was successfully added to your cart.

6 hábitos saudáveis indispensáveis para crianças

Educar uma criança desde os primeiros anos de vida até a adolescência, para que ela se torne um adulto bem-sucedido, saudável, cordial e talentoso é uma tarefa um tanto complexa. 

Para obter sucesso nessa empreitada, estimular hábitos saudáveis desde cedo é fundamental para o pleno desenvolvimento de diversos aspectos físicos e comportamentais de seu pequeno. 

Por isso, a seguir vamos mostrar seis hábitos saudáveis essenciais na vida de toda criança. Confira!

Dormir cedo 

Longas horas de sono e noites bem dormidas são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer criança. Porém, nos dias de hoje são vários os atrativos, como televisão, videogame e aparelhos eletrônicos, que adiam a chegada do sono. 

Para evitar que seu filho durma tarde e, por consequência, acorde tarde, crie o hábito de colocá-lo na cama cedo e sempre no mesmo horário para que isso vire uma rotina saudável. 

Fazer atividades diárias 

Crianças precisam praticar esportes, brincar, ter um hobby ou um passatempo favorito para que possam desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas, ganhar confiança e ter sua criatividade estimulada diariamente. 

Andar de bicicleta, fazer natação, jogar bola, brincar de bonecas, com carrinhos, desenhar ou fazer outras atividades criativas e prazerosas, tudo isso melhora a autoestima da criança. Essas práticas devem ser incentivadas e exercidas todos os dias por pelo menos meia hora. 

Ler frequentemente 

Ler ou contar histórias com mensagens positivas ao seu filho é outra maneira de estimular a criatividade e instigar a imaginação da criança. E são vários os livros e/ou autores dirigidos especificamente para o público infantojuvenil, como os que contam histórias de símbolos do folclore brasileiro, por exemplo. 

Aprender sobre higiene

A higiene contribui para o desenvolvimento de hábitos saudáveis em qualquer criança. Por isso, ensinar seu filho sobre a importância de tomar banho diariamente e lavar as mãos antes das refeições, ao chegar da rua, da escola e depois de brincar colabora bastante para seu crescimento sadio e livre de doenças. 

Escovar os dentes ao menos duas vezes por dia após as refeições é igualmente saudável e importante. Crianças com mais de dois anos, normalmente, têm capacidade de fazer isso de maneira independente.

Incentive seu filho a escovar os dentes desde pequeno, ensine os movimentos corretos durante a escovação, que devem ser sempre circulares e verticais, e preste atenção ao tempo desse processo, que deve durar cerca de dois minutos. Explique os motivos de escovar bem todos os dentes e a língua, como evitar cáries, mau hálito ou problemas nas gengivas. 

Conviver socialmente 

Estimular o convívio social entre crianças e a capacidade de cooperação, compaixão e empatia é tão importante quanto o desenvolvimento físico ou acadêmico de seu filho. Mas isso começa em casa, através dos exemplos que são passados pelos pais aos filhos durante a convivência no dia a dia. 

Como em todos os aspectos, sempre é válido explicar ao seu filho a importância das atitudes positivas dentro de casa, na escola ou na rua, seja com familiares ou colegas. E também reconhecer e parabenizar esses tipos de gestos realizados pelo seu pequeno. 

Ajudar a criar um pet 

Animais de estimação também podem ser grandes amigos de seu filho! Além de ajudarem no desenvolvimento de atitudes positivas, como brincar, cuidar, ensinar e amar, a criação de um cãozinho ou gatinho ajuda a ampliar o senso de responsabilidade, de preocupação e cuidado com os bichinhos e com todos ao redor.

O estímulo aos hábitos saudáveis em seu filho deve ser diário e seu acompanhamento é fundamental para que tudo ocorra bem e de forma natural, sem nenhuma imposição, mas sempre com regras e limites para não perder o controle sobre a criança e suas atitudes.

O que achou de nossas dicas? Elas te ajudaram? Tem alguma outra sugestão de hábitos saudáveis indispensáveis para as crianças? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões conosco. Até a próxima!

Deixe um Comentário