Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

Hora do exemplo: como ensinar crianças a pedir desculpas

Olá, mamãe, como vai?

Cuidar de um bebê pode dar trabalho, mas é quando chega a hora de ensinar valores aos filhos que temos mais medo de falhar, não é mesmo? Algumas coisas, como ensinar crianças a pedir desculpas, são muito importantes e exigem paciência e atenção.

Não se trata de obrigar a criança a simplesmente repetir a palavra desculpa, mas de ensiná-la o significado disso. Esse processo é importante para que ela desenvolva a habilidade de lidar com seus erros e resolver problemas, o que será fundamental na vida adulta.

Atualmente, quando seu filho erra, não é tão difícil arrumar a bagunça; mas ao passo que ele cresce, os danos também ficam maiores, e aprender a lidar com eles e limpar o caos é essencial.

Por isso, o nosso papo neste post é sobre como ensinar crianças a pedir desculpas de forma sincera e empática. Veja algumas atitudes podem ajudar seu filho a se colocar no lugar do outro e entender o que é certo e errado. Confira!

A importância do exemplo

Crianças aprendem pelo exemplo, e nós sabemos disso melhor do que ninguém. Aposto que você já deu boas gargalhadas observando sua filha falando com as bonecas dela, exatamente como você costuma falar com ela, estou certa?

Pois é, com o pedido de desculpas precisa funcionar da mesma maneira, ou seja, os pais precisam dar o exemplo. Isso vale tanto para situações que não envolvam a criança, como em um desentendimento entre pai e mai, ou mesmo com outras pessoas, quanto diretamente com ela. Peça desculpas na frente do seu filho e para ele, se for o caso.

Afinal, apesar de mães, somos humanas e também erramos. Eventualmente, exageramos em uma bronca, ou mesmo culpamos os filhos por uma falha que não foi deles. Nesse caso, é importante pedir desculpas, assumir o erro, oferecer uma solução e prometer não fazer novamente.

Nessa ordem, diga que errou em gritar com ele, que sabe que ele ficou assutado, oferecendo o colo para acalmá-lo, e por fim, prometa que vai se esforçar para não fazer novamente.

Antes dos 5 anos, as crianças ainda não tem o desenvolvimento cognitivo necessário para sentir remorso, por isso, pedir desculpas pode se tornar um ato automático, sem muito significado para eles. Assim, uma boa maneira de entenderem o efeito do pedido é quando acontece com eles.

Além disso, é muito importante que percebam que todos cometem erros e pedem desculpas e aprendam um pouco sobre perdão também.

Dicas sobre como ensinar crianças a pedir desculpas

Agora que ficou clara a importância de ser uma referência para eles, vou te dar algumas dicas de como agir na hora em que o seu filho deve pedir desculpas para alguém, seja adulto ou criança.

Ensine empatia

A lição moral mais importante sobre as desculpas é mostrar à criança como ela deve se colocar no lugar do outro. Caso contrário, o pedido funciona apenas como uma palavra mágica para livrá-la da situação.

Seu filho deve entender o que causou e por que deve se desculpar, mas ensinar pode não ser tão simples. É difícil para os pequenos perceberem isso tudo, então cabe aos pais dizerem o que aconteceu. Por exemplo: “Você puxou o brinquedo da mão do amigo e o braço dele ficou arranhado, olha só, deve estar doendo”.

Identifique as consequências

Seguindo o mesmo raciocínio, é preciso identificar as consequências do comportamento agressivo, apontando-as para que a criança perceba. Se ela jogar o prato de comida propositalmente no chão, mostre a sujeira e o trabalho que vai dar limpar tudo aquilo.

Quando os danos são psicológicos e não morais, pode ser mais difícil de entender. Nesse caso, foque na identificação dos sentimento e pergunte como eles se sentiriam se o amigo ou o irmão pegasse o seu brinquedo, por exemplo.

Sugira uma atitude

Embora elas não sejam muito boas em sentir pena, crianças são ótimas em tomar atitudes. Mais do que pedir desculpas, é importante ensiná-las a consertar seus erros. Então, sugira que ela pegue um curativo para o amigo que ficou machucado, ou busque uma caixa para recolher os brinquedos que jogou longe.

É fundamental que ela assuma a responsabilidade pelo dando causando oferecendo ajuda para consertar ou amenizar o problema.

Cuidado com as objeções

Para concluir, o próximo passo é estimular a criança a garantir ou, pelo menos, prometer sem empenhar em não fazer de novo. Afinal, ela não pode ficar com a impressão de que bastará sempre pedir desculpas que tudo se resolve.

Especialmente quando começam a crescer, elas tendem a adotar o “Desculpa, mas”, ou seja, pedem desculpa se justificando pelo erro ou jogando a culpa para outra pessoa, como: “Desculpa, mas ele me empurrou”.

Você precisa avisar seu filho que esse hábito não é legal, afinal, um erro não justifica o outro. No lugar do “Desculpa, mas” sugira um “Desculpa, da próxima vez não vou revidar”.

Seja paciente

É normal ficar chateada e desapontada com os filhos quando eles aprontam e fazem birra, especialmente se já estamos cansadas de chamar a atenção sobre o mesmo ponto.

Acontece que o tempo deles é diferente, eles não sabem esperar, pedem desculpa e pronto, já vão logo dizendo “mas eu já pedi desculpas”. Quando forem adolescentes, a frase ainda será acrescida de “o que mais você quer que eu faça?”.

Tenha paciência, eles aprendem pelo exemplo e pela repetição. Não será na primeira e, talvez, nem na quinta vez, mas uma hora aprendem. Nesse meio tempo, quando for difícil seguir em frente, tire um tempo, desabafe com uma amiga, peça reforço. Outros adultos que são referência para a criança, como avós, tios e professores, podem ajudar.

Pois é, amiga mãe, ninguém falou que seria fácil, não é? Todas as mães enfrentam desafios na educação dos seus filhos, como ensinar crianças a pedir desculpas, mas eu aposto que se você adotar essas práticas vai ser mais fácil passar por essa etapa. Assim, seus filhos vão aprender a se desculpar com cordialidade e, principalmente, sinceridade.

Se você curtiu essas dicas, compartilhe o post nas redes sociais e ajude outras mães a lidar com isso!

One response to “Hora do exemplo: como ensinar crianças a pedir desculpas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading