Ganhe adesivos juninos em todos os pedidos acima de R$100! Aproveite ;-)

Como faço para organizar os brinquedos do meu filho?

Nós sabemos que ter criança em casa é sinônimo de bagunça! No dia a dia fica quase impossível organizar os brinquedos de forma impecável, e toda mãe sente isso na pele. O problema acontece quando a desordem chega ao ponto extremo e passa a prejudicar a rotina de todos.

Os desafios da maternidade são muitos, e criar um esquema de organização junto com seu filho pode facilitar a rotina da casa e diminuir o estresse. Isso sem falar nos benefícios da disciplina para o desenvolvimento das crianças. Separamos algumas dicas que ajudarão nessa tarefa. Vamos lá?

Separe os brinquedos por grupos

Não é necessário deixar todos os brinquedos disponíveis o tempo todo. As crianças enjoam fácil e a grande oferta facilita a bagunça. A dica aqui é montar grupos de acordo com alguns critérios, que vão variar de acordo com a idade do seu filho, como por exemplo:

Brinquedos que a criança pode ter acesso o tempo todo

São aqueles itens que não trazem nenhum perigo ao serem manuseados sozinhos. Este grupo pode ser colocado em caixas organizadoras, cestos, baús ou em partes mais baixas de prateleiras, ao alcance dos pequenos.

Itens que precisam da supervisão

Tintas, colas e tesouras podem ser um perigo nas mãos das crianças menores. É importante que sejam guardados em lugares que os pequenos não consigam acessar sozinhos. Dê preferência a caixas com tampas mais difíceis de abrir e use etiquetas para sinalizar o conteúdo. Assim você não precisa abrir uma a uma para encontrar o que está procurando.

Nessa categoria podem entrar também aqueles jogos ou atividades que dependem da interação de um adulto ou de outra criança, no caso de quem tem irmãos. 

Separe alguns poucos brinquedos por vez e faça o rodízio quando perceber que a criança perdeu o interesse. Isso ajuda a ter um menor número de itens a serem bagunçados, além de facilitar o trabalho do seu filho ao guardar o que usou.

Incentive a criança a organizar os brinquedos

Sim, nossa próxima dica é fazer com que a própria criança participe da arrumação. É importante desenvolver desde cedo o senso de organização e disciplina, pois ele irá ajudar a criar adultos mais seguros e produtivos.

Incentive seu filho a recolher um grupo de brinquedos antes de pegar outro, por exemplo. Mesmo as crianças pequenas podem exercer algumas tarefas, como colocar os brinquedos dentro de um saco. 

Não exagere nas cobranças 

É preciso que as crianças se sintam motivadas a organizar suas coisas. Se as exigências forem além das suas capacidades de entendimento e coordenação, elas podem acabar se frustrando.

Analise as habilidades de seu filho e vá aumentando a dificuldade da tarefa à medida do seu progresso. Evite dar instruções vagas como “arrume seus brinquedos”. Prefira as frases mais diretas: “pegue o carrinho azul e coloque no cesto verde” ou “traga o urso para mim”. Isso facilita o entendimento da criança, ajuda a realizar o que foi pedido e aumenta a satisfação dos pequenos.

Mais do que ensinar a criança a fazer, a chave aqui é dar o exemplo. Não adianta exigir que os brinquedos estejam em perfeita ordem se as suas coisas estão um caos, certo? Manter o guarda-roupa do seu filho organizado também é um ótimo modo de mostrar na prática como se faz!

Se você gostou das nossas dicas e quer conhecer alguns itens que podem ajudar ainda mais a organizar os brinquedos das crianças, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading