Já identificou seu material escolar? Nós podemos te ajudar ;-)

5 maneiras de lidar com a mentira infantil

Olá mamães! Criar filhos nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Existem momentos que tudo é brincadeira e diversão. No entanto, em outras ocasiões eles nos deixam malucas e nem sempre sabemos como lidar com isso.

Este é o caso de quando os pequenos começam a mentir. Chega uma fase em que a imaginação quase poética da criança se transforma em mentiras mais sérias, em que ela tenta enganar ou esconder algo. Isso preocupa muito os pais.

Se isso acontece com você, não se preocupe! Sabemos que educar filhos é uma tarefa difícil, mas pode ser muito prazerosa, se você seguir algumas dicas de como lidar com a mentira infantil e mantiver uma relação saudável e feliz com as crianças.

1. Aprenda a detectar a mentira

Antes de confrontar as crianças, você deve analisar a situação e verificar se elas estão mentindo de fato ou se é apenas a criatividade sendo aflorada na tentativa de deixar a brincadeira mais divertida.

Em uma certa idade, a criança passa a criar fantasias, enchendo as brincadeiras de imaginação. É necessário, porém, compreender a diferença que há entre mentir e fantasiar. Identifique os sinais dados por seus filhos e, caso perceba que há ações maliciosas nas invenções, tome as atitudes necessárias.

2. Explique a importância da honestidade

Em alguns casos a criança está realmente mentindo, entretanto você deve levar em consideração a idade dela. Não a trate como um adulto. Em vez de brigar e confrontar de maneira mais agressiva, eduque seu pequeno, ensinando sobre a importância de se dizer sempre a verdade e as consequências que uma mentira pode causar.

3. Crie um ambiente de confiança

Cuidado ao castigar seu filho pela mentira contada. Uma vez que você trate essa situação com brutalidade, a criança não se sentirá confortável para contar a verdade. Corrija seu filho, mantendo sempre a calma e a paciência, dando preferência ao diálogo. Demonstre que ele poderá confiar em você em todas as situações e pedir sua ajuda para solucionar qualquer questão mais difícil.

4. Seja um bom exemplo

Desde muito pequenos, nós seguimos exemplos das pessoas do nosso dia a dia. Isso não é diferente com seus filhos. Eles certamente avaliam sempre a suas ações e de todos aqueles que fazem parte do seu cotidiano.

Dessa forma, sempre reflita sobre suas atitudes e aja conforme seus ensinamentos, com honestidade. Se combinar algo com seus filhos, por exemplo, faça o maior esforço possível para cumprir com o prometido.

5. Nunca ignore o que seu filho quer contar

Em alguns casos, a criança passa a mentir para chamar a atenção dos pais ou responsáveis. É fundamental escutar o que os filhos têm a dizer e passar algum tempo com eles.

Procure criar proximidade com seus pequenos: pergunte sobre o dia na escola e faça com que eles participem de todos os momentos familiares, demonstrando a confiança que você deposita neles. Isso fará com que percebam o quanto são importantes e o quanto fazem parte dessa união.

Fique tranquila, pois a mentira infantil faz parte do aprendizado social e da construção dos valores da criança. Nesse assunto tão importante é preciso avaliar cada momento com cuidado e com muito amor, para que essa fase seja superada!

Se você gostou dessas dicas e quer mais sugestões de como lidar com seus pequenos, então, curta nossa página no facebook e acompanhe nossas publicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading