Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

Tarefas domésticas para crianças: entenda a importância

O pesadelo de toda mãe é se deparar com uma criança que responde e não respeita as regras. Acontece que muitos pais falham ao poupar seus filhos de atividades simples do dia a dia, que poderiam despertar hábitos positivos nas crianças. Definir tarefas domésticas para crianças ajuda em diversos aspectos de suas vidas!

A infância é a fase na qual mais aprendemos, além de ser onde mais desenvolvemos noções de responsabilidade. Portanto, esse é o melhor momento para que os pais façam a criança entender que precisa colaborar com as tarefas domésticas, como arrumar a cama, organizar o material escolar e regar as plantas.

É fundamental compreender a importância para o crescimento do seu filho ao ajudar nos afazeres de casa. Atribuir tais atividades a sua rotina mostra que ele é capaz de fazer sozinho as mesmas coisas que os pais fazem, despertando sua autoconfiança e senso de colaboração. Quer saber mais? Continue a leitura!

Faça as tarefas domésticas para crianças serem divertidas

Isso é muito importante! Nessa fase, o que seu filho mais quer e deve fazer é brincar. Então, torne esses momentos prazerosos, de modo que ele sinta que está em uma brincadeira.

Os pequenos precisam brincar para garantir o bom desenvolvimento e criatividade. Portanto, não passe a ideia de uma obrigação excessiva e chata. Evite dar ordens, gritar e reclamar de algo. Faça com que seu filho se divirta ao regar as plantas, organizar os brinquedos ou dobrar as roupas.

Não force o aprendizado na realização das atividades

Se o seu filho não quer arrumar o material escolar na mochila, faça a atividade junto com ele e converse tranquilamente sobre porque é bacana manter os pertences organizados.

Lembre-se de mostrar o quanto a criança é indispensável para a realização da tarefa, para que ela associe a ação a algo positivo. Incentive-a com paciência e considere que cada criança se adapta às atividades no seu tempo, sem forçar ou tentar apressá-la.

Ajude na tarefa

Faça junto com ela! Os pais são as maiores referências na vida dos pequenos, por isso, seu filho vai imitá-la na tarefa. Seja o exemplo.

Se alguma tarefa for chata para você, jamais demonstre isso. Para a criança, tudo é novidade e, para gerar sua vontade em colaborar, precisa sentir que está se divertindo.

Convide-a para ajudar você em algo, como varrer a casa ou colocar a ração para os pets, por exemplo. Repita o serviço diário com a criança até ela aprender e fazer sozinha sem ser solicitada.

Em dias chuvosos, proponha atividades diferentes, como a cozinha divertida. Peça que seu filho seja um cozinheiro com você e, juntos, preparem uma receita especial, como uma torta ou bolo para o café.

Dê espaço para a criança

Você deve ensinar a criança a realizar a tarefa doméstica e garantir que ela aprendeu corretamente, mas ela também precisa desenvolver sua autonomia.

Sim, tarefas domésticas para crianças ensinam muito sobre autonomia e independência, além de ensiná-los a serem mais responsáveis e evitar que fiquem mimados!

Passe a atividade de acordo com a idade

Dos dois aos três anos, você pode ensiná-la a guardar seus brinquedos na caixa e a colocar a roupa suja no cesto, por exemplo. Dos quatro aos cinco anos, a criança consegue alimentar os pets e ajudar a secar a louça.

Já dos seis aos sete anos, pode recolher o lixo pela casa e aprender a descascar batatas e cenouras. Entre oito e nove anos, ensine-a a lavar roupa, estender e dobrar roupa seca e levar o cachorro para passear. Depois, dos dez aos onze anos, já dá para ajudar lavando o banheiro e limpando a cozinha.

A partir dos doze anos, a criança já pode passar roupas, limpar vidros e janelas, fazer bolos, ajudar mais no preparo das refeições e tomar conta dos irmãos mais novos. Não crie tarefas específicas para meninos e meninas! Cuidado com medidas educacionais sexistas.

Finalmente, sempre reconheça o esforço da criança. Agradeça verbalmente, parabenizando-a pelas atitudes e enfatizando que ela ajudou a família. Caso algo não dê certo, valorize as conquistas e não a desmotive!

Tarefas domésticas para crianças são um grande passo para criar adultos fortes, responsáveis e autoconfiantes. Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras mamães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading