
Pré-adolescência: dicas para compreender e apoiar seu filho
A pré-adolescência é uma fase de transição fundamental na vida de uma criança, marcada por mudanças físicas e emocionais que são muito significativas. No entanto, é também um período crucial para o desenvolvimento de habilidades e valores que moldarão o futuro. Esta etapa também é caracterizada por uma busca crescente por independência e definição de uma identidade, o que pode vir acompanhada de mudanças comportamentais. Contudo, com a orientação certa, a pré-adolescência pode ser uma época de crescimento e desenvolvimento positivo.No conteúdo de hoje, exploraremos estratégias para que os pais possam auxiliar seus filhos, sabendo lidar com essa fase desafiadora de maneira mais tranquila e assertiva. Boa leitura!
Pré-adolescência: dicas para compreender e apoiar seu filho
Para muitos adultos, pode ser difícil resgatar na memória os sentimentos e sensações vividos na época da pré-adolescência, e por isso, talvez, não seja tão simples lidar com os filhos que estão nesta etapa da vida. Mas, vale considerar que, independentemente da evolução das gerações, ainda é um período de mudanças significativas, tanto para os filhos quanto para os pais. Isso porque, durante essa fase, as crianças estão em um estágio de transição, deixando a infância para trás e amadurecendo em muitos aspectos. Sendo assim, podemos dizer que é um novo momento de descobertas, onde ocorrem transformações físicas, emocionais e sociais que podem ser desafiadoras, e compreender e apoiar seu filho é fundamental para estabelecer bases sólidas para o futuro.A importância da comunicação na pré-adolescência
A comunicação eficaz é um dos pilares mais importantes para lidar com a pré-adolescência de forma eficiente. Isso porque, os pré-adolescentes passam frequentemente por uma ampla gama de emoções e experiências, que podem deixá-los confusos e inseguros. Assim, manter as linhas de comunicação abertas com seu filho é fundamental para entender o que está acontecendo e oferecer orientação e apoio. Para isso funcionar na prática, considere o seguinte:- Esteja disposto a ouvir: Esteja verdadeiramente disposto a escutar o que seu filho tem a dizer, mesmo que sejam assuntos aparentemente pequenos. Quando o pré-adolescente sente que pode compartilhar seus sentimentos, se estabelece uma base de confiança que tende a fortalecer o vínculo entre pais e filhos.
- Faça perguntas abertas: Em vez de perguntas que podem ser respondidas com "sim" ou "não", faça perguntas que incentivem seu filho a compartilhar mais sobre seus pensamentos e sentimentos. Ou seja, algo do tipo: "Como você se sente sobre isso?" ou "O que você acha que poderia fazer para melhorar essa situação?" pois, questões como essas podem abrir portas para conversas mais profundas.
- Demonstre interesse genuíno: Mostre a seu filho que você se importa genuinamente com sua vida e bem-estar. Busque saber com mais profundidade sobre seus interesses, amigos e atividades sem dar a entonação de cobrança ou invasão. Demonstre que seu interesse está em suas realizações e desafios.