Ganhe adesivos juninos em todos os pedidos acima de R$100! Aproveite ;-)

Como identificar crianças com problema de visão?

Muitas vezes olhamos para as crianças e pensamos que elas têm a visão perfeita. Em parte, isso pode ser verdade, já que todo o sistema ocular está “novinho em folha”. Ainda assim, algumas delas já nascem (ou desenvolvem logo cedo) algum problema de visão.

Se você é mãe, então pode ser que tenha se assustado com essa informação — mas não precisa se desesperar. Por isso, trouxemos para esse artigo diversos aspectos que podem te ajudar a identificar crianças com problema de visão. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura!

Apertar os olhos para ler

Muitas crianças dão indícios de problemas na visão quando começam a ser alfabetizadas. Como passam a ter mais contato com livros e cadernos é comum observar algumas delas “apertando” os olhos para ler.

Se você não sabe o que isso significa, é uma tentativa de melhorar o foco e assim enxergar melhor. Esse é um caso clássico de crianças com problemas de visão e, se perceber seu filho fazendo isso, então é bom ficar de olho e procurar um médico.

Reclamar de dor de cabeça constantemente

Não está entre os casos mais comuns uma criança com dor de cabeça frequentemente — e justamente por isso alguns pais pensam que é mentira —. Quando isso começa a acontecer é bem provável que seja algum esforço para enxergar melhor.

Repare se essas reclamações aparecem quando ela está em sala de aula ou fazendo alguma tarefa para casa. Esses são indícios de que está forçando muito a visão e precisa de cuidados especiais.

Sentar muito próximo dos dispositivos eletrônicos

As telas desses dispositivos estão cada vez maiores, mas ainda assim algumas crianças insistem em sentar bem na frente da televisão, computador ou celular. Esse pode ser outro indicativo de que esteja tendo dificuldade em ver detalhes, um possível sinal para a miopia.

A partir de agora, quando reparar que seu pequeno aproxima demais os olhos de tudo para enxergar com clareza, não deixe de investigar a causa com um profissional especializado.

Andar de cabeça baixa

Algumas crianças com problemas de visão também andam olhando para baixo. Essa é a maneira de garantirem um bom percurso e evitarem tropeços ou até mesmo tonteiras.

Isso acontece porque quando os pequenos apresentam estrabismo ou desequilíbrio no músculo ocular podem ter também dupla visão. Nesse caso, andar de cabeça baixa é uma reação que traz mais segurança para a criança. Portanto, visite um médico caso tenha notado esse comportamento.

Ter sensibilidade excessiva a luz

A luz também pode ser um grande incômodo para aqueles que têm problemas de visão. Algumas crianças lacrimejam ou até mesmo tampam os olhos, tudo com o objetivo de demonstrar o incômodo. Esse pode ser um indicativo de exotropia, um tipo de estrabismo, e deve ser analisado por um especialista.

Tampar um olho com a mão

Algumas vezes os pequenos adotam a medida de tapar um dos olhos com a mão para enxergar com o outro que funciona melhor (ou o “olho bom”). Assim que perceber essa atitude, não deixe de ligar o sinal de alerta. Esse comportamento pode indicar ambliopia ou estrabismo. Mais uma vez, caso isso ocorra com frequência, talvez seja hora de levar o pequeno ao oftalmologista.

Depois de descobrir alguns dos principais sinais de crianças com problemas de visão, não deixe de ficar atento e observar melhor o seu filho. Essa é a melhor maneira de tomar uma atitude e evitar que o problema se agrave.

E então, gostou de nossas dicas? Acompanhe essas e muitas outras em nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Pinterest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading