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Como ter uma rotina saudável em 2018?

Olá, mamãe! No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o bem-estar da pessoa mais importante da sua vida: você!

É natural que, com os filhos, o trabalho e uma rotina super atribulada, deixemos os cuidados pessoais um pouco de lado. E, se isso estiver acontecendo, é muito importante que a dedicação a você mesma seja retomada, pois são as pequenas atitudes que impactam diretamente na sua autoestima e saúde.

Para isso, a seguir, vamos abordar algumas orientações para que você aprenda a ter uma rotina saudável, garantindo mais equilíbrio para a sua vida. Não perca tempo e continue a leitura!

Durma bem

Problemas, como estresse, falta de concentração, ansiedade e, até mesmo, depressão, podem estar associados ao sono. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, a recomendação da quantidade de horas de repouso ideal para adultos de 18 a 64 anos é de 7 a 9 horas diárias.

Entretanto, dormir o tempo necessário não é o suficiente para ter um sono de qualidade. Há outros aspectos que devem ser considerados, como:

  • ter um horário regular para dormir e acordar (se possível também aos fins de semana);
  • evitar assistir televisão e mexer no celular ou computador na cama;
  • não tomar bebidas estimulantes, como o café, após 16 horas;
  • não consumir álcool antes de dormir.

Pratique exercícios físicos

A atividade física é, hoje, vista como uma questão de saúde pública. E isso não é à toa! Afinal, os benefícios são grandiosos: ela reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade, além de ajudar a controlar o peso, diminuir a hipertensão arterial, entre outras funções, como a melhora na mobilidade e na postura.

Se você não tem muito tempo, uma boa dica é praticar atividades físicas em casa, como pular corda, fazer agachamentos, dançar, entre outras que podem ajudá-la a fugir do sedentarismo.

Existe também a opção do HIIT — treinos de alta intensidade realizados em um curto período de tempo —, que é uma atividade que pode ser executada na esteira, na bicicleta, em corridas ao ar livre, etc.

Vale ressaltar que, para qualquer opção escolhida, é fundamental procurar um profissional para fazer uma avaliação física antes de iniciar.

Faça atividades relaxantes

O lazer também deve fazer parte de uma rotina saudável. Estabeleça um tempo do seu dia para fazer atividades que considere relaxantes, como ler um livro, ver filmes, praticar algum esporte, brincar com seu filho, etc. O que importa, nesse momento, é você descansar a mente e divertir-se.

Abaixo, separamos algumas atividades que são conhecidas como boas antiestressoras:

  • artes plásticas: estimula a criatividade e a coordenação motora, além de ajudar a expressar as emoções e a eliminar o estresse;
  • ioga: relaxa a mente, melhora a flexibilidade e desenvolve a consciência corporal;
  • dança: ajuda na desinibição, na expressão individual e nas relações sociais.

Organize-se

Para todas as dicas sugeridas até aqui, a organização é essencial para que seja possível adotá-las na busca de uma rotina saudável. A melhor forma de fazer isso é estabelecendo um planejamento, indicando as principais atividades e priorizando as mais importantes. Só não vale deixar as que envolvem seu bem-estar como as últimas nessa escala, certo? Entenda que todas elas são fundamentais para tornar as outras tarefas diárias mais proveitosas e produtivas.

Já que chegamos nesse assunto, fizemos um post ensinando como você pode organizar a sua rotina. Leia aqui e descubra como fazer isso de maneira eficaz. Até a próxima!

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