Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

5 dicas infalíveis para que seu filho ajude a deixar a casa organizada

Olá, mamãe! Manter a casa organizada e cuidar do filho é um verdadeiro desafio depois de uma daqueles dias estressantes no trabalho! Mas será que podemos tornar essa rotina menos cansativa, organizando a casa de modo simples e ensinando o nosso filho a ajudar nessa hora? 

Tal como qualquer outro valor, ensinar o seu pequeno a arrumar o próprio quarto é muito importante. E não é tão difícil quanto parece! Com algumas medidas simples, você consegue educar o seu filho a manter os brinquedos sempre no lugar certo e, claro, a ter prazer no ato da arrumação.

Neste artigo, vamos ensinar para você alguns métodos que são certeiros na hora de ensinar as crianças a deixar a casa organizada. Pegue caneta e papel e comece já a anotar 5 boas dicas para aplicar em sua casa!

1. Comece dando um bom exemplo 

Quem é mãe sabe. Nossos filhos costumam copiar muito do que fazemos diariamente, e isso também inclui o ato de organizar a casa! Ainda que seja difícil manter a casa arrumada, contar com a ajuda do marido e investir em modos de colocar tudo no lugar é fundamental. 

As caixas organizadoras são grandes aliadas nesse momento. Espalhe-as pela sua cozinha e, para evitar confusão, coloque adesivos indicando o que cada uma deve conter. Assim, você otimiza a arrumação da casa e torna o processo bem mais simples!

2. Crie o hábito de manter a casa organizada

Hábito é tudo para educar um filho, principalmente quando ele ainda não passou dos 10 anos! Criar uma rotina vai ajudar o seu pequeno a não apenas manter o quarto arrumado, mas também a entender a importância de seguir os horários. 

Uma boa maneira de fazer isso é indicar horários para as atividades diárias, como arrumar a cama, fazer a lição de casa e brincar. E, claro, não deixe de determinar um momento para o seu filho arrumar os brinquedos após toda a diversão. 

Não precisa ser nada muito rígido nem “quadrado” demais, mas é preciso que você tenha pulso para que a criança se acostume a cumprir as tarefas direitinho.

3. Ensine o seu filho a ser organizado desde cedo

Quanto mais cedo você ensinar o seu filho a manter a casa organizada, melhor! Não se preocupe, não faz mal nenhum que você eduque as crianças para que arrumem os brinquedos sozinhas desde pequenas. Isso é um processo importante para a educação delas! 

A partir dos 2 anos do seu filho, você já pode criar esse pequeno hábito. Além disso, evite brigar com as crianças ou exigir demais quando elas começarem a arrumar algo: é importante que o ato de arrumar seja algo divertido. 

4. Mantenha o quarto com a cara do seu filho

Um quarto com a cara do seu pequeno vai dar muito prazer de organizar. Invista nas cores preferidas dele, espalhe imagens de super-heróis e decore todo o quarto de um modo divertido e com muitas cores. 

Espalhar fotos do seu filho com os amiguinhos e familiares pelas paredes também é uma ótima ideia, principalmente se você investir em molduras criativas. Tudo isso vai deixar o seu pequeno muito mais empolgado em manter o quarto arrumadinho. 

5. Faça a organização da casa parecer uma brincadeira

Já falamos um pouco sobre a importância da arrumação ser divertida para o seu filho. E não há modo melhor de tornar isso uma grande brincadeira do que dispor, no quarto da criança, várias caixas organizadoras com adesivos indicando o tipo de brinquedo que deve parar nela. 

Fazer uma pequena corrida para ver quem termina de botar os brinquedos nos lugares certos é uma ideia, principalmente se você tiver mais de um filho. E caso seja mãe de apenas uma criança, você mesma pode participar da “brincadeira” e fazer esse processo ser bem divertido para o seu pequeno!

E então, mamãe, gostou das nossas dicas e está pronta para deixar a casa organizada e dar uma grande lição para o seu filho? Agora, entre em contato com a gente, pois com certeza poderemos ajudar a tornar todo esse processo muito mais divertido e atraente para você e o seu filhão! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading