5 dicas para deixar em ordem a rotina de estudos do seu filho

Como vai, mamãe? No post de hoje, nós vamos falar sobre um assunto que preocupa 10 em cada 10 mães: a rotina de estudos dos filhos!

O início do ano letivo é quase sempre um problema. Como as crianças ficam um bom tempo de férias, o período de retorno às aulas exige um esforço maior para corrigir e readaptar os comportamentos, para que as notas vermelhas e a recuperação (ou até mesmo a repetência) no fim do ano não venham.

Além disso, temos outras preocupações bem importantes. Material escolar, boa escola, comprar uniforme…

Para te ajudar nessa tarefa, a seguir vamos abordar 5 dicas de como organizar uma rotina de estudos eficiente para seu filho. Vamos lá?

1. Crie um cronograma

A primeira coisa que deve ser feita é planejar e determinar regras de como será a rotina de estudos. Uma das etapas essenciais nesse processo é a criação de um cronograma de atividades para que seja seguido de acordo com o dia a dia do seu filho.

Você pode organizar as tarefas da semana, quinzena ou do mês, colocando todas as atividades diárias, mesmo aquelas que não estão relacionadas ao estudo. Desse modo, dá para ter uma visão geral de qual o melhor horário para seu filho se dedicar ao aprendizado.

2. Desenvolva uma rotina de estudos diários

Quem nunca deixou para estudar um dia antes da prova e se deu mal? Acredite, seus filhos também fazem isso! Portanto, é preciso adaptá-los a estudar todos os dias.

Até mesmo para os pequenos que têm a agenda “cheia”, essa dica é ideal. Mesmo que se estude uma hora por dia, é melhor que estudar várias horas em um único período. Assim, ele aprende um pouco todos os dias e relembra a matéria mais facilmente.

Uma técnica interessante é fazê-lo estudar novamente a matéria que foi estudada no dia, como uma forma de reforçar o aprendizado.

3. Diversifique o método de estudos

De tempos em tempos, surgem novos métodos de estudo que prometem um aprendizado mais fácil e eficiente. Na verdade, as técnicas são ótimas auxiliadoras, mas cada pessoa tem uma forma que se adapta mais às suas necessidades e preferências.

Quando criança, pode-se levar um tempo para descobrir qual é o melhor método para o seu filho. Alguns preferem os livros; outros, assistir a videoaulas ou fazer exercícios. Desse modo, é fundamental variar a metodologia de estudo, para descobrir qual funciona melhor e também para diversificar a forma de aprender, deixando a criança mais interessada.

4. Use materiais de organização

A organização é parte fundamental para uma boa rotina de estudos. Para ajudar nessa parte, há diversos materiais para auxiliar seu filho a manter tudo em ordem.

As etiquetas, por exemplo, são ótimas para identificar os materiais escolares. Além de serem lindas, com diferentes cores e tamanhos, podem ajudar o seu filho a não perder nenhum item importante na hora de estudar.

5. Mantenha um local para os estudos

As crianças têm muita energia e, por isso, são capazes de fazer diversas atividades ao mesmo tempo. Porém, quando o assunto são os estudos, é preciso ter concentração. Para isso, é imprescindível que seu filho tenha um cantinho em casa direcionado para desenvolver suas atividades escolares.

No momento da escolha, pergunte o cômodo preferido do seu filho e lembre-se de que o local precisa ser iluminado, silencioso e ventilado. Ah! E nada de permitir que ele estude deitado na cama, hein?

Falamos há pouco que um dos aspectos mais importantes na rotina de estudos do seu filho é a organização. Neste post, mostramos 5 dicas de como ensiná-lo a ser mais organizado. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading