Ganhe adesivos juninos em todos os pedidos acima de R$100! Aproveite ;-)

Hora de dormir: saiba qual é tempo de sono ideal para crianças

Olá, mamãe! O artigo de hoje vai te ajudar a entender melhor o tempo de sono do seu filho. O que acontece é que, devido à correria do nosso dia a dia as crianças acabam dormindo menos do que deveriam e isso nos deixa muito preocupadas, não é mesmo?

Sem contar que muitas vezes nossos pequenos nos “passam a conversa” e acabamos permitindo que eles durmam mais tarde. Porém, apesar das melhores intenções, isso não faz bem para a saúde e bem-estar dos nossos filhos.

Pensando em resolver este problema, que frequentemente se torna o maior desafio do dia, trouxemos informações sobre tempo de sono ideal para as crianças. Vamos lá?

Tempo de sono na primeira semana de vida

Muitas mamães ficam preocupadas em ver a criança dormir tanto e se perguntam: será que isso é normal?

É completamente natural o bebê dormir bastante na primeira semana de vida. O tempo ideal de sono nessa idade chega a ser de 16 a 20 horas por dia. Até para mamar, eles tem dificuldade em acordar.

Tempo de sono do primeiro até o terceiro mês

Nesse período, o bebê já consegue ficar mais horas noturnas sem fome, o que para nós já é sinônimo de boas noites de sono.

Isso acontece porque o neném consegue ingerir uma maior quantidade de leite, saciando por mais tempo o seu apetite. Porém, ele ainda precisa dormir em torno de 14 a 17 horas por dia.

Nessa fase, o bebê já vai estabelecer uma rotina para se alimentar e dormir, aumentando o seu sono noturno e diminuindo o diurno.

Tempo de sono do quarto até o décimo primeiro mês

Nesse período os bebê já começam a ter suas primeiras noites de sono completas e sem interrupções.

O bebê tem em torno de 12 a 15 horas de sono por dia, podendo haver duas sonecas durante o dia. Esse período coincide também com o início das refeições sólidas.

O tempo de sono é muito importante, pois a rotina alimentar do bebê está totalmente ligada à qualidade do sono da criança. Por isso, se nessa fase o bebê acordar demais durante a noite, o pediatra deverá ser informado.

Tempo de sono do primeiro até o segundo ano

O tempo ideal de sono nessa fase é de 11 a 14 horas por dia. As sonecas também possuem um fator muito importante no desenvolvimento do seu bebê.

Ter boas noites de sono e sonecas durante o dia vai ajudar a criança a desenvolver a cognição, regular a emoção, estimular o crescimento, além de promover o bem-estar.

Tempo de sono do terceiro até o quinto ano

A rotina começa a mudar novamente, pois nessa fase eles já entendem melhor as brincadeiras e não querem largar delas. Alguns resistem até o último minuto para conseguirem permanecer acordados.

Nessa fase o tempo de sono ideal é de 10 a 13 horas. Ao chegar o horário da criança dormir, apresente a ela brincadeiras mais tranquilas, que diminuam a agitação e estimulem o sono.

Tempo de sono do sexto até o décimo terceiro ano

Aos seis anos, não há mais sonecas e eles passam a ter em torno de 9 a 11 horas de sono. A partir dessa fase, é essencial que eles continuem com uma rotina para seguir.

Essa já é a etapa que ele começam a frequentar a escola e o sono é muito importante para a concentração e aprendizado.

O horário que você vai colocar o seu filho na cama vai depender de quando ele precisa levantar. Por exemplo, se a criança precisa ter 12 horas de sono e, no dia seguinte, tem que acordar às 9 horas da manhã, isso significa que ele precisa dormir às 21 horas.

Fique atenta as nossas dicas e monitore o tempo de sono das crianças, ele é fundamental para o bom desenvolvimento dos pequenos.

Se você gostou do post e quer estar sempre por dentro das novidades, siga nosso perfil no Facebook, Instagram e Pinterest!

One response to “Hora de dormir: saiba qual é tempo de sono ideal para crianças

  1. Registro imensa satisfação com os produtos recebidos. Etiquetas de excelente qualidade e beleza. Viva o estímulo à educação, bem representando pela Grudado em Você, nos materiais de minha filhinha. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading