Já identificou seu material escolar? Nós podemos te ajudar ;-)

5 dicas para organizar uma festa infantil inesquecível!

Quem é mãe sabe do desejo de organizar uma festa infantil impecável e inesquecível quando se aproxima a data do aniversário do pequeno. Porém, esse desejo traz consigo uma série de dúvidas e inseguranças a respeito do evento.

Fique tranquila e tenha certeza de que dá para organizar uma linda festa, sem muito trabalho e sem perder muito tempo.

Continue a ler esse post e descubra seis dicas para organizar uma festa infantil inesquecível!

Entenda quem você precisa convidar e quem pode ficar de fora

Nos primeiros aninhos da criança, apesar do enorme desejo de montar uma megafesta e mostrar para todos como seu filho é uma gracinha, é mais interessante e menos estressante organizar uma festa infantil de menores proporções para familiares e amigos próximos.

Convidar ou não familiares que não são tão próximos é sempre uma dúvida. Para tomar essa decisão com segurança, avalie o tamanho da festa e assuma que nem sempre é possível agradar a todos.

Se a festa for menor, não há sentido em convidar familiares que não sejam tão achegados. Nesse caso, vale justificar que a comemoração foi apenas para não deixar a data passar em branco, e caso essas pessoas não possuam filhos, esta pode ser uma explicação razoável.

Mas se o seu filho já está mais crescidinho e entende o que significa fazer aniversário, aí sim você poderá investir numa festa mais elaborada e para mais convidados, incluindo os familiares menos próximos e amigos com menos contato — sem se esquecer, é claro, dos amiguinhos do pequeno!

Defina cardápio e quantidades para as crianças

Para as crianças, o tradicional cachorro-quente, pizza, pipoca e salgados assados funcionam muito bem e são fáceis de preparar. Refrigerantes, sucos e água complementam o cardápio.

As crianças começam o evento aceitando todos os petiscos, mas terminam se distraindo com as brincadeiras e deixam de comer continuamente. Assim, estimar para elas um consumo de um item por petisco mais robusto (pizza, cachorro-quente, sanduíches), e de oito a dez dos salgadinhos é um cálculo seguro.

Os refrigerantes devem ser na proporção de quatro copinhos de plástico de 100ml (corresponde ao copo pequeno) para cada criança, isto é, mais ou menos um litro de refrigerante para cada duas crianças.

Os doces costumam ser bastante disputados em festas infantis; assim, um cálculo de oito doces por criança está ótimo.

Defina cardápio e quantidades para os adultos

Já para os adultos, canapés e sanduíches com recheios mais sofisticados arrematam o menu de forma descomplicada. Não é indispensável que existam bebidas alcoólicas variadas; pode-se incluir apenas chope (700ml por pessoa) ou, se o orçamento permitir, oferecer uísque (uma garrafa para dez pessoas), vinho e champanhe (uma garrafa para cinco pessoas).

Os adultos certamente vão consumir mais, então um cálculo de quinze salgadinhos (e canapés) e cinco sanduíches resultará numa estimativa segura para que ninguém fique com fome. Para os doces, a estimativa de cinco unidades por adulto servirá um buffet farto.

O bolo deve ser calculado considerando cem gramas por convidado, ou o equivalente a uma fatia fina. Não exagere nesse item, pois até a hora do parabéns os convidados já terão degustado todo o buffet oferecido, e muitos sequer vão experimentar o bolo.

Providencie diversão para as crianças

Providenciar uma piscina de bolinhas e uma cama elástica garante a alegria da garotada. Um cantinho de brinquedos para as crianças menores, com legos, quebra-cabeças, brinquedos educativos, carrinhos e bonecas também será interessante.

No que se refere às brincadeiras, é divertido tentar organizar uma ou duas que envolvam também os adultos. Essa estratégia faz com que a interação seja maior e com que a festa saia daquele ar sem graça de ter pais e adultos para um lado, crianças para o outro. Pode ser a boa e velha dança das cadeiras, com a participação de todos, ou um jogo de caça ao tesouro, seguindo pistas com orientação dos pais.

Contrate um animador infantil

Vale dizer que em espaços pequenos, onde não é possível montar grande infraestrutura, recorrer aos animadores de festas é uma excelente opção, pois eles saberão como entreter as crianças usando o pouco espaço disponível, sem que seja necessário investir em brinquedos e outras ideias.

Comente nesse post se as dicas foram úteis para você, e deixe outras sugestões de como organizar uma festa infantil inesquecível!

One response to “5 dicas para organizar uma festa infantil inesquecível!

  1. Eu como fotógrafa tenho que falar também da importância de registrar esse momento tão especial. Nunca é falado nas dicas de festa infantil como é importante
    registrar esse momento, pois a comida acaba e os convidados vão embora e a foto é o que eterniza esse momento, muitas das vezes, único.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading