Produtos com 30% off até sexta-feira, 26/04. Confira!

7 dicas de como organizar o material de escritório

Olá, mamãe! Tudo bem? Hoje, vamos falar de um assunto especial: como organizar material de escritório. Sabemos que você está sempre com a cabeça lotada de preocupações enquanto está trabalhando, especialmente em relação aos pequenos, desde o material escolar até o que dar de comer. Com todas essas minhocas na cabeça, fica até difícil manter o escritório organizado, não é mesmo?

Mas não se preocupe! Neste post, vamos dar 7 dicas de como deixar tudo em ordem, seja trabalhando em casa, seja trabalhando fora. Vamos lá?

1. Recolha o que não estiver em uso

Comece fazendo um baita exercício de desapego. Pegue todas aquelas canetas que não escrevem mais, aqueles papéis entulhados e tudo o que não foi usado nos últimos seis meses. Jogue uma boa parte no lixo. Se for possível doar algo, doe, e guarde aquilo que ainda for essencial. Existem muitas coisas que não usamos mais, mas que mantemos por achar que serão úteis no futuro. Pense se realmente você precisa manter tanta coisa armazenada.

Quer ver uma coisa legal para o meio ambiente que você pode fazer? Pegue aqueles papéis que estão escritos ou impressos só de um lado e dê para os seus filhos exercitarem a criatividade. Nós apostamos que eles vão adorar!

Já está se sentindo mais leve? Então, vamos aos próximos passos.

2. Coloque etiquetas em caixas e outros artigos

Separe todos os objetos em caixas e use muitas etiquetas para identificar o que está contido em cada uma delas. Coloque fios de eletrônicos, post-its, clips, canetas extras, grampeadores, remédios, fones de ouvido, entre outros. Esse processo é ótimo para você diferenciar o que é seu, o que é da empresa e o que é dos seus colegas.

Mamãe, se você trabalha em casa, preste muita atenção: mantenha todos os objetos perigosos fora do alcance das crianças, combinado? Se você tem tesouras pontiagudas, estiletes, super colas, objetos pesados de metal (ex.: grampeadores) e remédios, trate de deixar tudo isso guardado em uma caixa etiquetada, numa prateleira bem alta ou numa gaveta com chave. Assim, os seus pimpolhos não vão correr nenhum perigo ao brincar no seu escritório.

3. Use porta-objetos

Deixe tudo o que for mais usual ao seu alcance em um porta-objetos. Canetas, lápis, borracha e corretivos devem estar pertinho de você para anotar qualquer coisa em um segundo.

Se os seus filhos são menores de 3 anos, vale a pena guardar esse porta-objetos depois do expediente, caso você trabalhe em casa. Sabe por quê? Eles podem brincar com as canetas, estourar a tinta e fazer uma tremenda bagunça — ou pior, intoxicarem-se. Por isso, mantenha essas coisas longe deles!

Outro motivo é que eles podem resolver fazer uma linda arte abstrata naquele relatório impresso bastante caprichado que você demorou meses para escrever e coletar dados, e que precisa ser entregue em vinte minutos, sendo que você não tem como imprimir outra cópia. Já pensou se isso acontecesse?

4. Faça lembretes

Nós sabemos que a sua cabeça está sempre a mil por hora. Então, o que você acha de tirar algumas coisas da sua mente e escrever as suas tarefas?

Uma boa dica é usar um planejador semanal. Dessa maneira, você vai ter uma visão mais ampla do que realmente precisa ser feito, podendo relacionar as suas atividades de trabalho às suas tarefas de casa, por exemplo. Também é muito importante se situar no tempo. Às vezes, esquecemos até o ano em que estamos, não é verdade? Nessas horas, é uma boa ideia ter um calendário com a foto de quem você ama. O seu dia fica até mais leve!

Toda mãe que trabalha fora morre de saudades dos seus pimpolhos. Isso é fato. Se eles já estão crescidinhos e sabem escrever, que tal pedir para redigirem um recadinho para você deixar na sua mesa? Mas não vá se distrair olhando para essa fofurice toda hora! E, claro, use esse recurso para se lembrar de tarefas importantes no trabalho.

5. Utilize gaveteiros no seu escritório

É muito importante investir em bons gaveteiros para deixar tudo organizado. Mantenha a maioria das caixas e dos objetos guardados neles. Na mesa, só deve ficar o essencial para a execução das tarefas mais recorrentes do dia a dia. O minimalismo vai ajudar a manter a sua visão menos poluída, além de permitir que você foque naquilo que é mais urgente.

Caso você trabalhe em casa e tenha filhos pequenos, considere comprar gaveteiros que sejam trancados com chaves ou deixá-los “à prova de bebês”, usando travas de segurança que podem ser adquiridas em lojas de construção. Se você trabalha fora e usa um móvel compartilhado, não se esqueça de etiquetar todos os itens que são seus.

6. Tenha itens de limpeza

Não adianta! A gente limpa e limpa, mas a mesa e o computador sempre voltam a ficar empoeirados. Para manter tudo bonitinho, deixe alguns itens de limpeza por perto.

Você não vai precisar de muita coisa. Basta comprar dois paninhos de microfibra e um álcool-gel próprio para limpeza (alguns, inclusive, têm cheirinho). Alterne: primeiro, passe o paninho com álcool e, depois, passe o paninho seco. Seguindo esse passo a passo, tudo vai ficar brilhando e você ainda fica longe da poeira que pode deixá-la doente!

No entanto, lembre-se sempre de manter os produtos proibidos fora do alcance de crianças, ok?

7. Personalize o ambiente

Tudo o que tem a nossa cara fica bem mais aconchegante, não concorda? Por isso, deixe o seu escritório refletir quem você é.

Se você trabalha fora, deve seguir as regras da sua empresa, obviamente. Mas nada impede que você tenha uma foto da sua família, que deixe caixas etiquetadas sobre a mesa ou recados anotados no computador. Afinal, você está longe de casa e quer se sentir à vontade no dia a dia.

Quando o escritório fica dentro de casa, a coisa muda completamente de figura. Você manda no seu cantinho. Inclusive, mamãe, esse espaço pode ser compartilhado com a sua família!

Os seus filhos gostam de fazer lição de casa perto de você, enquanto trabalha? Então, pendure um quadro de incentivo no escritório, para que eles se sintam motivados a fazer as tarefas com o mesmo afinco que você. Para não confundir o material escolar deles com o seu, mantenha tudo devidamente identificado. Imagine anotar coisas importantes no caderno de matemática deles, e eles exercitarem a tabuada de multiplicação nos seus contratos?

As paredes são um ótimo lugar para colocar o planejador semanal e o calendário que mencionamos. Dessa forma, você vai manter as atividades de todo mundo sob controle.

Viu, mamãe? Não é nada difícil descobrir como organizar material de escritório. Na verdade, isso pode se tornar uma tarefa bem gostosa. A Grudado em Você tem vários itens incríveis para facilitar esse processo. Entre em contato com a gente e descubra como podemos deixar o seu dia a dia mais especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading