was successfully added to your cart.

Desafio de ser mãe: como manter a calma ?

Olá, mamães! No post de hoje, vamos falar sobre o seguinte desafio de ser mãe: manter a calma em momentos estressantes.

Já sabemos que a maternidade é um momento especial para qualquer mulher, não é? Nessa fase, uma nova vida chega à família e, com ela, também diversos sentimentos. O desafio de ser mãe, então, divide-se entre momentos de muito amor, mas também de estresse, quando perder a paciência fica quase inevitável.

Se você se identificou com essa mistura de sensações, não se preocupe — e, principalmente, não se culpe. Criar e educar um filho é uma tarefa difícil, mas que pode se tornar menos estressante se você adotar alguns hábitos e mudar pensamentos.

Quer saber o que fazer para se manter calma mesmo em momentos estressantes? Continue a leitura!

Não tente abraçar o mundo

Tenha sempre em mente que você faz o que pode para educar bem seu filho e o seu limite deve ser respeitado.

Tente relevar algumas situações comuns em que as crianças testam a paciência dos pais, como quando fazem birra. É claro que repreender é importante, mas saiba diferenciar as situações que exigem uma bronca e aquelas em que você pode deixar passar para não gerar uma situação estressante e desnecessária.

Certas vezes, é preciso avaliar se algumas coisas valem a discussão ou se é melhor deixar pra lá.

Reconheça seus erros

Mesmo que você esteja sempre tentando acertar, errar é inevitável. Por isso, reconhecer onde está o erro e até pedir desculpa para os filhos quando pegar pesado demais é libertador.

Se reconhecer como um ser humano que tem acertos e falhas pode tirar o peso das suas costas por achar que “mãe tem que acertar sempre”.

Assim, você também aprende e, de quebra, ensina aos seus filhos que errar faz parte da essência humana — e que saber quando se erra é uma das virtudes mais importantes para manter a paz e o equilíbrio na vida.

Se perdoe e perdoe seus filhos

Não seja tão dura com você mesma e com as crianças. Ficar se criticando o tempo todo e corrigindo cada detalhe que você acha que não está certo nos seus filhos é desgastante para você e para eles. Isso cria, em longo prazo, uma situação de estresse na família inteira.

Saiba quando é o momento de se perdoar e de perdoar as crianças, que estão formando sua personalidade e aprendendo não apenas a pedir desculpas, mas também a discernir o que é certo do que é errado.

Tenha um tempo para você

Saiba quando é hora de tirar aquele dia para cuidar de você. Se você tem necessidade de ter um momento seu toda semana ou todo mês, faça isso. Peça a uma amiga, ao seu marido ou a algum familiar que fique com os pequenos para que você possa sair e fazer algo de que realmente gosta.

Tome um sorvete, vá ao cabeleireiro, marque um encontro com as amigas, enfim, procure alguma atividade que lhe dê prazer e que traga a sensação de estar fazendo algo para você. Isso renova as energias e afasta aquela estafa que pode ocorrer quando se passa muito tempo em casa só cuidando dos filhos.

O desafio de ser mãe engloba muitas responsabilidades e momentos difíceis, mas é muito compensador olhar para as crianças e ver que você está fazendo um bom trabalho.

Tenha consciência de que ninguém é paciente o tempo todo e, ao menor sinal de estresse, respire fundo e pense no que realmente está levando você a esse estado. Com autoconhecimento e muita paciência, a tarefa de educar fica mais leve.

E então, mamãe, gostou das nossas dicas para lidar com esse desafio da maternidade? Então, assine nossa newsletter e continue recebendo conteúdos como este!

Deixe um Comentário