Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

4 desafios da maternidade que toda mãe passa

Ser mãe é algo maravilhoso e faz parte dos sonhos de muitas mulheres. Mas, por mais que se tenha esse amor inigualável pelo filho, a maternidade não é exatamente um mar de rosas e, diariamente, surgem novos desafios. Independentemente da idade dos filhos, sempre haverá situações em que surgirão dúvidas quanto à melhor maneira de agir. E não se preocupe, isso acontece em todas as famílias.  Afinal, como dizem, “filho não vem com manual de instruções”!

No post de hoje, selecionamos os 4 desafios da maternidade mais comuns, para que você esteja preparada para enfrentá-los! Confira!

Impor limites

Nos primeiros aninhos de vida, as crianças ainda estão criando um conceito do que é certo e errado, do que pode e o que não pode e, por isso, impor limites já cedo é fundamental para que a criança não cresça achando que pode conseguir tudo no grito.

A primeira coisa que você precisa aceitar é que nem sempre você vai acertar: alguns erros acontecem e isso é normal. Mas o importante é que a mãe não tenha medo de contrariar a vontade da criança, lembrando que o recomendável é sempre conversar e explicar as razões do “não”.

Assim, a criança vai aprendendo, aos poucos, que precisará saber argumentar para conseguir aquilo que quer, sem que use de manha ou agressividade. Nessas horas, ter paciência é indispensável.

Colocar a criança para dormir sozinha

Para muitas mamães, um grande desafio é conseguir fazer com que a criança durma sozinha em seu quarto. Afinal, chega uma hora em que o casal precisa de sua privacidade de novo e a criança tem que se acostumar com seu ambiente.

O ideal é que ela seja acostumada a isso desde sempre, mas sabemos que pode ser mais prático (e também uma delícia) dormir pertinho da cria. O problema é que, na hora de mudar os hábitos, a criança normalmente será mais resistente. Uma dica para facilitar o processo é contar com o poder relaxante de óleos essenciais, como o de lavanda, para aplicar no ambiente em um difusor e ajudar a criança a dormir.

Conciliar trabalho, maternidade, casa e tudo o mais

Já não era fácil quando você tinha de trabalhar, estudar, cuidar da casa, dar atenção para o companheiro e cuidar de si mesma, imagine agora com um filho para criar! A vinda de um filho ao mundo é uma das maiores mudanças que alguém pode ter na vida, e conciliar essa nova tarefa de mãe com o trabalho é bem desafiador.

Surge a culpa por trabalhar demais e não ter tempo suficiente para dar atenção ao filho e, aos mesmo tempo, se a mulher larga o trabalho para desempenhar melhor seu papel de mãe, ela se sente culpada por ter feito essa escolha. Sem falar nos julgamentos vindos da família e da sociedade. Nesse momento, o ideal é tomar uma decisão, junto com o pai da criança, do que funcionará melhor no esquema familiar de cada um, e ser feliz com a decisão tomada.

Ter de abrir mão de muita coisa

Às vezes, quando ganhamos algo, temos de abrir mão de outras coisas: é assim na maternidade também. Você ganha um filho para amar incondicionalmente pela vida toda e abre mão de todo aquele tempo e disposição que tinha para satisfazer algumas de suas próprias vontades.

Nos primeiros anos do bebê, esqueça as longas noites de sono e mais ainda as longas noites em claro, em baladas: levará um bom tempo para você poder tê-las novamente, sem preocupações. Sua rotina e seu modo de viver mudarão completamente. A liberdade é limitada e o tempo, então, nem se fala! Mas, em compensação, você terá recompensas e experiências indescritíveis!

A maternidade trás consigo muitos desafios, mas também uma realização maravilhosa para as mulheres que desejam ser mães. E você, vem enfrentando quais desafios da maternidade? Se identificou com o nosso texto? Comente e compartilhe com a gente a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading