5 superdicas sobre amamentação

Depois de esperar por nove meses, você finalmente conheceu a carinha do seu bebê. A realização desse sonho é uma maravilha, mas não sobra muito tempo para pensar nisso, pois você logo começa a amamentar e as dúvidas começam a surgir. Nesse momento, muitas mães se perguntam quais cuidados tomar na hora do aleitamento materno.

Para ajudar você nesse período e deixar tudo mais claro, não deixe de acompanhar nossas cinco dicas sobre amamentação!

Siga uma dieta equilibrada e invista nos líquidos

Muitas mães ficam preocupadas com o que comer nesse momento, principalmente as de primeira viagem. Na verdade, não existe um cardápio específico, mas é bom que você continue seguindo uma alimentação equilibrada e saudável, pois isso faz bem para si e para o bebê também.

Além disso, é bom dar uma atenção especial aos líquidos e se esforçar para aumentar a ingestão deles. A água é a matéria-prima para a produção de leite dentro do seu corpo, então é normal que você sinta mais sede. Para não comprometer a produção e continuar a amamentar seu bebê com tranquilidade, aumente a quantidade que bebe por dia.

Afaste-se de certos alimentos

Embora não haja uma restrição alimentar muito clara, é bom tomar cuidado com alguns alimentos, pois eles podem causar uma reação negativa do bebê. Alguns dos alimentos responsáveis por isso acontecer são: leite de vaca, castanhas, frutos do mar e carne de porco. Portanto, talvez seja melhor se afastar deles nesse período.

Além disso, é bom evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois isso pode fazer com que você tenha uma dificuldade maior de reter os nutrientes da sua alimentação (e ainda pode ser absorvido pelo bebê). Ou seja, não é uma boa ideia. E, por fim, consuma com moderação bebidas com cafeína.

Esqueça o regime

Muitas mães ficam querendo recuperar as medidas de antes da gravidez, mas esse não é o momento ideal. Cortar calorias no período de amamentação pode não ser nada bom, pois o seu corpo precisa delas para que você continue fazendo o aleitamento sem nenhuma interrupção. Para você ter uma noção melhor, as mulheres consomem 20% a mais de calorias nesse período da vida, ou seja, a própria amamentação fará com que você emagreça.

Tenha cuidado com os remédios

Diferente da gravidez, vários remédios estão liberados no período de aleitamento, mas é bom consultar seu médico sempre que precisar de algum deles. Afinal de contas, a automedicação é um perigo em qualquer etapa da vida.

A pílula anticoncepcional pode ser consumida para evitar uma nova gravidez, mas é importante optar apenas pelas que não têm estrógeno na composição, pois ele pode chegar ao bebê pelo leite e ocasionar um desequilíbrio hormonal.

Amamente por, no mínimo, seis meses 

Muitas mães também se perguntam qual o período destinado à amamentação. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, é a amamentação exclusiva até o neném completar seis meses. Se você voltar a trabalhar antes disso, pode ordenhar o leite e pedir que alguém dê para a criança.

Depois dos seis meses iniciais, a amamentação deve ser mantida, mas agora em parceria com uma alimentação complementar. Ela pode durar até os 2 anos ou mais, em certos casos.

Caso você tenha alguma dificuldade com a amamentação, como pouco leite ou leite empedrado, por exemplo, não precisa se desesperar. Nada de culpa nessa hora! O mercado já conta com fórmulas que conseguem oferecer tudo que o bebê precisa e você pode optar por uma delas. Mas não deixe de conversar sobre o assunto com seu médico.

Como você pode perceber, essas são dúvidas muito comuns, mas que podem clarear a sua mente nesse período tão novo e maravilhoso que é o aleitamento. Seguindo essas dicas sobre amamentação esse período será ainda mais tranquilo e leve para você. Se você ficou com alguma dúvida e gostaria de algum esclarecimento mais específico, não deixe de comentar no espaço abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading