Entenda a importância do plano alimentar para a sua família

Muito se fala sobre o papel nutricional da alimentação, mas você já parou para pensar que a importância do que comemos, onde comemos e como comemos vai muito além da nutrição?

A comida está presente nas datas festivas, na mesa que dividimos com nossa família e em momentos de celebração. Ela pode representar carinho, gerar memórias e ser uma forma de manter tradições.

Por isso e por sabermos que vocês, mamães, estão sempre preocupadas com a alimentação daqueles que amam, no post de hoje, vamos falar sobre o plano alimentar.

Como o plano alimentar pode ajudar a sua família?

Planejamento e organização são algumas das melhores formas de garantir sucesso naquilo que fazemos, e quando o assunto é alimentação de qualidade, não é diferente. Um esquema nutricional bem elaborado é sinônimo de mais saúde dentro de casa.

Confira os benefícios que ele proporciona para a sua família.

Auxilia na criação de hábitos alimentares saudáveis

Um plano alimentar estruturado define os alimentos que vamos comer, os melhores horários para nossas refeições e, em alguns casos, até quantidades.

Ele incentiva a adição de vegetais e frutas na rotina alimentar, balanceia as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras ingeridas no dia a dia, ensina as melhores opções de lanches, ajuda na escolha do café da manhã, etc.

Dessa forma, o plano serve como um guia para a criação de hábitos saudáveis.

Melhora a qualidade da alimentação

Ao planejar a alimentação da sua família, você consegue visualizar melhor o que entra na sua cozinha. Por exemplo, você poderá notar se todo mundo está consumindo quantidades adequadas de vegetais na sua casa, se estão comprando muitos alimentos industrializados e se as crianças estão ingerindo nutrientes diversos.

Assim, é possível realizar ajustes para que as refeições fiquem mais equilibradas: diminuir as quantidades de doces e frituras, aumentar as verduras, garantir a presença de gorduras essenciais e, quem sabe, até adicionar aquele prato preferido da família no plano semanal.

Torna a rotina menos puxada

Além de todos os benefícios nutricionais, o plano alimentar ajuda as mamães terem mais tempo. Com ele, você não precisa perder seus minutos, todos os dias, pensando em como será a próxima refeição, qual será o lanche da escola ou no que preparar para a janta.

Ele organiza a sua rotina e permite, até mesmo, que você prepare boa parte do que será consumido na semana em um só dia. Muito bom, não é mesmo?

Ajuda a trazer todos para a mesa

Com tudo planejado, fica mais fácil encontrar um horário para que pelo menos uma refeição do dia seja feita em família. E acredite, o hábito de comer à mesa, em família, é tão importante que pode influenciar, inclusive, o comportamento dos seus filhos.

Quando nos sentamos com as pessoas que amamos e dividimos uma refeição, temos tempo para conversar, conviver e compartilhar. Dessa forma, cria-se um senso de identidade familiar maior, no qual todas as pessoas se sentem parte daquele ambiente.

Outro ponto positivo, é que seus filhos poderão observar o que você come e aprender com você. Muito melhor que escutar, “comer salada faz bem”, é ver o exemplo no prato daqueles em que eles se inspiram.

E as vantagens de tirar um tempinho para comer em família não param por aí. Um estudo publicado em 2004 sugere que refeições em família estão associadas a um menor risco de desenvolvimento de hábitos prejudiciais à saúde, como fumar, beber e usar drogas.

Trocar experiências à mesa, criar memórias felizes em família, comer alimentos mais nutritivos e alimentar-se nos melhores horários fazem parte de uma rotina mais equilibrada, alegre e saudável. E o plano alimentar pode te ajudar a trazer tudo isso para a sua família.

Se você gostou do post de hoje e ficou interessada em planejar melhor a rotina da sua casa, pode contar com a ajuda de um Planejador de Refeições para que essa missão fique ainda mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading