Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

Cozinhar com crianças: saiba como ensiná-las a arte

Olá, mamãe! No post de hoje vamos falar sobre um assunto que dá arrepios em algumas mulheres: crianças na cozinha!

Apesar de ser uma atividade que algumas mães consideram perigosa, cozinhar com crianças pode ser muito benéfico para o desenvolvimento da capacidade de ordenação e independência dos pequenos, de noções de higiene, e é também uma maneira de fazê-los consumir mais alimentos saudáveis. Além, é claro, de ser um programa muito divertido.

É verdade que essa tarefa exige alguns cuidados! Pensando nisso, separamos algumas dicas de como ensinar essa arte aos pequenos. Continue a leitura!

Tome alguns cuidados

Realmente, se não tiver a devida atenção, a cozinha pode ser um ambiente muito propício para acidentes.

Por isso, é fundamental ter uma certa experiência nesse ambiente, assim a supervisão vai ficar mais fácil para você. Afinal, como fica a situação se nem você mesma tiver o domínio para cozinhar, e, além da dificuldade dos pequenos, precisar lidar com as suas? Complicado, não é mesmo?

Além disso, vale lembrar algumas normas básicas de segurança para essa tarefa:

  • ensine as crianças a lavar os alimentos e as mãos para não correrem o risco de contaminações;
  • mostre a necessidade de cuidado no manuseio das facas. Para as crianças maiores, é possível ensinar alguns cortes mais fáceis;
  • evite o ovo cru! Sabe o restinho da massa de bolo que as crianças adoram passar o dedo? Podem correr o risco de ter uma séria infecção com bactérias;
  • esteja sempre próxima das crianças. Utensílios perigosos e fogão podem ter muitos riscos.

Tenha organização e paciência

Cozinhar com crianças pode ser muito divertido, mas não dá para negar que é preciso ter paciência com as possíveis desobediências e organização durante toda a tarefa.

É importante deixar algumas coisas preparadas antes de os pequenos chegarem à cozinha: colocar o que você for utilizar no seu devido lugar, guardar o que não for usar, afastar equipamento das beiradas e tirar os fios elétricos de fácil alcance.

Em algumas receitas, é inevitável o uso do fogão. Nesses casos, é bom deixar as panelas já organizadas, nos queimadores mais distantes e com os cabos para trás.

Comece com receitas fáceis

A receita escolhida deve ser pensada de acordo com a idade da criança. Se ela estiver começando agora, o ideal é iniciar com aquelas mais fáceis.

Separamos abaixo algumas sugestões de cardápios de acordo com a faixa etária da criança. Confira:

  • até 3 anos: misturar com uma colher os ingredientes, preparar um suco ou colocar uma massa em forma;
  • de 3 a 6 anos: montar uma pizza, enfeitar cupcakes ou preparar uma salada, rasgando as folhas e enfeitando com pequenos ingredientes;
  • de 7 a 11 anos: peça para ler os rótulos e ingredientes de uma receita para você. Além disso, ensine a fazer bolos e biscoitos;
  • maiores de 12 anos: com essa idade já dá para fazer receitas que utilizem fogão (com muita segurança!), liquidificador etc. Receitas como arroz, cozinhar ovos e purê de batata, são interessantes para essa fase.

Viu como é fácil cozinhar com crianças? Vale lembrar que não são apenas as mamães que devem estar à frente dessa atividade. Os pais também podem fazer parte desse processo, especialmente aqueles que têm bons dotes culinários!

Gostou das nossas dicas de como cozinhar com crianças? Que tal compartilhar algumas receitas com outras mães? Faça um comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading