5 Verdades sobre o Primeiro Ano de Maternidade

Ao descobrir a gravidez, muitas mulheres começam a ler dezenas de livros, consultam milhares de blogs, revistas e muitas outras fontes de informação para se sentirem completamente preparadas para tudo. Só que a grande questão da maternidade é que nunca se estará completamente preparada.

Embora esta pesquisa seja fundamental, há informações e descobertas próprias do seu dia a dia que não estarão em nenhum livro. Não queremos dizer que este estudo é uma perda de tempo, mas a questão é não ficar completamente dependente destas fontes pré-maternidade.

Abra-se também para os imprevistos e a outros tipos de sabedoria mais comum. A seguir, vamos listar situações e experiências ligadas à maternidade que você precisa saber e te ajudarão a encarar tudo com mais tranquilidade.

1-    Tudo mudará o tempo todo

Por mais que tente estabelecer uma rotina, nunca será possível controlar ou prever todos os fatos. De um dia para o outro, de uma hora para outra ou até mesmo a cada minuto as coisas podem e vão mudar.

Você terá que escolher, mesmo com dúvidas, o que será melhor e suas escolhas nem sempre estarão certas, apesar de tudo, não se culpe. Tenha em mente que está fazendo o seu melhor e que todos os seu gestos e escolhas, mesmo os errados, são prova do seu amor pelo seu filho.

2-    Seu corpo ficará instável após o parto

Você já sabe que isso vai acontecer, mas é sempre bom reforçar para que não se decepcione pela demora necessária para que tudo volte para o lugar. A recuperação para algumas mães pode ser difícil, dolorosa, mas faz parte deste momento perfeito que é dar à luz a um filho.

Não se culpe, não se arrependa e continue cuidando de si, optando por alimentos mais saudáveis, fazendo caminhadas sempre que possível e valorizando os pontos fortes da sua beleza.

3-    Seu bebê jamais será como os outro

Ele não é e nunca será como os demais, é bem provável que não se comporte como escrito nos livros e também sempre trará novidades para você. O principal para conhecer seu filho e desenvolver um ótimo relacionamento com ele é esquecer as fórmulas dos livros e se dedicar a observa-lo e entende-lo dia após dia.

4-    Você precisará aprender a recusar conselhos gentilmente

Todos terão uma opinião própria sobre o que é melhor para o bebê e por mais bem intencionadas que sejam as indicações, você precisa filtrar estas intervenções e quanto mais cedo lidar com isso, melhor será para você.

Há duas formas de lidar com estes conselhos, respondendo de forma dura deixando claro que não precisa de conselhos ou mostrando auto-confiança, sendo gentil e deixando claro que você sabe o que é o melhor para seu filho.

Caso opte pela postura mais firme e direta, conseguirá resultados mais rapidamente, mas a gentileza, embora não seja o caminho mais fácil para acabar com estas intervenções, é a melhor opção especialmente para evitar problemas com familiares e pessoas próximas.

5-    Para ter sucesso é preciso estar disposta a crescer

Por mais que você já saiba muito, com a ajuda dos livros ou do dia a dia, a maior de todas as verdades é que continuará não sabendo nada, caso não decida aprender com seus erros. Para ter sucesso é preciso crescer e para isto, o primeiro passo é não ter medo de tentar e aprender com os pequenos fracassos.

Continue humilde, aprenda todos os dias, experimente novidades, descarte o que não deu certo, comece do zero sempre que precisar. A vida não é uma competição e o que representará seu sucesso, será o tamanho do amor que seu bebê receberá.

Texto baseado no artigo: “10 True Things About the First Year of Parenthood”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading