Xixi na cama: como ajudar meu filho a superar essa fase?

Não tem como fugir: chega uma fase em que os filhos fazem xixi na cama praticamente todas as noites. Se isso é absolutamente normal em um momento, é bom lembrar que essa é apenas uma fase — e que deve ser superada.

Depois do desfralde e até aproximadamente a marca dos 5 anos, essa é uma prática absolutamente comum. Agora, como falamos, ela não pode durar para sempre, não é mesmo?

Para entender melhor como ajudar seu filho a deixar esse hábito para trás de uma vez por todas, não deixe de ler a postagem de hoje até o final. Vamos lá?

Não dê broncas pelo xixi na cama

Colocar seu filho de castigo por fazer xixi na cama não é a atitude mais certa nesse momento. Broncas e penalizações podem fazer com que ele fique com medo de errar, e o ideal, nesse momento, é estimular e mostrar que ele pode vencer essa situação.

Além disso, esqueça aquela ideia de contar para os amigos ou parentes. Muitos pais caem no erro de pronunciar aquela frase “Você acredita que o Joãozinho ainda faz xixi na cama?”. Essa postura não é nada boa, pois expõe a criança e faz com que ela perca a confiança em você.

Reduza a ingestão de água a noite

O ideal é programar o seu filho para que ele beba muita água durante o dia. Essa é uma maneira de garantir que ele se mantenha hidratado e diminuir as chances de que ele tenha sede durante a noite.

Portanto, faça com que ele adquira esse hábito e reduza a ingestão depois das 18h, pois, assim, as chances de ele fazer xixi na cama reduzem consideravelmente.

Treine a criança a fazer xixi periodicamente

O ideal é mostrar para o seu filho que ele deve ter algo como uma “rotina” para fazer xixi. Eduque e faça com que ele adote essa prática mais ou menos de 2 em 2 horas.

Como as crianças ainda não amadureceram essa ideia, às vezes, elas acabam segurando o xixi por muito tempo e procurando o banheiro apenas quando não aguentam mais segurá-lo na bexiga. Portanto, aja antes e faça com que seu filho não adote esse tipo de postura!

Não coloque fraldas de forma nenhuma

Com medo de ter que limpar o colchão e a roupa de cama com frequência, alguns pais pensam em colocar a fralda novamente (apenas na hora de dormir). Vale lembrar que essa atitude não é a mais indicada.

A ideia é criar condições para que seu filho amadureça e fique independente — e voltar com a fralda não combina nada com isso.

Não leve seu filho para sua cama

Se seu filho fez xixi na cama, não o leve para dormir com você depois disso (por mais tentador que seja). Essa atitude pode encorajar uma espécie de benefício ou vantagem na prática.

Para quem pensa que isso é bobagem, vale lembrar que a cabeça da criança pode ficar condicionada dessa forma, o que não é nada bom. Então, crie um ambiente em que ele fique cada vez mais maduro e siga estimulando-o para que ele vença esse momento.

Agora que você tem em mãos algumas dicas para ajudar seu pequeno nessa situação, não deixe de colocá-las em prática. Você vai perceber os resultados e, em breve, a fase do xixi na cama vai ter ficado para trás.

Para continuar se informando sobre como tornar seu filho cada vez mais independente e maduro, que tal ler outra postagem sobre o assunto? Nos encontramos por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading