was successfully added to your cart.

Como tirar o bebê do leite materno sem traumas

A amamentação pode ser uma fase cheia de desafios, mas não dá para negar: é também mágica, pois mãe e bebê criam um vínculo forte, cheio de amor, carinho e cumplicidade.

Contudo, uma coisa é certa: os filhotes crescem e, de repente, é chegada a tão angustiante hora do desmame. A verdade é que, se feito de maneira gradual, o desmame não precisa ser sofrido.

Mamães, o assunto de hoje é como tirar o bebê do leite materno. Traremos dicas e recomendações para que esse momento seja superado com leveza e muito amor. Vamos juntas?

1. Busque orientação com o pediatra

É comum que os bebês comecem a abandonar o seio materno quando são apresentados à uma variedade de alimentos, próximo dos 2 anos de idade. Porém, antes de iniciar o desmame, é essencial buscar a orientação do pediatra.

Somente este profissional poderá garantir que a dieta alimentar de transição vá suprir todas as necessidades nutricionais do pequeno, além de ter certeza que o leite materno não fará falta.

Atenção: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses. Somente a partir de então é que os pais devem começar a introdução de outros tipos de alimentos na dieta do bebê.

2. Evite a interrupção rápida do aleitamento

O segredo para evitar o sofrimento desnecessário de mãe e bebê durante o desmame é conduzir o processo da forma mais tranquila e gradativa possível.

Jamais tome essa decisão de dia e já tire o peito do seu filho à noite. O sofrimento é tanto para o pequeno que está acostumado não só com o leite materno, mas com o aconchego e com o carinho da mamãe, quanto para a mulher, que provavelmente sofrerá com os seios ainda cheios de leite e bastante doloridos.

Substituir a mamada por algum alimento, leite ou suco na mamadeira ou copinho é a melhor maneira de como tirar o bebê do leite materno.

A dica aqui é, a princípio, escolher uma mamada para oferecer outros alimentos em vez do peito e sentir a reação do pequeno. Com o passar do tempo, vá trocando os outros horários de mamada.

Atenção: se você estiver com dificuldade de oferecer outros alimentos à criança, por ela ficar pedindo somente o peito, peça o marido ou outro membro da família para tentar acalmá-lo e dar o alimento.

3. Planeje a alimentação do pequeno com antecedência

Montar um cardápio antecipado é uma ótima dica para o desmame do filhote. Segundo a OMS, a partir dos seis meses os bebês já podem ingerir suco e frutas em papa. A partir dos sete, as papinhas salgadas fazem parte do cardápio e, com um ano, os alimentos em geral já são permitidos.

Planeje com antecedência como será a alimentação do seu filho durante a semana, o que ele comerá de fruta, de suco e a papinha salgada. Prepare os vegetais e as frutas. Assim, quando a criança pedir o peito, você estará preparada para oferecer outros alimentos ricos e nutritivos no lugar do leite materno.

O leite é outro quesito importante: as crianças desmamadas precisam tomar leite de fórmulas infantis e nunca leite de vaca.

Atenção: fique atenta às recomendações dos pediatras quanto ao uso do sal e açúcar, que devem ser evitados na alimentação dos pequenos.

4. Respeite o tempo da criança e tenha paciência

Cada criança tem o seu tempo e, para que o desmame ocorra sem trauma, é preciso que se respeite esse tempo, sempre com muita paciência e amor.

Pode ser que para o seu filhote seja mais difícil se desapegar do aconchego do seio materno, por isso redobre os momentos juntos, de dengo, conversas olho no olho. Abrace seu bebê e mostre que, embora ele esteja crescendo, o vínculo entre vocês nunca vai acabar.

Muitas mães ficam de cabelo em pé só de pensar em como tirar o bebê do leite materno. Porém, com muito amor, respeito e cuidado, esse momento tem tudo para ser só mais uma fase a ser vencida em conjunto: mãe e filho(a).

E você, já passou pela fase do desmame? Como foi sua experiência? Tem outras dicas? Deixe seu comentário e ajude outras mães a superarem esta fase!

44 Comentários

  • Ana Carolina disse:

    Oii eu tbm estou passando por isso,minha BB tem 1 ano 6 meses q mamar pra dormi,acorda de madrugada e chora se eu não der o peito 😕

  • Roseli disse:

    Olá, minha bb tem 1 ano e 4 meses…come de tudo e mamadeira adora….mas pra dormir só quer o peito….ela chora….e as vezes acorda de madrugada e só dorme se eu der o peito…não sei como tirar essa mania!

  • KATIA disse:

    Estou a msm situação, meu bb tem 1 ano e 2 meses , quero tirar , ele não pega nem mamadeira nem no copinho ,acorda varias vezes a noite pra mamar acordar chorando , estou sem a rumo pra tirar .

  • Alessandra azevedo disse:

    Oi boa tarde!tenho três filhos ,o mais velho tem 21 anos hj e mamou até os três, o segundo tem 14 e tbm mamou até os três e tenho uma menina q tem 3 anos,estou tentando tirar ela do mamar tbm,mais ta difícil,ela chora mt e fica sem querer comer ,ela come de tudo,mais qndo tento tirar o mamar dela ,ela fica mt chorona e não come nd.as vezes da até febre nela,fico com dó e volto a dar o mamar p ela,só que sofro mt com isso,pq ela só mamar peito e dói mt,não sei o fazer mais….

    • Andreia Keila da Silva disse:

      Oi Alessandra , conseguiu tirar sua filha do peito?estou na mesma situação com meu filho de 2 anos e meio,não sei o que fazer pra tirar ele,faz todas as refeições mais mama o dia todinho e a noite tbem

  • Jesica disse:

    Minha bebe tem 1 ano e 2 mes ela não quer comer nada só peito ela perdeu peso ela não gosta nem de mingal aqui acula que ela belisca algum alimento
    Quando ela tinha uns 7 para 8 mes ela comia bem mais agora ela tá com um fastio grande a médica passou complexo B é sulfato terroso para ela mais não deu jeito ela tá com mesmo fastio só que peito

  • Marcia Inácio disse:

    Eu tenho uma bebê de 1 e seis meses e, estou passando essa mesma fase, ela não pega mamadeira é difícil de comer comida principalmente as refeições almoço e janta, desde seis meses de idade eu ofereço os alimentos, mas ela não aceita. A noite acorda várias vezes resmungando querendo o meu peito pra dormir, estou mentalmente estressada, não sei mais o que eu faço.

  • Joice Marçal Marinho disse:

    Procura ajuda psicologica, as vezes a dependência não é da criança!

  • Daisy Abreu disse:

    Minha filha tem 3 anos e 4 meses e já tentei de tudo,mas ela não larga o peito de jeito nenhum, tô sofrendo muito com isso pois ela quase não come e vive adoecendo,quando tento tirar, ela chora muito e não come,fica cheia de gases, não sei mais o que fazer alguém me ajude,pois não tô mais agoentando,nem durmo direito.

    • Iara disse:

      Olá, meu nome é iara e tenho um bebê de 10 meses e faz exatamente uma semana que ele começou a mamar mamadeira. Ele não aceitava nem beber água na mamadeira, mais todo dia eu tentava ,mostrava a mamadeira pra ele, tudo que a gente ia beber colocava um pouquinho na mamadeira e ele só experimentava e preferia o copo, mais aí eu pensava e a noite como vou fazer, vou levantar ele e acordar pra tomar leite no copo??😔? Mas depois de inúmeras tentativas um dia ele dormindo de dia como de costume na rede ele acordou e antes de eu falar qualquer coisa com ele entreguei uma mamadeira com leite de vaca e “nutribon” o mesmo “mucilon” e ele mamou graaaaaaaaaças a Deus. Depois desse dia já comecei a fazer a mamadeira toda noite, já deixo pronta e quando ele resmunga eu já pego no colo e dou a mamadeira, mama duas ou até três se der a noite, dorme melhor e acorda mais tarde!!! Espero ter te ajudado 🙂

    • Priscila disse:

      Olha eu sei que não é o certo mas a unica coisa que fez meu filho largar o peito, foi eu ter passado Tylenol no bico do peito esquerdo e direito. Por aqui a primeira noite deu certo, mas meu peito está bem dolorido, vamos ver como vai ser essa noite, boa sorte aí beijos.

  • Daisy Abreu disse:

    Minha filha tem 3 anos e 4 meses e tô na luta pra tirar ela do peito, já tentei de tudo,mas ela chora muito e acabo ficando com pena, alguém me ajuda tô sofrendo muito eu e ela,pois ela quase não come nada e só vive adoecendo e eu não durmo direito.😭💔

    • Jaqueline Garcias disse:

      Olha eu tbm já passei por isso com a minha filha mais velha eu falava pra ela que estava dodoi e pegava um esmalte vermelho e passava e mostrava que estava machucado , eu no começo sofri bastante pq eu passava mau e ela chorava muito mais ela não pega mamadeira de jeito nenhum então ela foi direto pro copinho e eu fui dando leite de caixinha pra ela , e até que por muito custo ela pego , a minha outra nnenem está assim tbm mais estou aos poucos tirando dela , não vai se de uma hora pra outra que agente vai conseguir todos os dias vai se uma luta para tira as nossas crianças do peito

    • Joice Marçal Marinho disse:

      Procura ajuda pscologica, as vezes a dependência não é da criança!

  • Me chamem no whats se puderem me ajudar🙏🏻🙏🏻🙏🏻
    035 99270-0735
    Vitória

  • Thamires Vitoria disse:

    Minha bb tem 5 meses, n pretendo tira-la do peito agora… Maiis qndo eu vou sair fica complicado de deixar ela, pork ela mama uma mamadeira e n quer mais, quer peito. Ja dei Nan, aptamil, mucilon, leite de vaca (caixinha) e leite ninho e nda dela mama… Dia 27 vou pra praia comemorar o aniversário do meu marido e de mais 2 colegas dele, e ta difícil… Não sei se deixo ella ou se levo ela… Ai eu ja penso q se eu levar, eu tenho a ciência de q n posso bbr muito. Eai meninas, alguém me ajuda prfvrrrr?🙏🏻❤️ Me mandem algumas dicas, ou se ja passaram por situações assim, oq fizeram?

  • Amanda disse:

    Oi vc conseguiu? Tô na mesma situação…

  • Angela Santiago disse:

    Meu neném tem 2 aninhos e só que peito tentei dar mamadeira mais não quer de jeito nenhum acorda várias vezes a noite pra mamar e o pior é que está perdendo peso pois acho que só o peito não tá sendo suficiente ele já é pequenino nem parece que tem 2 anos parece que tem meses estou preocupada com o desenvolvimento dele não sei o que fazer me ajuda

    • Emilly Mayara disse:

      É difícil mesmo fazer o desmame, principalmente quando são mais velhos. Minha bebê tem 2 anos também e assim como seu filho ela é pequena e estava abaixo do peso, comecei a dar uma vitamina pra ela, ela começou a comer, passei a dividir minha alimentação com ela. Durante o dia eu consegui tirar ela do peito, foi de vagar mas consegui, eu sempre falo quando ela esquece e pede que o mama do peito acabou e só tem o da mamadeira, ela começou a comer bem melhor, agora estou no processo de tirar a noite. Mas tente procurar uma maneira que você consiga tirar em que ele não sofra tanto. Boa sorte.

  • Greyce disse:

    Eu consegui tirar meu menino do peito passando esmalte vermelho no peito como ele já entendia falei que estava machucado e sangrando ele não quis mais mamar largou de vez.

  • Kailany disse:

    Meu bebê tem 10 meses, e eu quero tirar o peito dele , pois quero muito por ele na creche e procurar um emprego, mas eu não sei como vou tirar, ele é tão apegado no teté dele, só de pensar me dá uns arrepios, mas eu preciso disso 😞😩

  • Joseane Silva Aragão disse:

    Meu bebê tem um ano e sete meses, come de tudo e come bem, mas não quer largar o peito por nada, pede mama toda hora. O que eu faço?

  • VANDERLEIA MARTINS ALVES disse:

    Minha filha têm 01 ano e 09 meses e não quer deixar o peito por nada, não come nada e fora isso de noite não me larga por nada …o que faço para desmamar …preciso de ajuda

    • ROSANA disse:

      Minha bebê tem a mesma idade e está assim também, ela ainda come frutas, almoço e janta muito pouco e com bastante insistência, quer mamar o tempo todo.

  • Gerlane da Silva dias disse:

    Minha bebê tem 1ano é 9 mês ela no deixa o peito de jeito nenhum é não q comer nd só peito que eu fasso sorooooooooooo?

  • Lucirbr disse:

    Minha primeira filha eu dei peito até 1 e 8 meses e depois tirei a força mesmo, fui orientada pela pediatra que pediu pra eu tirar de uma vez só, e se tivesse alguém para dormir com ela seria bom, não tive coragem de deixar dormir com o pai, chorou um pouco mas 2 dias ela esqueceu o peito e não lembrou mais. Agora estou com uma de 4 mês e não tem leite e ela tb não quer mamadeira só o peito, porém está perdendo peso, vou ter que tirar de vez tb o peito.

  • CLARA JOSIANE disse:

    Minha filha tem 2 anos e 8 meses e eu ainda não consegui tirar ela do peito, ela não pega mamadeira de jeito nenhum. Quase agora fiz uma mamadeira pra ela mas sem sucesso. Socorroooooo não aguento mais amamentar.

  • Thais disse:

    Estou nessa situação também minha filha tem 1 ano e 8 meses

  • Gisele disse:

    Meu bebê tem 1 ano e 1 mês.. come de tudo e pega mamadeira qdo está na babá… mas a noite em casa só dorme no peito e acorda diversas vezes a noite, só no peito para adormecer novamente, neste final de semana tentei eu mesma dar a mamadeira, mas sem sucesso… durante a semana ele mama somente depois das 18 horas… mas nós finais de semana, direto! Ainda não sei qual estratégia usar…

    • Priscila disse:

      Estou com esse mesmo problema minha filha tem 1 ano e 1 mês estamos sofrendo bastante .. pois estou tirando o peito durante o dia e dando só antes de dormir mas ela pede muito me dói tanto .. e por outro lado estou exausta de tanto amamentar e acordar durante a madrugada .. bem difícil essa parte .. meu marido me ajuda bastante estamos deixando ela no berço até pegar no sono sozinha tem que ser bem firme estamos no 2 dia 🙏🏼

  • jane Claudia Gonçalves disse:

    minha filha 1 ano e 6 meses e come de tudo mas não gosta de mamadeira e percebo que esta emagreceu
    Preciso fazer o desmame pois atrapalha tomar a mamadeira .

  • Nilzete maria de Santana disse:

    Minha bebé tem 10 meses e não quer comer papinha ,só mama no peito ,não quer pegar mamadeira oque eu faço? Já tentei dar vários tipos de leites ela fica agitada oque faço

  • Thayza Rodrigues disse:

    Meu Bebe tem 1 ano e 1 mês e eu to maluca tentando tirar ele do peito , pois estou gravida de 3 meses .
    Como eu faço de um jeito que ele nao sinta tanto ?

  • Erica disse:

    Minha bebê só dorme no peito está com 1 anos e 3 meses,não estou conseguindo o desmame 😔

  • Ozana disse:

    Eu não consigo tirar meu filho do mama que ele carinhosamente chamado de Ba , ele tem 2 anos e 3meses e eu quero muito tirar , mas sou muito fraca

  • Regiane disse:

    Minha bebé tem 10 meses e não quer comer papinha ,só mama no peito ,não quer pegar mamadeira oque eu faço? Já tentei dar vários tipos de leites ela fica agitada oque faço?

    • renata disse:

      Oi Regiane, todos os bebês resistem. Continue tentando que em algum momento você vai conseguir. É importante que alguma outra pessoa dê a mamadeira, pois com você será muito mais desafiador.

  • excelentes dicas sobre amamentação

Deixe um Comentário