Saiba o que fazer no primeiro dia de aula do seu filho

Uma das maiores dores na vida de todos os pais, com certeza, é lidar com a separação no primeiro dia de aula do filho. Sabemos que, mais cedo ou mais tarde, essa hora vai chegar, mas nunca estamos totalmente preparados para esse momento.

Tanto os pais quanto os filhos sofrem com essa separação, mas é dever dos adultos não demonstrar fraqueza diante das crianças e dar bom exemplo a elas. É preciso mostrar segurança aos pequenos, afinal, eles têm de ir à escola.

Se você não sabe como se preparar para esse momento e tampouco como lidar com as inseguranças do seu filho, este texto foi feito especialmente para você. Continue lendo e saiba o que fazer nesse primeiro dia de aula decisivo!

Desenvolva um preparo psicológico

Quanto melhor for o preparo psicológico da criança, menores são as chances de ocorrerem imprevistos ou de ela adquirir algum trauma durante a primeira semana.

Não deixe para contar a ela que ela vai à escola no momento da ida. Conte com antecedência, explique o que é a escola e o que ela vai fazer nesse lugar. Não minta, não exagere, não crie fantasias, apenas diga toda a verdade de forma carinhosa e paciente.

Deixe claro que é normal que ele sinta medo. Mostre que ele pode confiar em você para contar tudo o que acontecer, para compartilhar seus medos e suas angústias. Seja o porto seguro do pequeno, porque ele precisa saber que pode contar com você.

Faça a criança se sentir confortável

Explique que estudar é totalmente normal e que ele não é o único que vai começar a frequentar a escola. Caso ele tenha um coleguinha ou primo que já tenha passado por essa experiência, cite o exemplo dessa criança.

Diga que a mamãe e o papai também já foram à escola. Se possível, conte como era o lugar e como era frequentá-lo. Enfim, mostre à criança que ela não está sozinha, que essa é uma situação normal e que todos já passaram por isso.

Leve seu filho para conhecer a escola que ele vai frequentar com antecedência, assim ele já vai se familiarizando com o local.

Não dê recompensas em troca de bom comportamento

Não ofereça prêmios nem prometa nada para a criança em troca de bom comportamento no primeiro dia de aula. Seu filho precisa entender que ir à escola é algo prazeroso. Acostumar as crianças com recompensas pode criar maus hábitos.

Troque as recompensas materiais por comemorações e elogios. Sempre que seu filho se mostrar maduro, elogie e faça festa. Se ele se comportar bem no primeiro dia de aula, comemore com bastante alegria e mostre como você está orgulhoso. Essa é a recompensa certa.

Chegue cedo no primeiro dia

Chegue bem cedinho à escola com seu filho e fiquem observando as outras crianças chegarem aos poucos. Apresente as professoras e funcionárias da escola a ele, mostre onde ficam o banheiro e o refeitório, e em qual sala ele vai estudar.

Assim, a criança tem tempo para se acostumar ao novo ambiente e deixar a ansiedade de lado. Dessa forma, vocês também podem passar um tempo maior juntos antes da tão torturante separação.

Faça uma despedida simples e segura

Não saia escondido ou vá embora sem se despedir da criança. Um dos maiores medos dos pequenos é de serem abandonados na escola. Na cabeça deles, eles estão sendo deixados lá para sempre. Se você sair sem se despedir, pode deixar uma marca muito negativa.

Comece desde o primeiro dia a ter o hábito de se despedir corretamente da criança. Diga a ela que você voltará para buscá-la no horário estipulado. Nada de chorar ou fazer drama na frente dela: ao contrário, seja breve e transmita segurança.

Gostou destas dicas? Seu filho vai começar a estudar em 2018? Deixe sua opinião nos comentários e nos conte suas dúvidas e experiências!

One response to “Saiba o que fazer no primeiro dia de aula do seu filho

  1. Adoreia dica meu filo via comecar na Escola e tudo nove please ele. Wait do Pre e comecar novas rotina. Mais sera bon para ele. European creio. Etudonovo para nois dois. Ele e Meu unico Filho..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading