was successfully added to your cart.

Como Desfraldar o Seu Filho em 3 Dias?

Inicialmente você deve estar assustado com essa afirmação, acreditando ser um pouco absurdo conseguir ensinar crianças a largarem a fralda para usarem o troninho em tão poucos dias, não é mesmo?

Mas acredite, esta não é uma missão impossível. Com um pouco de tempo e dedicação é possível sim conquistar esta mudança nos hábitos em tão poucos dias. Além disso, saiba que há estudos antigos sobre isto, como os desenvolvidos pelos psicólogos Nathan H. Azrin e Richard M. Foxx, que publicaram uma obra a respeito em 1974.

O passo a passo em três dias!

Apesar da proposta de cumprir esta missão em três dias, o processo completo para deixar a criança confortável com o penico, usá-lo, limpá-lo, se limpar e cumprir todas as etapas sozinho levará mais um tempinho.

A proposta a ser alcançada com estes três dias será dar o pontapé inicial para a criação desta rotina. Este método, apresentado por Fellom, professor pré-escolar de São Francisco, é aconselhado para crianças entre 15 e 28 meses.

Principais recomendações iniciais:

  • Nos três primeiros meses seu filho precisará usar roupas mais folgadas ou até mesmo andar nu (na parte de baixo) em casa
  • É bom separar calças para este treinamento
  • Você pode usar fraldas na hora de dormir, mas cuidado para não passar tempo demais com elas, para não perder seu progresso

O que precisará nos primeiros dias:

  • Algumas opções de penico espalhados pela casa, ou nas áreas onde passa mais tempo
  • Materiais de limpeza à mão para o caso de acidentes iniciais
  • Calças folgadas e confortáveis para seu filho vestir quando sair de casa
  • Toalhas ou pequenas porções de lã / tecidos para forrar o banco do seu carro no caso de acidentes
  • Um penico portátil para levar às áreas externas quando fora de casa
  • Sucos e alimentos que estimulem o xixi

Recomendações antes do treinamento:

Prefira começar em um fim de semana.  Fique atento aos sinais que seu filho dará, mostrando que está pronto para o treinamento.
Cancele atividades regulares e passe o fim de semana em família, dedicado ao treinamento.
Duas a cindo semanas antes de começar, comece a falar com seu filho sobre a importância de usar o penico.
Apresente o processo como algo divertido e excitante.

Dicas durante o treinamento

1º Dia

No primeiro dia de treinamento levante-se com e deixe-o nu da cintura para baixo, retirando a fralda, shorts, cuecas e calcinhas. Toda a família deve participar deste processo, se revezando ao longo do dia para perceber sinais de seu filho precisa para fazer xixi ou cocô.

Durante todo o dia, faça-o comer alimentos com alto teor de água e induza-o a beber muitos líquidos para aumentar a vontade de fazer xixi e assim que ele mostrar vontade ou começar a fazer aquela forcinha, leve-o rápido ao banheiro mais próximo.

Ao longo do dia, sempre que vocês precisarem ir ao banheiro, levem a criança junto para mostrar como você age, puxando as calças para baixo e sentando no local apropriado, além da forma como se limpa, põe a roupa novamente e lava as mãos.

A cada momento que ele conseguir cumprir a etapa de usar o penico, comemore o sucesso com entusiasmo. Pode ser com uma dança, música ou comemoração personalizada para passar a ele a certeza de que está fazendo o certo.

Em geral, segundo Fellom, crianças que repetem esta prática com sucesso por pelo menos 12 vezes geralmente começam a usar o penico sozinhas. Caso seu filho precise de um pouco mais de tempo, não se preocupe. Continue insistindo e estimulando.

Quando acontecer algum tipo de acidente, não diga que está tudo bem, ao invés disso, seja firme e mostre-se desapontado, explicando novamente onde ele deve fazer suas necessidades. Não precisa gritar nem constranger a criança, apenas ser firme.

Quando chegar a hora de dormir, não pergunte a ele se ele quer ir ao banheiro, sempre o leve antes de se deitar, para construir este hábito. Somente nos casos em que não se sentir completamente seguro coloque uma fralda nele antes.

2º Dia

No segundo dia do treinamento, mantenha todas as recomendações do primeiro dia. A única diferença será que neste dia você experimentará passar pelo menos 1 hora fora de casa com seu filho.

Faça ele usar o penico antes de sair, para assim vincular o uso do penico ao ato de sair de casa. Logo depois, o leve para um brincar na área externa ou para um passeio em locais próximos da sua residência.

Ao sair, prefira vesti-lo com calças soltas sem a parte de baixo. Não use fraldas, cuecas, nem calcinhas. Seu objetivo será passar esta hora sem acidentes e sem que precise usar o penico, mas por precaução, sempre leve roupas extras casos precise troca-lo.

Aproveite para levar um pequeno penico portátil, para o caso dele sentir vontade de ir ao banheiro.

3º Dia

Mantenha todas as práticas dos dias anteriores e neste dia, acrescente mais 1 hora de passeio fora de casa. Você pode experimentar sair uma hora pela manhã e 1 hora pela tarde, sempre incentivando a criança a usar o penico antes de sair de casa.

Após o primeiro fim de semana de prática.

Após o longo fim de semana, mantenha a atenção de toda a família para conduzirem seu filho ao banheiro sempre que surgir a necessidade. Continue nos próximos três meses mantendo seu filho em casa nu da cintura para baixo.

Use fraldas na hora de dormir à noite apenas quando necessário e quando na rua, continue levando seu filho com shorts e bermudas soltas, sem a parte de baixo, pois cuecas podem acabar passando para ele a sensação de que é o mesmo que fralda e ele pode voltar a fazer xixi nelas.

Alcançando o objetivo dos três meses sem acidentes, aí sim comece e usar cuecas e calcinhas em seus filhos.

Se não deu certo no primeiro fim de semana

Avalie o desempenho do seu filho, caso ele tenha uma taxa de sucesso abaixo de 75% das tentativas, ele pode ainda não perceber muito bem o momento de fazer xixi até que o sinta escorrer pelas pernas.

Apesar do alto índice de sucesso para esta técnica, isto acontece, e caso seu filho não tenha conseguido se adaptar muito bem à técnica, não fique completamente desapontado. Cada criança possui sua etapa de desenvolvimento, nem por isto desista completamente.

O recomendado é aguardar um pouco, algo em tono de seis a oito semanas e retome a técnica do desfralde em três dias com muita dedicação, empolgação e motivado, para assim estimular a criança ainda mais.

Este texto foi baseado no artigo “Potty training in three days or less

27 Comentários

  • Valquiria Rios disse:

    Busquei ajuda hoje, porque comecei a tentar desfraldar minha bebê há 03 dias e ainda não consegui que fizesse nenhuma vez no piniquinho. Achei que estava errando em algum ponto. Porém sem ler o artigo, já estava fazendo da maneira correta. Ela tem o piniquinho, já faz um tempinho que mostro pra ela a utilidade dele sem iniciar a tentativa. Resolvi começar e confesso que estou frustrada, ela já fala xixi e avisa que está de cocô, mas foi só começar a tentar usar o piniquinho que ela não fala mais… Estou trocando por volta de 12 calcinhas por dia e não consegui nenhum sucesso ainda! A levo de poucos em poucos minutos e espero um tempinho pra ver se ela faz, mas é só levantar e sair do banheiro, ela faz na calcinha! Com isso estou frustrada e nervosa!!

    • GABRIELA disse:

      Não ponham calcinha nem cueca! É a mesma coisa que colocar fralda. Psicanalíticamente falando o bebê sente as vezes como um objeto próprio e valoroso e ele evita se separar dele. Assim, o processo envolve uma perda com a qual ele vai lidar e a qual podemos ajudar, no entanto, o cocô precisa cair!

  • Leidiane Ferreira disse:

    Minha filha tem 2 anos e 11 meses, comprei penico e redutor sanitário, algumas vezes ela fez xixi no pinico, mas outras fez no chão mesmo.
    Sei que o processo não é fácil, mas vou continuar tentando, acho que eu deveria ter começado bem antes, mas acredito que ela está mais preparada agora, que entende mais das coisas.
    Vou continuar tentando e assim que conseguir ,volto pra contar como foi o processo

    • Maah disse:

      Olá estou com esse problema com minha filha ela falava xixi e Coco e quando tirei a fralda dela deixei so com a calcinha Ela ficou incomodada sem fralda no primeiro dia fez uma vez no sanitário depois na casa toda no segundo dia so na casa toda e no terceiro ela começou a ficar desesperada ao ir no banheiro e começou a travar o xixi e Coco nao fala mais nada então voltei a fralda e quando ela vê o penico ela da risada mas passa bem longe ela tem 2a e 3meses nao sei mas o q fazer a nao ser voltar pra fralda novamente

  • Suellen disse:

    Adorei seu artigo vou tentar neste método, meu filho tem 2 anos e 10 meses ainda sem qualquer sinal.

  • Esther disse:

    Meu filho tem 2 anos, e está sendo bem difícil!
    Ele não me pede pra ir no banheiro e acaba fazendo no chão mesmo.
    E mesmo assim só sei que fez quando vejo que está molhado porweoe também não me avisa depois que faz.
    Me dêem dicas por favor

  • Marisol disse:

    Meu filho tem 2 anos e meio, já faz xixi no penico mas não quer fazer o cocô, chega a chorar pra não ir.

    • renata disse:

      Oi Marisol, já conheci muita gente com esse problema. Deixa ele fazer na fralda e quando estiver pronto ele vai pedir o penico. Fique calma que tudo sempre da certo 😉

  • Luciana disse:

    Boa tarde.
    Minha bebe tem 2 anos e 2 meses. Já tentei por diversas vezes iniciar o desfralde, mas infelizmente ela nao aceita. Faz o penico de brinquedo. Sempre que vou no banheiro levo ela junto, ela vê e dá risada. Quando tento colocar ela no vaso sanitário ela chora desesperadamente. Dá até dó.

    • renata disse:

      Oi Luciana, cada um tem o seu tempo. O meu filho foi o último da sala dele na escola. As tias queriam começar mas ele não mostrava nenhum interesse. No entanto, quando ele decidiu que não queria mais a fralda quase não tivemos acidentes. Foi bem tranquilo! Aguarde o momento certo e será muito mais fácil! Boa sorte!

  • VANIA PEREIRA disse:

    MEU FILHO TEM 2 ANOS E 11 MESES E ELE TEM DIFICULDADE NA FALA MAS SABE FALA XIXI E COCO, INICIEI O DESFRALDE A 3 DIAS ESTOU FAZENDO EM PARTES O QUE DIZ NO TEXTO MAS VOU SEGUI A PARTIR DE AGORA COMO ESTA NO TEXTO PRA VÊ SE DÁ CERTO E DEPOIS CONTO COMO FOI.

  • Priscila disse:

    Eu confesso que estou arrasada. Por orientação da escolinha iniciei o desfralde da minha filha tem 2a5m primeiro dia teve escapes mas foi tranquilo, segundo e terceiro dia foram ótimos e eu estava super feliz. Mas chegou a hora de ir para a escola ela travou chegou a passar uma tarde inteira sem fazer xixi para meu desespero. Certamente ela não deve estar preparada, meu único receio é traumatiza-la.

    • renata disse:

      Oi Priscila, siga a sua intuição. Se você acha que ela não tá preparada tente mais tarde. Te confesso que tive muita dificuladade com as minhas filhas. Eu começava e parava…. Na terceira vez deu tudo certo. Fique tranquila <3

  • Raquel Jesus de Oliveira disse:

    Adorei a Idéia e já estou em processo de desfralde com minha filha, porém lendo esse texto vejo que algumas coisas precisam ser mudadas, então vou fazer do jeito que está ai, porém minha filha não tem pinico e nem trono, porque ela quer na privada não tem medo sabe sentar sozinha e levantar sozinha, não quis saber de pinico, então vou continua levando direto no vaso. Obrigado pelas dicas, volto pra contar o resultado!

  • MaeAbc disse:

    Li no seu artigo e relembrei como foi complicado fazer o desfralde do meu filho, mas com paciência e insistência deu tudo certo..Bjus

  • MamãeM disse:

    Estou no primeiro dia, vamos ver se funciona. Volto para contar.

    • MamãeM disse:

      Voltando para contar que deu certo! O desfralde aconteceu , minha filha está com 2 anos e 11 meses. Nos primeiros dias não é fácil, mas tem que ter paciência, perseverança e amor, e não foi exatamente em 3 dias, mas em 1 semana, porém segui o que o método diz. Hoje fomos ao shopping, passamos a tarde é não houve “acidentes”, pediu para ir ao banheiro direitinho.

  • Zila disse:

    Olá! Eu simplesmente gostaria de dar-lhe um grande polegares para cima para o grande informação você tem aqui sobre este post.
    Eu serei retornando para seu site para obter mais informações em breve.

  • Aline disse:

    Também percebi isso.. mas acredito ser: levante-se com ele.
    Também vou tentar..

  • Marcia Aparecida Pinto de Souza e Silva disse:

    Esse texto precisa de revisão. Exemplo: Na parte – Primeiro dia de treinamento, encontramos “No primeiro dia de treinamento levante-se com e deixe-o nu da cintura para baixo, retirando a fralda, shorts, cuecas e calcinhas.” Com ? O quê?
    Fora isso, vou tentar. As ideias parecem ótimas.

  • Alessandra disse:

    Eu desisti. Já tento com tudo isso a 1 ano e meio, minha filha já fez 3 anos e nada…Não sei mais o que fazer, estou desistindo mesmo

    • renata disse:

      Alessandra, cada criança tem o seu tempo. Espere mais um pouco e tente novamente. Com as minhas filhas tb não foi fácil. Eu comecei e desisti inumeras vezes. Elas foram as ultimas da escolinha a desfraldar. No entanto foi be fácil quando tentei no momento correto – isto é – correto pra elas. Fique tranquila!

  • Taynara Cristina disse:

    Gostaria de saber, se essa tecnica nao tras prejuizo, no caso infeccao intima??? por que por mais que limpamos a casa sabemos que ela fica se esfregando no chao p brincar.

  • Viviane Cristina Leite Santana da Silva disse:

    Bom dia! Tenho meninos gêmeos que completaram 2 anos em outubro. Eles só falam mamãe e papai. Tudo que eles querem apontam para o objeto. Eu e meu marido sempre os estimulamos a falarem os nomes dos objetos, mas por enquanto, nada. Já iniciei o processo de desfralde com eles, mas ainda não pedem para fazer xixi ou coco. Minha dúvida é: como ajudar meus filhos a usarem o penico se eles ainda não falam o que querem. Por favor, gostaria de receber orientações sobre esse processo.

    Desde já agradeço.

  • sandyton disse:

    Minha BB tem 1 ano e 5 meses. Acho que ainda é muito novinha. Mas é muito esperta. Vou tentar… Depois conto à vcs.

  • jordanarrg disse:

    Gostei muito do texto. Vou tentar a teoria apresentada e depois volto para contar como foi.
    Obrigada pela publicação! Bjs!

Deixe um Comentário