was successfully added to your cart.

Como escolher as tarefas de casa para as crianças?

Olá, mamães! No texto de hoje falaremos sobre um assunto que divide opiniões: afinal, as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas? Enquanto algumas mães defendem que os pequenos devem participar da arrumação da casa, outras acreditam que não existem “tarefas para crianças” porque criança tem mais é que brincar.

Qualquer mãe procura educar seu filho da melhor maneira possível, por isso, quando surge um assunto que causa tanta divergência de opiniões, muitas ficam perdidas e não sabem exatamente como agir — porque elas querem sempre fazer o que é certo.

Se você não sabe o que fazer quanto às tarefas domésticas para crianças, pode ficar despreocupada porque este texto vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Ficou interessada? Então, continue a leitura!

As crianças podem ajudar nas tarefas de casa?

Segundo a opinião de vários pedagogos e psiquiatras, as crianças, na verdade, devem ajudar nos afazeres domésticos. Colocar os pequenos para participar da arrumação da casa não é uma exploração, portanto, você não precisa se sentir uma “tirana” quando pedir para seu filho fazer alguma coisa.

Acostumar a criançada a cuidar da casa estimula o surgimento de qualidades muito boas. As crianças aprendem a ter responsabilidade, independência, disciplina e organização ao participarem ativamente da manutenção do lar.

Além disso, quando os pequenos ajudam os pais, eles se sentem extremamente úteis e importantes! Esse sentimento de autoconfiança e senso de colaboração é essencial para o bom desenvolvimento do caráter dos pequenos.

Sejamos bem sinceras: também é superimportante para nós, mamães, que as crianças ajudem nas tarefas domésticas. Além de ser uma forma de educar os filhos, dessa maneira, as mães não ficam sobrecarregadas com os serviços de casa.

Como saber quais tarefas o meu filho pode fazer dentro de casa?

As crianças devem, sim, ajudar nas atividades do lar, mas as tarefas que seu filho pode executar dependem muito da idade que ele tem.

O ideal é que os pequenos comecem a ajudar dentro de casa desde muito cedo. Por exemplo, você já pode designar algumas tarefas para uma criança de três anos de idade. Mas é claro que ninguém vai pedir a uma criança de quatro anos que lave um banheiro, certo?

Existem tarefas específicas para cada faixa etária e os afazeres vão ficando mais difíceis conforme a criança fica mais velha. A ajuda que um pequeno de três anos pode dar é muito simples e leve, mas é necessário que ele ajude. Os pequenos devem aprender desde cedo que a limpeza e organização de uma casa é responsabilidade de todos os moradores dela.

Maria Montessori, educadora italiana do século XIX, fez muitos estudos sobre a educação das crianças. De alguns deles, podem ser extraídas informações sobre como as crianças devem ajudar dentro de casa. Graças a ela, existe uma classificação de afazeres domésticos para cada faixa etária. Confira quais tarefas as crianças podem fazer de acordo com a idade:

De 2 a 3 anos de idade

Sim, de acordo com a Tabela Montessori, as crianças podem começar com essa idade, mas é claro que as tarefas são simples, como tirar o pó de pequenas superfícies, guardar os próprios brinquedos e colocar a roupa suja dentro do cesto.

De 4 a 5 anos de idade

Com essa idade, as crianças já podem executar tarefas um pouco mais difíceis. Os pequenos nessa faixa etária devem começar a arrumar suas camas, guardar suas roupas e também parte da louça limpa. Além disso, também podem separar o lixo, aguar as plantas e ajudar os pais na arrumação da mesa.

De 6 a 8 anos de idade

Nessa faixa, as crianças já têm maturidade, coordenação motora e tamanho suficientes para lavar a louça, guardar as compras, pôr e tirar a mesa. Outras tarefas, como tirar o lixo da casa, varrer o chão, passar aspirador e jogar água no quintal, também podem ser destinadas a elas.

De 9 a 11 anos de idade

A partir dos nove anos, as crianças podem começar a se aventurar na cozinha preparando alguns lanches simples e até ajudando os pais na preparação do jantar. Elas devem também cuidar da dispensa e ajudar a fazer a lista de mercado. Além disso, as crianças devem ter mais responsabilidade e começar a cuidar dos animais de estimação.

De 12 a 14 anos de idade

Agora, as crianças já estão deixando a fase infantil, não é mesmo? Com essa idade, seus filhos podem fazer praticamente tudo dentro de casa! Eles devem limpar o banheiro, colocar a roupa para lavar e preparar pequenas refeições sozinhos. Com supervisão, você pode até pedir para que ele ajude a cuidar dos irmãos mais novos.

Vale lembrar que as crianças nunca devem ser sobrecarregadas com as tarefas domésticas, mas apenas ajudar, sem fazer o papel de “empregadas” da casa.

Uma boa forma de incentivar os pequenos a limpar a casa é acompanhando-os ou convidando-os a ajudá-la enquanto você estiver fazendo as tarefas. Tudo que é feito em grupo é mais divertido! Tenha certeza de que seu filho não se sentirá motivado a ajudar se ele tiver que fazer tudo sozinho.

E enquanto ajuda o seu pequeno, você pode mostrar a ele como você gosta que determinada ação seja feita — por exemplo, como os talheres devem ser guardados corretamente.

O que eu posso fazer para incentivar meu filho a ajudar em casa?

Precisa haver incentivo e reconhecimento para que as crianças continuem sentindo vontade de ajudar sempre! Os pequenos gostam de receber elogios, portanto, não se esqueça de agradecer e elogiar seu filho toda vez que ele ajudar em alguma tarefa.

A última dica é criar um quadro de tarefas com todos os dias da semana e o que a criança deve fazer em cada um deles. Todo dia que seu filho cumprir o que está escrito na tabela, ele ganha uma estrela ou uma carinha feliz. Um total de X carinhas felizes ou estrelas garante a ele uma recompensa especial, que pode ser um passeio, por exemplo.

Designar tarefas para as crianças pode ser um tanto chato no começo, mas, depois, todos da casa estarão habituados ao ritmo de organização. Com certeza, isso será benéfico tanto para a criançada quanto para as mamães cansadas.

Gostou do texto sobre tarefas para crianças? Esse tipo de conteúdo é do seu interesse? Então, convidamos vocês, mamães, a conferirem outro artigo no qual falamos sobre a melhor maneira de organizar os livros de seu filho.

Deixe um Comentário