Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

Saiba como estimular o desenvolvimento motor infantil

Você sabe o que é o desenvolvimento motor infantil? É aquele estágio em que há mudança de comportamento na criança, tanto na postura quanto nos movimentos.

Nesse processo, há alterações que interferem em todos os aspectos de crescimento e maturação do organismo e dos aparelhos dos pequenos.

Mas, mamães, vocês sabem como desenvolver esse processo tão importante? No post de hoje a gente explica tudo sobre o assunto, nas várias fases da infância. Confira!

Coordenação motora grossa e fina

Quando a criança, entre 0 a 2 anos, começa a ficar em pé sem a ajuda de objetos ou de outra pessoa, ela está desenvolvendo a sua coordenação motora grossa. É a partir desse momento que devemos estimulá-la a desenvolver a coordenação motora fina.

A capacidade da criança de escrever, fazer desenhos, recortar, fazer traços em papéis, dentre outras nesse sentido, está diretamente ligada a essa coordenação fina. E a capacidade de realizar exercícios refinados se dá a partir do controle dos pequenos músculos.

A melhor maneira de treinar esse tipo de coordenação é oferecer à criança atividades que envolvam o movimento das mãos.

Entregar ao seu filho traços pontilhados para ele contornar com lápis, giz de cera, tinta guache, dentre outros, pode ser uma ótima alternativa.

Outro tipo de brinquedo que pode desenvolver esse lado são aqueles de montar peças, como quebra-cabeças e lego (atente-se à idade mínima permitida para o uso do brinquedo).

Esquema corporal

Esse estágio é quando a criança toma consciência de seu corpo como uma forma de se comunicar consigo mesma e com o mundo exterior. Geralmente acontece antes do primeiro ano de vida.

A primeira atitude que conseguimos identificar, no que se refere a tomar consciência das suas partes, é quando começa a brincar com as mãos e a identificar familiares: atividades que são espontâneas.

Percepção

Nesse estágio, a criança passa a ter a capacidade de reconhecer e perceber estímulos.

Existem brincadeiras interessantes para desenvolver, como aquelas que estimulam a criança a diferenciar sensações de quente e frio, sons mais altos e mais baixos, além de desenvolver o paladar para que ela identifique comidas doces e salgadas, por exemplo.

Ritmo

Nesse desenvolvimento, entre 4 a 5 anos, a criança consegue ter uma maior integração entre o seu desenvolvimento motor e o psíquico. É um tipo de aspecto que merece todo o cuidado e destaque durante a educação física infantil, para que o pequeno desenvolva ainda mais esse lado.

Existem várias brincadeiras que podem contribuir para o ritmo motor da criança, dentre elas a dança da cadeira, na qual precisa ficar atenta à música para, quando parar, conseguir uma vaga de assento. Brincar de pular corda também é excelente para o desenvolvimento do ritmo.

Equilíbrio

Esse tipo de coordenação motora permite à criança, entre os seus 4 e 6 anos, a desenvolver uma dinâmica maior do seu corpo, estando ele parado ou em movimento.

Na educação física infantil, o equilíbrio também pode ser trabalhado, com brincadeiras como: andar com um ovo na colher, equilibrar-se em cima de uma corda, dentre outras.

Nesse caso, seria interessante que os pais adequassem as brincadeiras de acordo com a idade da criança. As crianças de dois anos, por exemplo, terão brincadeiras mais leves e despretensiosas do que uma criança com mais idade.

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe dicas de como melhorar o desenvolvimento motor infantil, deixe seu comentário no post e compartilhe outras brincadeiras que você conseguiu identificar que também são interessantes para o desenvolvimento dos pequenos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading