Já identificou seu material escolar? Nós podemos te ajudar ;-)

Espírito de Natal: como ensinar as crianças a fazerem o bem

Olá mamães! Mais um fim de ano se aproxima e todo mundo entra no clima do Natal, se preparando para receber um novo ano. É momento de pensar em planos para o futuro e olhar para a vida e para o próximo com mais carinho e atenção.

Já que as pessoas estão vibrando energia positiva, essa época do ano pode ser uma excelente oportunidade de envolver as crianças e ensiná-las sobre a mensagem por trás da comemoração natalina. Afinal, essa data significa muito mais do que consumo e troca de presentes.

Que tal contagiar os pequenos com o espírito de Natal e estimulá-los a praticar o bem? Quer saber como? Confira nossas dicas!

Envolva as crianças na decoração e nos preparativos

Na hora de montar a árvore e decorar a casa, conte com seus ajudantes mirins! Dificilmente eles vão negar o convite de poder pendurar enfeites e lâmpadas pisca-pisca.

Em vez de apenas colocar na árvore os itens que você já tem, uma ideia incrível é fazer com que as crianças produzam seus próprios enfeites personalizados! Objetos como tampas de garrafa, papelão, retalhos de tecido e até galhos de árvore rendem ornamentos lindos. A criançada vai se sentir muito orgulhosa de ter participado da decoração e, de quebra, ainda aprendem a reaproveitar objetos que iriam para o lixo, exercitando a criatividade.

Para customizar ainda mais sua árvore, desenhos das crianças e fotos da família podem ser usados como enfeites, deixando sua decoração de natal ainda mais singular. É só escolher uma tag bem festiva para emoldurar o papel e pendurar!

As crianças também podem participar na hora de embrulhar presentes e para escrever cartões de Natal para amigos e parentes. Quem não iria gostar de receber um presente com uma etiqueta personalizada e uma linda mensagem escrita por elas, não é mesmo?

Pratique a gratidão

Muito se fala hoje em dia sobre gratidão, e esse conceito realmente tem tudo a ver com essa época do ano. Sabemos o quanto as crianças esperam ansiosamente pelos presentes e querem expressar seus desejos na cartinha para o Papai Noel.

Porém, aproveite esse momento da cartinha para conversar um pouco com as crianças sobre as coisas legais que elas já têm, tanto os brinquedos como moradia, a família e os amiguinhos, enquanto outras, infelizmente, não têm tanta sorte. Isso é uma forma de aguçar um senso de solidariedade e empatia pelas outras pessoas.

Que tal, então, se você e seus filhos adotassem uma cartinha de uma criança carente? Nessa época do ano, elas ficam disponíveis nos Correios, e milhares de crianças pedem por coisas simples, como roupas ou comida, além dos brinquedos. Seus filhos vão adorar participar da escolha dos presentes e se sentirão muito especiais e comovidos por poderem fazer outra criança feliz!

Faça uma limpeza e doe brinquedos

Como seu filho vai ganhar presentes de Natal, essa época é uma excelente ocasião para propor uma limpeza e aliviar o excesso de roupas e brinquedos antigos. Com certeza, as crianças ficarão super engajadas se souberem que os objetos serão doados para crianças pobres.

Procure um orfanato ou instituição e leve seu filho com você na hora de fazer a doação. Ele vai se sentir tão contente de poder ajudar que vai querer fazer isso todo ano!

Com atividades simples e criativas, as crianças podem aprender a serem solidárias brincando e descobrir que os atos de compaixão e generosidade fazem muito bem para o coração! Esse é o verdadeiro espírito de Natal!

Gostou do nosso post? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e estimule outras mães a ensinarem seus filhos a fazer o bem também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading