Já identificou seu material escolar? Nós podemos te ajudar ;-)

6 dicas de como organizar o quarto dos filhos

Chegar em casa, depois de um dia estressante de trabalho, e se deparar com a bagunça no quarto dos filhos é mesmo um pesadelo digno de sexta-feira 13!

Não tem como negar que a vontade que se tem, numa situação dessas, é dar meia volta e deixar tudo para trás, não é mesmo?! Mamães, não se sintam culpadas quando esse sentimento invadir o coração de vocês. A gente sabe a dor e a delícia de se manter uma rotina profissional e maternal ao mesmo tempo!

Para te ajudar a resolver, de uma vez por todas, essa situação-pesadelo, fizemos uma lista com 6 dicas incríveis para organizar o quarto dos filhos. E o melhor de tudo, fazendo com que eles ajudem e desenvolvam o hábito de manter tudo organizado. Você não pode perder!

1 – Ensine desde pequeno

Organização é um hábito e, como tal, deve ser estimulado nas crianças desde pequenas. Para desenvolver nelas a noção de organização, escolha momentos específicos de seu dia a dia. Por exemplo, após uma brincadeira, convide os pequenos a te ajudarem na organização dos brinquedos e objetos usados.

Assim, você poderá demonstrar a eles como é importante o momento de organizar o quarto depois da diversão e ainda fazê-los entender as vantagens de se manter tudo arrumado — como encontrar os brinquedos muito mais depressa, sem o risco de perdê-los. 

2 – Pratique a caridade

Além de ser uma das virtudes mais bonitas do ser humano — que também deve ser praticada desde criança —, se desprender do que não está sendo mais usado é uma ótima maneira de organizar o quarto dos filhos.

Afinal, aquele brinquedo que seus pequenos nem ligam mais e só fica na prateleira ocupando espaço, pode fazer a felicidade de muitas crianças por aí. Egoísmo não está com nada!

3 – Delegue a responsabilidade da organização do quarto às crianças

Uma ótima maneira de estimular a organização é delegando aos pequenos a responsabilidade de manter o quarto organizado.

Para isso, dê preferências a gavetas, prateleiras, nichos e caixas organizadoras mais baixas, que sejam da mesma altura das crianças. Assim, elas terão muito mais liberdade de acesso e organização desse ambiente. 

4 – Use etiquetas organizadoras

Caixas, nichos e pasta são itens super importantes para manter a organização do quarto dos filhos. Mas, já imaginou as crianças tirando todas as caixas, gavetas e pastas de seus lugares para encontrar aquele brinquedo que elas não sabem onde guardaram?

Pois é, para que o tiro não saia pela culatra, use etiquetas de identificação em cada um desses itens! Assim, você e seus filhos saberão o que contém em cada local e onde encontrar determinado objeto.

Dica: se seus filhos são muito pequenos e ainda não leem, use etiquetas organizadoras coloridas para identificar as caixas e organizadoras.

5 – Seja criativa

Seus filhos têm dificuldade em colocar as roupas sujas na lavanderia? Use cestos coloridos no quarto e determine que todas as roupas sujas devem ser depositadas naquele local.

Os lápis de cor e canetinhas vivem espalhados pela casa? Que tal fazer um varal de cestinhos coloridos para que as crianças possam guardar facilmente esses materiais? A criatividade é a melhor amiga da organização!

6 – Mantenha a disciplina

Para que a organização se torne um hábito diário na vida dos pequenos, é preciso exercer a disciplina.

Nada de permitir que um dia eles possam deixar as roupas sujas no banheiro ou os brinquedos espalhados pelo chão. Regra é regra e, para a organização do quarto, não deve haver exceções.

Viu só como organizar o quarto dos filhos pode ser uma tarefa menos traumática do que parece? Compartilhe nas redes sociais e ajude suas amigas a também se manterem longe do pesadelo da bagunça!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading