Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

Pare e aprenda como organizar a rotina doméstica

Maria é uma mãe super atarefada. Além de trabalhar muito, tem que dar conta da educação e cuidados com os filhos. Ela se sente culpada pelo fato de chegar tarde todos os dias em casa por causa da profissão e ainda ter de fazer as tarefas domésticas. Maria gostaria de passar mais tempo com a sua família.

Parece que estamos contando a sua história? Bem, essa é a realidade de muitas mães da “vida moderna”: marido, filhos, trabalho, tarefas domésticas e outras atividades indispensáveis que precisam ser realizadas diariamente.

A boa notícia é que dá para melhorar essa situação organizando sua rotina doméstica, trazendo mais equilíbrio e produtividade para a sua vida. Para isso, confira nossas dicas a seguir!

Faça um cronograma de atividades

Não adianta, as tarefas domésticas são essenciais e precisam ser feitas frequentemente. Afinal, a casa não espera que você tenha tempo ou esteja descansada para sujar! Mas não precisa limpar tudo, todos os dias! Você pode fazer um cronograma separando cada atividade por dia e determinando quem ficará responsável por ela. Por exemplo:

  • segunda: lavar roupa;
  • terça: limpar os vidros;
  • quarta: lavar o banheiro;
  • quinta: limpar a cozinha;
  • sexta: passar aspirador de pó.

É claro que esse cronograma dependerá da sua rotina, de quantas pessoas você tem ajuda e a quantidade de tarefas domésticas que precisam ser executas.

Crie um menu semanal

No seu cronograma deixe um dia separado também para criar e preparar um menu semanal. É simples: escreva todas as refeições que serão servidas durante toda a semana. Depois disso, reserve algumas horas para deixar as marmitas prontas, de acordo com o cardápio predefinido.

Coloque em embalagens com boa vedação e deixe-as no congelador para não estragar. Quando for consumir, retire a refeição do congelador à noite para que no outro dia você possa levar para o trabalho já descongelada.

Engaje as crianças na organização

Falamos também que no cronograma você deve determinar outras pessoas para te ajudar nas tarefas domésticas diárias. E isso vale também para os seus filhos, mesmo pequenos!

Para os menores você pode pedir para fazerem atividades mais simples, como guardar os brinquedos, arrumar a cama etc. Já para os maiores, serviços como varrer a casa e lavar as louças podem ser feitos com tranquilidade por eles.

Essa dica é boa não apenas para “desafogar” um pouco o seu trabalho com a rotina doméstica, mas também para ensinar as crianças a importância da organização e limpeza da casa.

Faça tarefas mais pesadas com menos frequência

Tem algumas tarefas que são mais pesadas, mas que podem ser feitas de forma menos frequente, como a limpeza de ventiladores, armários e lustres. Elas precisam ser realizadas, mas não necessariamente toda semana. Por isso, separe uma vez por mês para limpar cada um desses itens.

Para não esquecer, você pode manter uma lista com essas atividades menos rotineiras, que podem ser realizadas em períodos que está com o tempo mais disponível.

Algumas de nossas dicas para sua rotina doméstica foram referentes à organização da alimentação e cronograma de atividades diárias, certo? Na Grudado em Você, existem ímãs de geladeira bem legais para te ajudar nessas tarefas, como o planejador de refeições e o planejador semanal. Confira!

2 responses to “Pare e aprenda como organizar a rotina doméstica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading