5 ideias para organizar sapatos com eficiência

Olá, mamães! Hoje, queremos saber: como você organiza os calçados da família? Tem algum móvel legal ou algum procedimento para facilitar a arrumação?

Organizar nossos sapatos pode parecer uma missão quase impossível, pois temos a impressão de que a quantidade só aumenta ao longo do tempo — não que isso seja ruim, é claro.

Com isso em mente, trouxemos algumas ideias para organizar sapatos em casa. Prometemos que as nossas orientações serão super simples de seguir! Acompanhe estas dicas que facilitarão a sua vida!

1. Utilizar cabides e pallets

Sabe aqueles velhos cabides de arame? Eles podem render uma forma boa e econômica para guardar seus sapatos. Torcendo-os, com o auxílio de um alicate, é possível pendurar seus chinelos, rasteirinhas e até sapatos de salto alto no armário.

Para as botas — que sempre sofrem dentro das sapateiras — o indicado é utilizar cabides com prendedores para manter o cano esticado.

Mas, se o armário não for viável para guardar os calçados, o pallet também dá conta do recado. Com rodinhas, ele é perfeito para guardá-los debaixo da cama e poupar aquele espaço na organização do quarto! Restos de madeira podem virar um tablado e serem utilizadas para o mesmo fim. Bacana, não?

2. Reaproveitar materiais para organizar sapatos

Latas de tinta e canos de PVC são opções fáceis e baratas para organizar os sapatos. Basta pendurá-los na parede como se fossem nichos ou colá-los uns nos outros para criar uma sapateira de material reutilizado! Lembre-se, porém, de que o diâmetro desses acessórios precisa ser grande o suficiente para caber o seu calçado mais alto.

Além disso, você pode acrescentar algumas tábuas de madeira naquela escada antiga e transformá-la em uma sapateira incrível. Este não será apenas um objeto organizativo na sua casa, mas também decorativo e muito estiloso. Reaproveitar móveis e materiais confere ao ambiente um clima rústico e fica lindo!

3. Colocar os calçados em nichos e armários

Os nichos são excelentes, porque não só protegem o sapato, como também facilitam a visualização. Por meio deles, é possível identificar quais pares ainda estão em uso e quais vão para doação e descarte. E, ainda, são bastante versáteis, podem ter quaisquer tamanhos e serem alocados, inclusive, dentro de armários para propiciar a organização.

Os nichos podem ser fabricados em material firme, como MDF e madeira, e possuir tamanho personalizado para caber seus calçados direitinho — especialmente as botas. Mas, também podem ser organizadores de tecido para pendurar em qualquer vão que sobrar no quarto, como atrás da porta, na parede e dentro do guarda-roupa ou armário, por exemplo.

4. Construir barras para organizar sapatos em camadas

Outra dica é utilizar barras para organizar sapatos em camadas. É muito prático: para armazenar os de salto alto, você precisa construir duas barras acima do chão, mas em níveis diferentes — para ficar claro, o salto apoia na mais alta e, a ponta, na mais baixa.

Logo em seguida, duas barras devem estar no mesmo nível para calçados baixos, como sapatilhas, rasteirinhas e chinelos. Demais pares, como botas, coturnos e modelos mais pesados, por exemplo, podem ficar apoiados no chão.

5. Colar etiquetas de identificação

Nossa última dica é ideal para quem deseja simplificar a rotina da família ainda mais, tornando mais prático e eficiente manter a organização do lar. Estamos falando de colar etiquetas para identificar os sapatos.

Caso esteja acostumada a juntar os calçados e demais apetrechos em caixas organizadoras, uma sugestão é aplicar adesivos indicando o que cada uma deve conter. Dessa forma, você otimiza a organização dos sapatos e de todas as outras coisas. Simples, não?

Agora que você já conhece as nossas melhores ideias para organizar sapatos de maneira eficiente, o que acha de já começar o processo de organização conhecendo nossas etiquetas para sapatinhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading