
Design Thinking na Educação Infantil
Sucesso no mundo empresarial, o Design Thinking é um conceito que também pode ser amplamente aplicado na educação de crianças e jovens.Oferecer aulas mais criativas e divertidas é uma das coisas mais importantes para que os educadores consigam conquistar a atenção das crianças e até estimulem um aprendizado mais eficiente.
Design Thinking na Educação Infantil
Amplamente utilizado no mundo empresarial, o Design Thinking é um conceito que também pode ser aplicado na educação de crianças e jovens.A ideia é estimular o pensamento criativo na busca de soluções para obstáculos e desafios que as crianças encontrem durante seus estudos. Quer entender mais sobre isso? Continue lendo até o final.O Que É Design Thinking?
Design Thinking é uma metodologia do design que propõe um pensamento crítico e criativo. Para isso, são seguidas algumas etapas que organizam as ideias, tornando-as mais claras e objetivas para serem aplicadas.Esse conceito é estruturado basicamente em 5 fundamentos. São eles:- Descoberta: consiste na descoberta do desafio a ser superado. Essa é uma etapa focada na escuta e na compreensão do problema, ouvindo outras pessoas envolvidas e praticando a empatia.
- Interpretação: Em seguida é hora de interpretar tudo aquilo que foi compartilhado e anotado no passo anterior. Essa é uma etapa especialmente interessante para debates e discussões em sala de aula.
- Ideação: Na ideação, as crianças já identificaram o problema e já colocaram as suas propostas em pauta. A intenção agora é propor soluções viáveis para a questão. Essa é uma hora bacana em que os professores podem sugerir o famoso brainstorming.
Brainstorming - A tempestade de ideias
Brainstorming é o termo em inglês para “tempestade de ideias”. A dinâmica acontece com os professores solicitando que os alunos digam rapidamente quais ideias eles têm para solucionar, fazendo isso através de palavras e termos rápidos que lhe venham à mente.A princípio, não há julgamentos quantos as ideias apresentadas sobre serem coerentes ou não. O refinamento disso acontece posteriormente, então os alunos são livres para expressar o que lhes vier à cabeça como possibilidade de solução.Essa é uma etapa muito divertida, já que nenhuma ideia será descartada. O intuito é justamente juntar o máximo de sugestões – desde as mais lógicas até as mais criativas – colaborando para chegar a um resultado.- Experimentação: juntos, crianças e professores vão filtrar o que foi obtido no passo anterior e selecionar as melhores ideias. As crianças são estimuladas a escutar todas as ideias e acatar aquilo que puder, de fato, ajudar na solução.
- Evolução: Chegou a hora de aprimorar os resultados. No entanto, o processo de evolução dentro do Design Thinking é contínuo. Sendo assim, a partir daí a criança será estimulada a sempre procurar alternativas mais criativas e eficientes para lidar com os problemas, muitas vezes fugindo do óbvio.
Educação e Design Thinking
É surpreendente perceber que, embora esse conceito tenha sido criado para ajudar nos negócios, ele se aplica muito bem ao universo da educação infantil.Afinal, para crianças é tão importante quanto para profissionais estimular o pensamento criativo e ajudar para que enxerguem a vida com possibilidades diferentes daquelas mais confortáveis. Soluções inovadoras vem justamente desse olhar criativo sobre como as coisas são feitas.Ah! E essa é uma estratégia que permite diversas possibilidades, que não é engessada e não segue regras à risca. Por isso, professores e alunos podem deixar a mente voar longe para buscar formas de resolver problemas de maneira diferente do convencional.Como colocar o Design Thinking em prática
Ainda que não tenha uma receita de bolo, o Design Thinking na educação infantil pode seguir algumas dicas valiosas para ser colocado em prática. Algumas sugestões de atividades são:- Criar listas de ideias;
- Registrar as ideias em post its presos em quadros que sirvam como uma espécie de “mapa mental”;
- Colagens, pinturas e livres expressões artísticas;
- Aplicativos desenvolvidos para estimular a criatividade etc.