Use o cupom: VINTE pra ganhar 20% de desconto !

Como tirar o bebê do leite materno sem traumas

A amamentação pode ser uma fase cheia de desafios, mas não dá para negar: é também mágica, pois mãe e bebê criam um vínculo forte, cheio de amor, carinho e cumplicidade.

Contudo, uma coisa é certa: os filhotes crescem e, de repente, é chegada a tão angustiante hora do desmame. A verdade é que, se feito de maneira gradual, o desmame não precisa ser sofrido.

Mamães, o assunto de hoje é como tirar o bebê do leite materno. Traremos dicas e recomendações para que esse momento seja superado com leveza e muito amor. Vamos juntas?

1. Busque orientação com o pediatra

É comum que os bebês comecem a abandonar o seio materno quando são apresentados à uma variedade de alimentos, próximo dos 2 anos de idade. Porém, antes de iniciar o desmame, é essencial buscar a orientação do pediatra.

Somente este profissional poderá garantir que a dieta alimentar de transição vá suprir todas as necessidades nutricionais do pequeno, além de ter certeza que o leite materno não fará falta.

Atenção: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses. Somente a partir de então é que os pais devem começar a introdução de outros tipos de alimentos na dieta do bebê.

2. Evite a interrupção rápida do aleitamento

O segredo para evitar o sofrimento desnecessário de mãe e bebê durante o desmame é conduzir o processo da forma mais tranquila e gradativa possível.

Jamais tome essa decisão de dia e já tire o peito do seu filho à noite. O sofrimento é tanto para o pequeno que está acostumado não só com o leite materno, mas com o aconchego e com o carinho da mamãe, quanto para a mulher, que provavelmente sofrerá com os seios ainda cheios de leite e bastante doloridos.

Substituir a mamada por algum alimento, leite ou suco na mamadeira ou copinho é a melhor maneira de como tirar o bebê do leite materno.

A dica aqui é, a princípio, escolher uma mamada para oferecer outros alimentos em vez do peito e sentir a reação do pequeno. Com o passar do tempo, vá trocando os outros horários de mamada.

Atenção: se você estiver com dificuldade de oferecer outros alimentos à criança, por ela ficar pedindo somente o peito, peça o marido ou outro membro da família para tentar acalmá-lo e dar o alimento.

3. Planeje a alimentação do pequeno com antecedência

Montar um cardápio antecipado é uma ótima dica para o desmame do filhote. Segundo a OMS, a partir dos seis meses os bebês já podem ingerir suco e frutas em papa. A partir dos sete, as papinhas salgadas fazem parte do cardápio e, com um ano, os alimentos em geral já são permitidos.

Planeje com antecedência como será a alimentação do seu filho durante a semana, o que ele comerá de fruta, de suco e a papinha salgada. Prepare os vegetais e as frutas. Assim, quando a criança pedir o peito, você estará preparada para oferecer outros alimentos ricos e nutritivos no lugar do leite materno.

O leite é outro quesito importante: as crianças desmamadas precisam tomar leite de fórmulas infantis e nunca leite de vaca.

Atenção: fique atenta às recomendações dos pediatras quanto ao uso do sal e açúcar, que devem ser evitados na alimentação dos pequenos.

4. Respeite o tempo da criança e tenha paciência

Cada criança tem o seu tempo e, para que o desmame ocorra sem trauma, é preciso que se respeite esse tempo, sempre com muita paciência e amor.

Pode ser que para o seu filhote seja mais difícil se desapegar do aconchego do seio materno, por isso redobre os momentos juntos, de dengo, conversas olho no olho. Abrace seu bebê e mostre que, embora ele esteja crescendo, o vínculo entre vocês nunca vai acabar.

Muitas mães ficam de cabelo em pé só de pensar em como tirar o bebê do leite materno. Porém, com muito amor, respeito e cuidado, esse momento tem tudo para ser só mais uma fase a ser vencida em conjunto: mãe e filho(a).

E você, já passou pela fase do desmame? Como foi sua experiência? Tem outras dicas? Deixe seu comentário e ajude outras mães a superarem esta fase!

97 responses to “Como tirar o bebê do leite materno sem traumas

  1. Olá meu filho te dois anos e um mês. Estou com mta dificuldade para tirar ele do peito, não aguento mais ele já não janta nem almoça direito so quer o peito. A madrugada não posso nem me mexer que ele ve que não está mamando e começa a chorar ate eu dar o peito, ele não chupa chupeta mamadeira apenas suco e água
    Não sei mais oq fazer estou definitivamente exausta. Por conta disso e por conta da minha outra filha de 6 anos que não quer mais dormi no quarto dela
    Alguem tem alguma dica para tirar ele do peito, tentei diversas vezes mas nunca consigo 😞 ele so quer ficar cmg não vai com ninguém nem com o pai

    1. Olá jediane..bom não sei só irei ti ajudar.mais estou passando por um processo de desmame minha filha tem 1 ano e 11 meses eu tbm não aguentava mais estava mais estava ficando doente, então minha prima me ajudou me dando dicas de como tirar o mama em três dias ..tomei uma decisão. e já vinha deixando ela mais tempo sem mamar..e então parei coloquei pó de café creme e perfume nos seios e quando ela vinha procurar dizia está dodói tem bichinho e mostrava o pó de café ela começou a ficar com nojo.toda vez que procura diga está dodói mamãe está dodói.e faz com que ele fique afastado um pouquinho de vc vê o que ele gosta de comer si ele não mama mamadeira a minha tbm não mama de outra coisa um pão leite suco no copo vê o que ele si adapta a minha começou a fazer seu próprio mingau o Mucilon sozinha ela pedia a colher o mingau e ali ela ficou a vontade para fazer o dela eu ensinando e assim ela está esquecendo. O processo dos seios vai ficar dolorido vai encher da febre mais passa vc precisa ser firme vai ser melhor para vc passa rápido seja firme vc tem que ser forte. Deus ti abençoe depois vc me diz si deu certo

  2. Boa noite bom minha bebê tem 1 ano 4 mês ela come de tudo na parte da manhã e da tarde ela comi comida como fruta toma suco comi de tudo mais na parte da noite na hora de dormi ela passa anoite toda no meu peito não aguento mais não sei mais o que fazer ela não toma mingal e nem leite já tente várias massas e leite mais ela não toma de jeito nem um ela passa anoite toda no meu peito eu não durmo direito de 3 em 3 horas ela acorda então se alquem tiver alguma dica pra mim passarei agradeço muito.

    1. Tenta leite de coco em pó comprando em loja de produtos naturais e mistura com a água ou leite em pó minha BB não pegava mamadeira e começou a pegar por conta do leite de coco

  3. Bom gente meu bebe tem 11 meses ja come de tudo mas a noite não abre a não do mama não ker mamadeira eo pior comecei a trabalhar a noite o primeiro dia ele chorou bastante do apavorada mas oque fazer trabalho uma noite sim outra não mas ele tem que aprender a ficar seem fazer oque

  4. Meu bebê tem 10 meses já come e também toma a fórmula, mais ele me suga muito e preciso tira-lo de peito estou anêmica

    1. Meu BB tem 2 anos e 2 meses mais não consigo tirar ele peito o que devo fazer ?

      1. Meu bebê também tem 2 anos e 2 messes ,ele nunca gostou de leite, mamadeira só pra água e suco. Hoje eu decidi tirar ele do peito por que está atrapalhando na alimentação dele ,ele está deixando de comer pra mamar, graças a Deus foi até tranquilo essa primeira noite ,ele tomou o leite, eu disse que era todinho , pra dormir tive que balançar na rede ,e foi de boa. Vamos ver como vai ser na madrugada! Acho que nessa idade a gente só tira se a gente tiver decidida e ter pulso forte. Bom também quando temos algum apoio familiar.

  5. Oi tudo bem!
    Minha bebê tem três anos e 4 meses , não consigo tirar ela do peito , ela me suga mais a noite e mama só de um lado do peito.Me sinto sem ânimo e desmotivada com tudo isso, já tentei muitas coisa.
    Ela começara a estudar esta semana , espero que ela esqueça o peito.

    1. Pensei que era so eu que estava sofrendo kkk😭a minha vai fazer 3 anos em julho mama muito a noite, acabei de comprar uma lata de nutrem e uma mamadeira, detalhe ela nunca pegou mamadeira e chupeta,mais em meio ao desespero,do cansaço e muita fome a noite, resolvi tentar isso exatamente hoje,e vim na internet procura alguém na mesma situação que eu,e achei kkkk. não sei se vou ter sucesso mais vou começar hoje dar ela a mamadeira com nutrem,e que Deus nos ajude

      1. Minha menina tem 2 anos ela ainda tambem mama no peito gosta mais de fazer de bico , já tentei tirar passei Barbosa não adiantou, ela fez careta depois volto a mamar e já vai começar ir pra escolinha como eu irei fazer ???

        1. A Minha bebê tem 1 ano e 10 meses; come de tudo é a noite toda mamadeira; fica na escolinha o dia todo e longe de mim é super comunicativa. Mas quando chego em casa ela se fecha só pra mim e quer peito a todo custo; depois lancha; janta; mas pra dormir só o peito. Fico cansada e de certa forma de saco cheio de tantos palpites, meus momentos com ela são sempre de muita alegria e bagunça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading