was successfully added to your cart.

Educação na Infância: entenda como ajudar seu filho a se tornar um adulto independente

Criar os filhos é uma tarefa desafiadora para todos os pais e mães que se preocupam em transformar seus pequenos em adultos responsáveis e independentes. Por esse motivo, alguns hábitos adotados durante a educação na infância são fundamentais para cumprir essa missão com sucesso e ver os filhos crescendo seguros e cada vez menos dependentes dos pais.

No texto de hoje, você vai ver algumas dicas importantes na hora de educar os filhos e como fazer para que eles aprendam algumas lições importantes e se tornem pessoas maduras e capazes de levar suas próprias vidas de uma maneira independente. Acompanhe!

Deixe seu filho fazer algumas coisas sozinho

É importante deixar que seu filho tenha autonomia ao realizar algumas atividades. Claro que tais atividades devem ser feitas a sós de acordo com sua idade, mas desde os primeiros de vida já é possível dar certa liberdade em algumas ocasiões.

No caso dos pequenos de 3 ou 4 anos, deixe que brinquem sozinhos por um período e que guardem seus brinquedos e tudo que usaram para se divertir. Comece a deixar a criança comer e tomar banho sozinha, escolher suas próprias roupas, entre outros. Assim, você oferece a confiança necessária e também impõe algumas regras importantes que as pessoas responsáveis devem seguir.

Dê tarefas que fiquem sob a responsabilidade dele

Enxugar e lavar a louça, arrumar a própria cama e cuidar das necessidades do bichinho de estimação da família são algumas atividades que podem ficar sob responsabilidade do seu filho.

Conforme a idade vai aumentando, aumente também a complexidade dessas responsabilidades. Dessa maneira, a criança cresce com o senso de responsabilidade e sabendo que dividir as tarefas de casa é importante para não sobrecarregar outras pessoas da família.

Estabeleça uma mesada para ele passar o mês

Faça as contas e dê uma quantia mensal de acordo com a idade e a rotina do seu filho — e também, claro, de acordo com o seu próprio orçamento. Combine com ele o dia em que ele receberá esse valor e deixe bem claro que ele deve passar o mês todo apenas com esse dinheiro.

Pode ser difícil nos primeiros meses, mas essa atitude é imprescindível para que seu filho tenha consciência do dinheiro e não gaste mais do que ganhe. Assim, ele terá muito mais responsabilidade no quesito financeiro quando chegar à fase adulta, evitando dívidas.

Saiba dosar a quantidade de presentes

Hoje em dia, existem uma infinidade de brinquedos, equipamentos eletrônicos, roupas e acessórios que fazem a cabeça de crianças e adolescentes. Essa variedade é uma porta para o consumo desenfreado, que deve ser barrado já nos primeiros anos de vida da criança.

Estimule seu filho a consumir produtos conscientemente e não dê todos os brinquedos que ele pede. Explique, sempre com paciência, que é importante ter somente o que é necessário e que não vale a pena ter uma quantidade exagerada de brinquedos.

Como você pôde observar, o segredo de uma educação eficaz é o equilíbrio. Mimar a criança demais e ceder a todas as suas vontades pode trazer frutos que não serão saudáveis para você e muito menos para ele. Dessa maneira, você criará um filho independente e ciente de suas responsabilidades, ao mesmo tempo em que sente que seus pais estarão sempre ali para apoiá-lo.

E você, já sentiu alguma dificuldade para equilibrar as doses de mimo e de responsabilidade que dá ao seu filho? Conte sua experiência para nós nos comentários abaixo!

Deixe um Comentário