Saiba se seu filho é uma criança mimada com esses 5 sinais

Oi, mamãe! O assunto de hoje é bem polêmico e também é o medo de todas as mulheres que se preocupam com a educação dos pequenos. Você já se perguntou se o seu filho é uma criança mimada? Se a resposta for sim, este post é para você!

Entre os 6 e 7 anos, a criança entra em uma nova fase e algumas características de sua personalidade começam a despontar. Entre elas, alguns sinais de que ela está sendo mimada demais também podem aparecer.

Hoje, vamos falar sobre alguns desses sinais e como solucioná-los. Acompanhe!

1. Ele é sempre o dono da verdade

Se a criança faz questão de sempre ter a última palavra, mesmo quando você dá uma ordem, é bom ficar de olho.

Para resolver esse problema, converse com seu filho, deixe claro que é preciso assumir responsabilidades e que você estará ao lado dele em qualquer situação, mas que isso não significa que irá apoiá-lo quando ele estiver errado.

Também é importante impor limites e não permitir que ele argumente quando você dá alguma ordem, como na hora de tomar banho ou de dormir.

2. Ele faz birra em lugares públicos

Certamente você já viveu ou presenciou uma situação em que a criança chorou, gritou e até se jogou no chão do supermercado quando a mãe se negou a comprar o que ela pediu. Esse é um dos sinais mais evidentes de que o pequeno está sendo mimado demais.

É claro que todas as crianças fazem birras de vez em quando, mas quando isso se torna frequente e, principalmente quando a criança já está em uma idade em que já entende que essa é uma atitude reprovável (normalmente a partir dos 6 anos), é um sinal de alerta.

Mais uma vez, é preciso colocar limites nessa situação: converse com a criança antes de sair de casa e peça para que ela prometa que não vai chorar caso receba uma negativa.

Se ela não cumprir com o combinado, diga que na próxima vez ela não vai com você. E, muito importante: cumpra com essa promessa. Se você ficar com pena e levá-la na próxima ida ao mercado, ela não perceberá sua autoridade e se sentirá confortável para fazer mais birra.

3. Ele não gosta de dividir nada

A criança que tem dificuldade para dividir os brinquedos com os amiguinhos também pode estar sendo mimada em excesso. Isso desencadeia o egoísmo e, no futuro, pode prejudicar relações profissionais e pessoais.

Explique, desde cedo, que tudo deve ser dividido e que é muito importante trocar brinquedos e cuidar bem do que é do outro. Incentive também o convívio da criança com outros coleguinhas. Assim, ela desenvolverá melhor o senso de coletividade.

4. Ele tem dificuldades para se separar dos pais

Se o seu filho chora e faz birra quando tem que ficar com algum tio ou quando vai à escola, esse também pode ser um sinal de mimo em excesso. A criança se sente uma verdadeira realeza junto aos pais, já que estes realizam todos os seus desejos.

Quando acontece a separação, a criança perde um pouco da sensação de ser o centro das atenções, ficando insegura.

Para resolver esse problema, procure lidar com a separação de forma natural. Claro que os primeiros dias na escola são sofridos para os pais também, mas é preciso passar confiança e explicar que logo mais você estará de volta para buscá-lo.

5. Ele nunca está contente

Você comprou um carrinho para seu filho, mas ele já está pensando no próximo presente e acaba nem aproveitando a novidade. Os pequenos mimados nunca estão satisfeitos com o que têm e estão sempre pedindo novos brinquedos para os pais.

Nesse caso, é importante que você explique que presentes só são dados em datas especiais e que ele deve dar valor ao que você acabou de dar a ele, sem ficar pensando nos brinquedos futuros.

Lidar com uma criança mimada exige paciência e muita conversa. Lembre-se que falar também é um ato de amor que pode evitar muitos problemas na idade adulta!

Agora que você já sabe identificar uma criança mimada, confira algumas dicas para manter a calma em algumas situações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading