Com qual idade e como tirar a mamadeira do seu filho?

À medida que as crianças crescem, muitos pais apresentam a mesma dúvida: como tirar a mamadeira dos filhos e em que momento iniciar essa mudança? Ambos os questionamentos se tornam ainda mais frequentes quando os pequenos demonstram estar bastante apegados e relutantes em substituí-la por outro acessório.

Por isso, o ideal é que esse processo não seja muito tardio e se inicie entre 1 e 2 anos de vida, quando as crianças entram na fase de desmame e passam a ingerir outros líquidos e alimentos. Assim, a mudança na alimentação vai facilitar a adaptação deles ao uso de copos e outros utensílios.

Para tornar essa transição ainda mais simplificada e eficiente, reunimos 4 dicas de como tirar a mamadeira do seu filho. Confira!

Introduza um copo chamativo na rotina da criança

A primeira dica para tirar a mamadeira é oferecer um copo no lugar dela. Contudo, não se trata de um copo qualquer ou simples, pelo contrário.

Ele precisa ser chamativo, colorido e até contar com adornos que atraiam a atenção e, principalmente, o interesse da criança. Caso ela já tenha predileção por algum desenho, você pode utilizar o utensílio com a figura ou símbolo de algum personagem da animação.

Dessa maneira, o pequeno verá o utensílio não como um substituto da mamadeira, mas sim um agrado divertido e bonito com o qual vai querer estar sempre.

Faça a mudança de forma gradual

Introduziu o copo na rotina do seu filho? Então comece a mudança gradualmente. Isto é, acostume-o pouco a pouco com a presença desse novo utensílio para ingerir líquidos.

A princípio é interessante oferecer apenas água uma vez ao dia e ir aumentando gradualmente o número de vezes, até que ele não estranhe mais o fato de usar o copo para beber. Feito isso, será a vez do suco e assim sucessivamente.

Apesar de mais longo, esse método evita que a criança estranhe o novo hábito e reaja negativamente, seja se recusando a realizar a troca ou fazendo birra, por exemplo.

Sirva de exemplo na hora de tirar a mamadeira

As crianças tendem a repetir atitudes e comportamentos dos adultos, pois essa é uma das formas que elas possuem para entender o ambiente no qual estão inseridas e se tornarem mais similares aos mais velhos.

Por isso, aproveite esse hábito infantil para ser um exemplo do porquê o seu filho deve abandonar a mamadeira.

Quando oferecer suco ou água ao pequeno, beba algum líquido para acompanhá-lo e estimulá-lo mostrando, por exemplo, que isso o faz se tornar mais parecido com você e que mostra que ele está crescendo. Palavras de incentivo são sempre muito bem-vindas!

Resista aos pedidos do seu filho

Por fim, seja firme e resista aos pedidos que o seu filho fará para voltar a usar mamadeira, especialmente no início desse processo de transição.

Isso porque ele pode se tornar mais dengoso, chorar e até fazer birra. Assim, é fundamental não ceder para não regredir. Além disso, evite brigar ou mesmo gritar com a criança quando houver esse tipo de comportamento.

Procure ser paciente, carinhoso e distraí-lo com outros focos de atenção no ambiente. Aos poucos, a insistência dele vai diminuir até que ele mesmo esqueça a mamadeira por completo.

Como você pôde perceber, saber como tirar a mamadeira do seu filho exige paciência, visto que é um processo gradual. Além disso, é importante que ocorra junto com o desmame para ajudar na transição de hábitos.

Gostou do tema desse post? Aproveite para ler mais sobre como tirar o bebê do leite materno sem traumas e sanar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading