5 dicas essenciais para cuidar do seu cachorro

Foi-se o tempo em que cachorros eram considerados apenas animais de estimação. Hoje em dia, a maioria das pessoas trata seus pets como integrantes da família. O carinho pelos bichinhos é tão grande que, cada vez mais, os donos de cachorros vêm se preocupando com o bem-estar dos amiguinhos.

Se esse é o seu caso, então saiba que seu bichinho merece atenção especial para se manter saudável. Saber cuidar do cachorro é uma grande responsabilidade.

Por isso, esse texto mostra diversas orientações para que aqueles que têm um cachorrinho em casa saibam cuidar dos seus filhos de quatro patas.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

1. Cuide da higiene do seu cachorro

É importantíssimo que seu cachorrinho tome banho com frequência. Algumas raças precisam de banho toda semana, outras a cada quinze dias. O bichinho precisa tomar, pelo menos, um banho por mês.

Muitas pessoas esquecem que a higiene do pet não se limita apenas ao banho. É preciso escovar os dentes, cortar as unhas, limpar as orelhas e, em alguns casos, tosar os pelos. O dono mesmo pode se encarregar de fazer a higiene. Mas, se você costuma levar o seu cãozinho ao pet shop, veja bem se eles estão fazendo a higienização de forma correta.

2. Leve seu cãozinho para passear

Cachorros maiores e de porte mais forte precisam fazer uma série de exercícios para gastar energia, já os menores necessitam apenas de uma caminhada. Enfim, a questão é: os cachorros também precisam fazer exercícios para permanecerem saudáveis.

Então não se esqueça de levar seu cachorrinho para passear frequentemente. Quanto mais vezes você sair para passear com seu bichinho, melhor. Essa dica vale especialmente para quem mora em apartamento ou em casas sem quintal, pois os cãezinhos ficam sem espaço para se exercitar.

Lembrando que é responsabilidade do dono recolher a sujeira que o animal faz na rua durante o passeio. Cuidar do cachorro inclui também esses pormenores.

3. Forneça uma boa alimentação

Nada de dar comida ao seu cão. Existem rações super nutritivas para várias finalidades e é essencial que você esteja atento a essa diversidade: tem ração para filhotes, para cachorros obesos, castrados e até idosos. O ideal é que você ofereça ao seu pet uma ração que atenda às necessidades dele.

Crie um horário certo para alimentar seu cachorro e não deixe a ração sempre à disposição dele. Alimente-o, no máximo, três vezes ao dia (se for adulto) e regule a quantidade de acordo com o tamanho do bichinho.

4. Brinque com seu cãozinho

Além de passear, os cães também precisam de diversão enquanto estão presos dentro de casa. Caso contrário, eles ficarão tristes e podem até adoecer. Tire um tempo do seu dia para brincar com seu cachorro, coloque a criançada para fazer a festa com o bichinho.

Cachorros também adoram brinquedos, por isso, sugerimos que você ofereça algum brinquedinho para ele, como bolinhas, bichinho de pelúcia e pedaços de corda. Além de brincar, os cães também adoram ganhar um carinho. Cachorros que ganham atenção e amor são muito mais felizes e sociáveis.

5. Leve ao veterinário

Essa é uma das dicas mais importantes. Por mais que você cuide bem do seu pet, ele precisa ter uma frequência no veterinário. Afinal, só eles podem realizar alguns procedimentos e avaliar a saúde do seu bichinho.

Certifique-se de que as vacinas do seu cãozinho estão em dia. Caso ele precise tomar remédios, separe cuidadosamente de acordo com os dias. Para não se atrapalhar na hora de administrar a medicação do bichinho, organize os remédios com etiquetas com os horários e as medidas. Também sugerimos que você use os nossos ID para pets para organizar as coisinhas do seu cachorro.

A última sugestão a ser feita, e que vale para todas as dicas citadas acima, é: inclua as crianças nas atividades relacionadas ao cachorro. Faça seus filhos cuidarem do bichinho da casa. Ao cuidar de um animalzinho, as crianças aprendem a ter responsabilidade, organização e a cultivar o respeito pelos animais.

Gostou das nossas dicas? Esse assunto é do seu interesse? Então convidamos você, leitor, a conhecer as nossas etiquetas personalizadas para pets.

2 responses to “5 dicas essenciais para cuidar do seu cachorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading