Ganhe adesivos juninos em todos os pedidos acima de R$100! Aproveite ;-)

Como tornar o Natal das crianças especial?

Olá, mamães. Tudo bem? O final do ano está chegando e, com ele, uma data muito importante para todos: o Natal. Para as crianças, esse dia se resume a presentes, comidas gostosas, festas divertidas e, claro, Papai Noel. Sabemos que essa data significa muito mais do que isso, mas como passar o verdadeiro espírito natalino para os pequenos?

Na infância, é muito mais fácil assimilar qualquer ensinamento, porque as crianças têm o coração puro e um instinto de curiosidade nato. Sabe quando o seu filho aprende alguma coisa na escola e fica falando sobre aquilo umas mil vezes? Por isso, é uma boa ideia aproveitar essa fase para ensinar aos pequenos o sentido real dessa época.

Quer saber como tornar o Natal das crianças cheio de paz e alegria? Então, continue a leitura agora mesmo e veja as dicas que separamos para você!

Peça a ajuda dos pequenos para organizar o evento

Não há nada mais gostoso do que se preparar para um momento de alegria e paz, não concorda? Há várias atividades e tarefas que podem ser feitas nessa época do ano que valorizam a integração, o trabalho em equipe e a criatividade. Juntos, vocês podem:

  • decorar a casa inteira com itens que sejam a cara da sua família;
  • montar a árvore de Natal com enfeites personalizados;
  • escrever e-mails, mensagens e recadinhos;
  • telefonar para familiares e amigos;
  • fazer receitas (com os pequenos sob a sua supervisão, é claro);
  • cantar músicas típicas dessa data (por exemplo, “Bate o Sino” e “Noite Feliz”);
  • montar o presépio;
  • embrulhar os presentes e etiquetá-los.

Ao envolver as crianças nos preparativos das festas, elas percebem que são parte de algo muito especial, que necessita de bastante cuidado e carinho para acontecer. Não se esqueça de tirar várias fotos desses momentos para recordar depois. O resultado final dessas ações será espetacular!

Conte sobre a origem do Natal

O Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, então vale a pena rever a história desse momento que é celebrado há vários anos em todo o mundo. Vocês podem ler a bíblia, ver filmes e peças de teatro, visitar presépios etc. Mesmo que essas tradições não sejam praticadas na sua família, é importante que os pequenos entendam por que essa festa acontece.

Vocês também podem ler outros contos de Natal, que costumam deixar uma lição de vida marcante no final. Procure narrativas sobre o verdadeiro significado dessa data e sobre as tradições (como a árvore, os enfeites e as trocas de presentes).

Se o seu filho já é alfabetizado, peça para que ele leia a história em voz alta ao seu lado. Dessa maneira, vocês compartilham um tempo de qualidade juntos, e o pequeno ainda desenvolve as habilidades de leitura.

Incentive a criança a contar a história do Natal

Para descobrir o que o pequeno está aprendendo, de fato, sobre a data, peça para que ele faça desenhos, peças de teatro e textos (se já souber escrever). Dessa forma, você vai perceber se o seu filho está realmente absorvendo o espírito do Natal. Além disso, ele vai se sentir valorizado. Afinal, qual criança não gosta de saber que os seus pais querem participar da sua vida?

Faça sessões de cinema em casa

São muitos os filmes que falam sobre essa data, não é verdade? Então, que tal aproveitar para juntar todo mundo em casa, escolher um filme bem bonito, cheio de mensagens boas, e se divertir? Depois do filme, conversem sobre o que aprenderam e como podem aplicar os aprendizados do filme no dia a dia.

Lide com a ansiedade das crianças

Quando o dia 25 de dezembro está se aproximando, é normal que os pequenos fiquem doidos para que a data chegue logo, e assim eles possam festejar e ganhar presentes. Lembre-se: você também era assim na idade deles, não é mesmo?

Então use essa euforia ao seu favor e faça um calendário de contagem regressiva para o Natal (também conhecido como Calendário do Advento). Por exemplo: no dia 1, vocês podem assistir ao filme X; no dia 2, façam a lista de presentes em um quadro; no dia 3, decorem a casa com mensagens especiais. Assim, eles vão vivenciando um pouco da data a cada dia, e você aproveita para se divertir bastante e educá-los sobre o verdadeiro espírito natalino.

Dê o exemplo para os pequenos

Alguns adultos realmente não gostam do Natal por diversos motivos pessoais. Mas não vale a pena deixar que as crianças interiorizem esses sentimentos negativos e fiquem estressadas ou extremamente consumistas durante as festas de fim de ano.

Os pequenos devem perceber que o espírito do Natal está presente no amor, na amizade, na harmonia, no perdão, na solidariedade e no respeito ao próximo. Seja um exemplo e procure demonstrar esses sentimentos durante o ano todo, e não apenas nesse dia.

Deixe a alegria tomar conta de você, para que as crianças sejam influenciadas por isso. Aliás, essa é uma ótima época para curtir a família e incentivar a união. Façam passeios em grupo, brinquem, tirem fotos, passem o tempo com as pessoas que realmente amam.

Ensine o espírito de fraternidade

Embora esse seja um período de festa, geralmente também pensamos naqueles que terão pouca coisa ou mesmo nada na mesa de Natal. Nessas horas, é fundamental mostrar aos seus filhos que dar é mais importante do que receber.

Portanto, participem de ações que ajudem outras pessoas, como doação de roupas e de brinquedos usados, campanha do quilo, Papai Noel dos Correios, entre outras. E explique a importância da solidariedade.

É comum que eles fiquem com receio de dar as próprias coisas e até role um pouco de ciúmes, mas você pode conversar com eles para que entendam a situação. Com o tempo, eles vão passar a fazer essas ações por conta própria e, no futuro, se tornarão crianças bem ajustadas.

Reflita sobre o ano que passou

A época de final de ano é excelente para fazer uma retrospectiva de tudo o que aconteceu de positivo e, até mesmo, de negativo. Portanto, converse com as crianças para entender como foi o ano delas na escola, se fizeram muitos amigos, se tiveram dificuldade em alguma matéria, quais foram os momentos mais felizes e mais tristes e se elas têm algum sonho para o ano seguinte.

Os pequenos vão se sentir bastante acolhidos, além de descobrir que a reflexão é essencial para o crescimento. Esse processo também é primordial para calcular quais são as ações a serem tomadas no próximo ano. Por exemplo, se o seu pequeno revelar que tem dificuldade em matemática, pense em técnicas para motivá-lo a estudar mais.

Como você viu, mamãe, o Natal das crianças pode ser uma data muito especial, não só para eles, mas para você também, que terá a oportunidade de passar ainda mais tempo com as pessoas que ama.

E para aguardar essa data tão maravilhosa, que tal fazer uma contagem regressiva em uma miniárvore de Natal? Assim, você terá mais um passatempo para se divertir com os seus pequenos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading