Ganhe adesivos juninos em todos os pedidos acima de R$100! Aproveite ;-)

5 dicas para ajudar seu filho na mudança de cidade

Seja por motivos de trabalho, por uma especialização na área de atuação, ou qualquer outra razão, muitos pais e mães se veem em um verdadeiro dilema ao fazer uma mudança de cidade.

Além do impacto que essa decisão traz para a vida do casal, é preciso explicar e, principalmente, preparar os filhos para essa nova etapa na vida da família.

Pensando nisso, reunimos neste post 5 dicas para te ajudar nesse momento e evitar que os seus filhos tenham dificuldade de se adaptar (ou mesmo aceitar) a essa ida para outro estado ou país. Acompanhe!

1. Explique para as crianças os benefícios da mudança de cidade

Para começar, é importante que você explique aos seus filhos o porquê da mudança de cidade e quais benefícios ela vai trazer para a sua família.

Mostre, de forma simples e didática, que esse passo é importante para a sua carreira, que isso vai permitir mais qualidade de vida para todos e será uma excelente possibilidade de aprender um novo idioma ou conhecer novas culturas.

Não só isso, mas saiba escutar e dar atenção às dúvidas que os pequenos vão ter. Elas desempenham um papel crucial na infância, para o correto discernimento da situação em que se encontram.

2. Pesquise com eles por curiosidades da nova cidade

Você também pode (e deve) aproveitar os momentos livres para se sentar com os seus filhos e, juntos, pesquisarem pelos pontos de interesse da nova cidade e quais curiosidades ela possui.

Busquem sobre as festas tradicionais, comidas regionais, pontos turísticos, áreas de lazer (parques, zoológicos, praças e playgrounds), espaços culturais (museus e pinacotecas), praias etc.

Todas essas informações ajudam a estimular a curiosidade deles, que começarão a deixar de ver a mudança de cidade como algo ruim. Mostre como essa vai ser uma oportunidade de novas experiências, conhecer lugares, saborear comidas e muito mais, ao lado da família.

3. Converse sobre a nova escola

Outra dica importante é conversar com antecedência com as crianças sobre a escola em que elas vão estudar. Procure saber quais são as vantagens do colégio, as atividades diferentes realizadas pela instituição etc.

Mostre imagens e vídeos do local para ilustrar para elas como é o espaço e o que podem esperar. Isso vai ajudar no processo de familiarização e diminuir a ansiedade causada por ainda não conhecerem o ambiente.

4. Incentive que ajudem na mudança

Aproveite esse momento para contar com a ajuda dos seus filhos. Peça que eles guardem os brinquedos, as roupas e outros itens pessoais. Deixe que te ajudem em atividades como empacotar alguns objetos da casa.

Dessa forma, eles são envolvidos durante todo o processo e se sentem parte importante das decisões familiares. Isso também trabalha o nível de adaptação deles e os ajudam a interagir com a situação de forma mais leve e natural.

5. Mostre que se separar dos amigos não significa acabar a amizade

Há uma dica essencial sobre as amizades das crianças. Afinal, a separação delas de seus amiguinhos da escola é um ponto delicado, que pode deixá-las cabisbaixas e até mesmo estressadas.

Por isso, explique que as amizades que elas têm não vão acabar por conta da mudança de cidade. Na realidade, elas podem continuar conversando por meio de telefone, redes sociais, aplicativos de mensagens, chamadas de vídeo etc.

Nas férias escolares, vocês podem fazer uma viagem para a cidade de origem. Assim, seus filhos vão poder rever antigos colegas e manter as memórias afetivas do local em que nasceram.

Seguindo nossas dicas, será mais fácil que as crianças se adaptem à mudança de cidade e elas vão compreender que essa nova realidade será uma experiência proveitosa para todos.

Se conseguimos te ajudar para que você prepare os seus filhos para a mudança de cidade, siga as nossas redes sociais (FacebookInstagram e Pinterest) para outros temas e dicas essenciais no cuidado com as crianças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading