Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

Volta às aulas: como auxiliar a criança no processo de readaptação?

A volta às aulas dos filhos é algo que mexe com toda mãe. E não é por menos: longe da nossa vista, interagindo com novas pessoas, lidando com outras rotinas… é impossível não se preocupar com os pequenos. Mesmo assim, essa não é uma situação para desespero!

A readaptação é uma fase natural no processo de crescimento das crianças. O mais importante para voltar com os hábitos e horários da escola é que filhos e pais se preparem juntos. Dessa forma, podemos passar toda a tranquilidade de que as crianças necessitam.

Hoje, mostraremos algumas ideias para ajudar o seu filho no retorno à rotina escolar. Continue lendo o post e saiba mais!

Desligue o modo férias aos poucos para a volta às aulas

Dormindo tarde, saindo bastante, aproveitando o calor na praia ou na piscina. Ufa! Chegou a hora de desacelerar a rotina das férias e voltar para a da escola. É necessário estipular um horário certo para dormir e, aos poucos, acordar o seu pequeno mais cedo para que ele lide melhor com as mudanças.

Muitas crianças, inclusive, aproveitam as férias para ficar com os pais até na hora do sono. Nesses casos, é importante que, antes da volta às aulas, o seu filho volte a dormir sozinho.

De qualquer modo, não faça tudo de uma hora para a outra: uma semana ou duas antes do recomeço das atividades escolares, comece a acordar o seu filho 10 minutos mais cedo a cada dia. Dessa forma, o corpo dele se acostumará gradualmente.

E não permita que ele fique até tarde brincando. Com o tempo, o sono virá de forma natural, mas, nos primeiros dias, talvez você tenha que determinar o tempo certo para ele dormir.

Deixe a criança acompanhar o processo

Que tal levar o seu pequeno com você na hora de comprar o material escolar? Assim, além de dar um toque personalizado aos itens, ele, com certeza, terá uma curiosidade maior e interesse em usar tudo o que consta na lista.

Quando a criança gosta de seu material e sente curiosidade — muitas normalmente querem usá-lo antes mesmo de as aulas começarem! — a volta às aulas se torna ainda mais fácil e animada.

Torne essa fase mais divertida e interessante

Faça com que a nova (porém habitual) rotina se torne divertida para a criança. Isso fará com que ela se sinta cativada e queira cumprir as tarefas e obedecer os horários.

Você pode propor que ela cante uma música na hora de arrumar o material, monte desenhos com a comida na hora de preparar o lanche e muito mais!

Aproveite esses momentos para desenvolver as habilidades e a independência do seu filho, pois isso é muito importante para o crescimento saudável do seu pequeno.

Apoie a criança quando ela estiver em uma nova escola

É mais fácil para uma criança voltar às aulas quando vai para a mesma escola, com colegas antigos, professores conhecidos e ambiente com o qual ela já esteja familiarizado.

Contudo, para uma criança que vai a uma nova escola, toda a preocupação com a timidez fica ainda maior. Porém, para os dois casos, tanto a ajuda com palavras positivas da mãe quanto o apoio e presença do pai são essenciais.

Saiba que é tão difícil para os filhos quanto é para você

É difícil ver os nossos filhos crescendo, tornando-se cada vez mais independentes e começando a viver os próprios caminhos. Contudo, essa fase é necessária para o crescimento do pequeno.

Na volta às aulas, vale falar o quanto você sentirá falta dele, mas com cautela e tato, pois isso pode deixar a criança com mais vontade de não ir à escola. Dê conselhos de incentivo: “A escola vai ser legal!”, “Aproveite bem o seu dia e divirta-se!”. Ou seja: demonstre o seu carinho ressaltando, ao mesmo tempo, como a escola será agradável.

Aproveite o período de volta às aulas com o seu filho de maneira relaxada e divertida. Assim, a nova fase será cheia de alegrias e aprendizados!

Gostou das dicas sobre como preparar o seu pequeno para a volta às aulas? Quer nos contar a sua experiência, dar alguma sugestão ou tirar dúvidas? Deixe um comentário no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading