was successfully added to your cart.

Como equillibrar a maternidade com a vida profissional?

A maternidade é um dos períodos mais esperados na vida de muitas mulheres e merece ser desfrutada com tudo que se tem direito. Porém, a grande dificuldade enfrentada pelas mães é o desafio de conciliar o cuidado com os filhos e a vida profissional. 

A boa notícia é que é possível equilibrar os dois aspectos — mas é importante ter muita disciplina! Confira as dicas que preparamos para que você tenha sucesso nessa empreitada! 

Separe bem as coisas na sua cabeça

É muito importante que você tenha bem pontuado o que cada um dos dois lados exige. Por exemplo, quando chegar ao trabalho, se dedique e entregue as demandas. Mas, depois do expediente, desconecte-se desse mundo corporativo e dedique-se exclusivamente à sua família.

Dê toda a sua atenção e tempo aos seus filhos e aproveite o tempo junto a eles. Acredite, eles são capazes de perceber se você está realmente presente ou preocupada com outros afazeres.

Livre-se do sentimento de culpa

É fato: quem busca conciliar a vida profissional com a maternidade precisa abrir mão de alguns momentos com os filhos. Atividades como levar no futebol e na natação ficarão a cargo de outra pessoa. É importante saber lidar com isso e não sentir culpa!

Pense que não é possível participar de tudo, e isso pode incluir alguns momentos que você gostaria de estar presente. Mas tenha em mente que você não precisa fazer tudo e que é possível delegar algumas funções importantes para outras pessoas. Descentralize e viva esse momento com mais leveza!

Equilibre bem o seu tempo

O tempo livre, fora do trabalho, é curto. Por isso é tão importante planejar bem como usá-lo, investindo em programas legais com os filhotes. Administrar o tempo é um ponto que precisa ser desenvolvido com muita seriedade, se você quiser conciliar as duas tarefas. Pense no que é realmente valioso para você, determine prioridades e programe-se!

Não se esqueça de você

Entre a correria do trabalho e cuidar dos filhos, realmente sobra muito pouco tempo para si mesma, não é verdade? Portanto, é essencial se esforçar para separar alguns minutos e se dedicar ao cuidado com você. Ficando bem consigo mesma e tendo uma boa autoestima, tudo fica mais fácil, inclusive os relacionamentos interpessoais.

Dê atenção ao seu parceiro

Pode ser realmente muito difícil parar para cuidar de você e ainda mais dar atenção para o marido. Entretanto, isso é mais importante do que muitas mulheres imaginam. 

Envolva seu parceiro nas atividades, faça com que ele exerça seu papel como pai e divida com ele todas as tarefas relativas às crianças. Aproveite também para cuidar também do seu casamento, pois assim seus filhos poderão usufruir de boa estrutura familiar, tão importante para o crescimento e saúde emocional dos pequenos.

Aceite suas falhas

As falhas e os deslizes vão acontecer, assim como acontecem em todo o tipo de relacionamento. Então, aprenda a lidar com a imperfeição e os erros da melhor maneira possível. Procure entender que, apesar de mãe e profissional, você é humana e também tem muito o que aprender! 

A maternidade e a vida profissional são dois aspetos importantíssimos que podem trazer muitas realizações. Portanto, separe as funções e se dedique a ambas, identificando sempre o que é prioritário e urgente. Esse é o caminho do sucesso para equilibrar ambas as esferas! 

Para continuar recebendo o nosso conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe um Comentário