4 dicas essenciais para ajudar na educação dos seus filhos

Criar uma pessoa é uma tarefa desafiadora e temos que nos aprimorar sempre para lidar com essa grande responsabilidade. Mas passar por essa situação nos traz uma satisfação sem igual: construímos uma vida à nossa maneira, que irá atuar no mundo, aplicando os valores e crenças que nós mesmos ensinamos.

Às vezes surgem dúvidas em como devemos traçar esse caminho, pois lidamos com situações difíceis, ficamos perdidos. Sabendo disso, trouxemos 4 dicas que irão te ajudar nesse momento de educação dos seus filhos. Assim, você passará por situações adversas com mais facilidade, aproveitando cada momento com quem você ama. Confira!

Seja um modelo

Filhos tomam os pais como um espelho. Algumas crianças fazem questão de agir como os pais, por admirá-los e por os considerarem as pessoas mais importantes em suas vidas. Pode ser algo que achamos bobo, irrelevante, mas que para a criança é a melhor coisa do mundo, afinal, seus próprios pais estão fazendo!

Por vezes, vemos nossos filhos agindo como não gostaríamos e, quando nos damos conta, estão fazendo exatamente como nós. Se você quer que seu filho tenha características que você considera boas, como respeito e disciplina, sempre aja dessa forma.

Ensine regras e limites

Não dar limites não se relaciona com felicidade! Essa é uma associação errônea que muitos pais fazem: “quero que meu filho cresça livre e feliz”. Pelo contrário, a falta de regras aprisiona, acabamos por jogar nossos filhos no mundo hostil sem nenhum recurso, o que aumenta as chances de sofrimento por não saberem lidar com as mais diversas situações.

As crianças nascem como um diamante bruto que precisa ser lapidado. As regras e limites ensinam os filhos que o “não” existe, permitindo-os aprender a respeitar seu próprio espaço e o do outro.

Dedique tempo a eles

Se você optou por ter filhos, terá necessariamente que ter tempo para dedicar a eles. A educação dos seus filhos depende principalmente de você, e esse ensinamento não pode ser substituído por ninguém.

Se seu dia for muito corrido, 10 minutos de atenção por dia fará uma diferença grandiosa! Sente com eles, brinque, passeie, ouça sobre seu dia, dê conselhos, curta o momento que vocês têm juntos. Os anos passam rápido, daqui a pouco estarão saindo de casa e você poderá se arrepender de não ter passado mais tempo com eles.

Não agrida

Bater nos filhos é uma medida que funciona na hora, mas que a longo prazo traz efeitos desastrosos. Eles podem ficar com medo de você, podem parar de agir de qualquer outra maneira para não ter a chance de te desagradar. Seus filhos podem também começar a mentir e fazer as coisas escondido para que você não fique sabendo.

Por outro lado, ensinar a partir da conversa, castigos (tirando algo que gostam, por exemplo) e mostrando quais são comportamentos adequados, valorizando-os quando agirem corretamente é a melhor saída.

Essas dicas são exercícios que devem ser colocados em prática todos os dias. Tire um tempo para relaxar com suas crianças, aproveite cada segundo. A educação de seus filhos pode ser mais prazerosa do que você imagina!

O que achou dessas informações? Elas te ajudaram com a educação dos seus filhos?Está pronto para colocá-las em prática? Dê sua opinião para nós nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading