was successfully added to your cart.

Veja 3 desafios da maternidade moderna e como lidar com eles

Receber o filho nos braços depois da longa espera da gestação é uma das grandes emoções na vida de uma pessoa. Nesse momento, as mães, especialmente as de primeira viagem, não podem imaginar o quanto suas vidas serão transformadas. Se a maternidade exercida antigamente já não nos parecia tão simples e fácil, a maternidade moderna veio para provar que ser mãe é mesmo um desafio diário.

A cultura implantada hoje não tem espaço para a maternidade no modelo em que ela costumava acontecer. A maioria das mães têm 4 meses para se adaptar a tudo que é novo e fazer com que o bebê também se adapte ao mundo fora da barriga. Esses meses passam rápido e, em seguida, as mães têm que voltar ao trabalho e encaixar sua antiga rotina aos cuidados com seu bebê. 

Nessa jornada, existem vários desafios. Conheça os principais no nosso post de hoje e saiba como lidar com eles. Vamos lá!

A escolha de conciliar a maternidade moderna com a carreira profissional

A maternidade moderna desafia muitas mães a escolherem entre sua carreira e permanecer em casa com seus filhos — e há, claro, aquelas que tentam fazer funcionar as duas tarefas simultaneamente. No entanto, mesmo que a mãe opte por empreender e trabalhar de casa, respeitando e priorizando os horários dos filhos, ainda assim é um desafio contemporâneo se destacar no mercado de trabalho.

Desempenhar este papel multitarefas de ser mãe, profissional, cuidar de sua aparência, cuidar da casa, dos filhos e do marido é assustador para muitas mulheres. Se estar em casa em tempo integral as torna realizadas por acompanhar o crescimento dos filhos, por outro lado poder sair de casa e se relacionar com colegas de trabalho também é animador e faz muitas se sentirem mais ativas.

Em qualquer escolha é importante saber aproveitar o tempo com seus filhos. De nada adianta ter um grande tempo junto ao bebê, se esse for sem qualidade. São alguns minutos ou poucas horas que podem fazer a diferença e estreitar os laços com os filhos.

A superproteção e os mimos nos cuidados com os filhos

A culpa pode fazer muitas mães enxergarem apenas os aspectos negativos ao saírem para o trabalho e deixarem seus filhos sob cuidados de outras pessoas. Isso tem provocado um certo desajuste quanto à atenção exagerada e os diversos mimos que muitas crianças têm recebido em seus lares, como forma de compensação.

A maternidade moderna trouxe, aos pais, o desafio de saber dosar a atenção e entender que há muito a ganhar quando a criança depende também de outras pessoas — mesmo que alguns acontecimentos do dia sejam frustrantes para a criança —, pois é uma oportunidade para que ela aprenda sobre independência, individualidade e consiga resolver seus conflitos sem a intervenção dos pais.

A segurança no uso da Internet pelas crianças

Pensando em apoiar a educação dos filhos, muitas famílias têm se rendido ao uso de computadores, smartphones e tablets. Controlar o acesso à Internet das crianças é um grande desafio da maternidade moderna.

O desafio está no acesso ilimitado a um mundo inteiro de informações e conteúdos. Se por um lado isso é um grande benefício para essa geração, por outro lado tem preocupado muitos pais, que algumas vezes não sabem como monitorar ou restringir o uso dessa tecnologia.

É essencial que os pais tenham conhecimento do que seus filhos acessam: para isso, a conversa é o melhor caminho. Aprender a usar essas tecnologias e orientar sobre o uso de fotos e a divulgação de informações pessoais, como escola e lugares que frequentam, é primordial para que seus filhos entendam os perigos que podem enfrentar.

A escolha por gerar e cuidar de um filho é um importante passo, especialmente porque, hoje em dia, muitas mães não têm apoio de familiares por perto. A culpa e a insegurança não são novidades trazidas pela maternidade moderna. Portanto, acredite: não há perfeição ou modo correto de criar os filhos — enfrentar esses desafios é que é um ato de coragem e amor.

Você gostou desse post? Então deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência e quais outros desafios da maternidade moderna você enfrenta ou já enfrentou. Até a próxima! 

Deixe um Comentário