é caracterizado por sintomas intensos e frequentes de hiperatividade, desatenção, dificuldade na concentração e compreensão.

Como identificar uma criança com TDAH?

Geralmente, o transtorno é diagnosticado a partir dos seis ou sete anos de idade, pois é quando a criança está em fase de alfabetização. É preciso ter muito cuidado para não confundir hiperatividade com a agitação comum das crianças.

Os sintomas  são facilmente identificados na escola, porém, esse transtorno não afeta apenas a vida acadêmica do indivíduo. A pessoa com TDAH tem dificuldade para realizar todo tipo de tarefa que exija concentração e atenção.

Não existem exames laboratoriais, o diagnóstico é feito por um estudo clínico, que pode ser realizado por psicólogos, médicos psiquiatras ou neurologistas. Existem alguns sintomas que podem ser notados em uma criança com TDAH, como:

Como é o tratamento?

O tratamento pode, ou não, exigir acompanhamento de medicações estimulantes, mas é essencial que a criança passe por intervenções psicoeducativas ou psicoterapêuticas. As famílias e os educadores precisam estar inseridos no processo terapêutico da criança.

Existem algumas medidas que auxiliam no tratamento do TDAH. Hábitos saudáveis e simples mudanças na vida das crianças com Déficit de Atenção Infantil podem causar melhoras consideráveis. Confira algumas ações que estimulam o tratamento do TDAH:

Incentivo às atividades físicas

As atividades físicas são essenciais na vida da criança com TDAH, principalmente aquelas que têm um alto grau de hiperatividade. Exercícios físicos produzem endorfina, serotonina, noradrenalina e dopamina. Esses hormônios proporcionam sensação de relaxamento e bem-estar físico, além de aumentar o foco e a concentração.

Manutenção de uma rotina organizada

A criança com esse transtorno precisa ter uma rotina, com horário para dormir, comer, brincar e estudar. Incentivar a criança a ser organizada é muito importante, pois o ambiente desorganizado ou com muita informação contribui para o aumento da distração.

Não sobrecarregar a criança

Sabemos que os pais querem fazer de tudo para que a criança melhore o seu quadro de TDAH, mas sobrecarregá-la com atividades extracurriculares não é a melhor saída. É melhor que a criança invista toda a sua atenção em poucas atividades de maneira eficaz, do que falhar ao tentar se dedicar a mil tarefas.

Melhorar o ambiente de estudo

Colocar a criança para sentar na carteira mais próxima a lousa e longe da janela, já ajuda muito! Também é aconselhável que você reserve um lugar arejado e iluminado para que o pequeno estude em casa.

Se você suspeita que o seu filho tem Déficit de Atenção Infantil, procure um profissional o mais rápido possível. Quanto antes o problema for tratado, mais qualidade de vida ele terá!

Gostou do conteúdo? Então convidamos você, leitor, a conferir outro artigo do blog onde damos dicas de como estimular o desenvolvimento motor infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading