Bolsinhas, Sacos, Estojos e Organizadores com 20% off! Até 23/06. Use o cupom amo20

Criança escovando os dentes: como ensinar os seus filhos

Escovar os dentes é uma prática diária que ajuda a manter a saúde bucal e previne uma série de doenças. Disso todos os adultos sabem. Mas, e as crianças? Os pequenos costumam apresentar certa resistência a escovar os dentes e muitas vezes esse é um momento de muito choro e irritação. Em alguns lares, ver a criança escovando os dentes por vontade própria é uma cena rara de se ver.

Mas nem tudo está perdido! Algumas técnicas elaboradas por dentistas e especialistas em comportamento infantil podem ajudar você a ter sucesso a ensinar e a incentivar escovação nas crianças. 

Introduza o hábito cedo

A higiene bucal deve começar antes dos dentes nascerem, nos primeiros meses de vida, com um paninho molhado. Depois, passe para a dedeira e chegue à escova quando o dentista indicar o momento certo. A melhor maneira de ensinar e incentivar a criança é cultivando o hábito desde bebê. Desta forma, ela vai encarar o ato como parte do seu dia e vai começar a repeti-lo sozinha.

Deixe que a criança participe do processo

Quando começar a conseguir segurar os objetos, deixe o bebê manipular a escova e incentive a colocá-la na boca. Porém, fique sempre de olho para que a criança não engasgue e compre uma escova adequada para sua idade.

Faça desse momento uma atividade em família, coloque um banquinho para que ela alcance o espelho com segurança e deixe ela se divertir. Se for preciso, escove novamente para limpar da forma correta.

Explique o porquê da escovação

Ninguém gosta de fazer as coisas sem saber o motivo pelo qual deve fazer. E com as crianças não é diferente. Por isso, explique a importância da higiene bucal, fale do perigo que o “bichinho” da cárie pode causar nos dentes e faça com que ela se interesse pela higiene.

Nunca fale do dentista de forma negativa, pois frases como “se não escovar os dentes terá que ir ao dentista” podem deixar a criança traumatizada e com medo do profissional.

Consulte um dentista especialista em crianças

Levar a criança ao dentista desde pequena pode ajudá-la a encarar a situação normalmente. Ao agir com naturalidade com o profissional, você passa segurança a ela e a incentiva a perceber que o dentista é quem vai ajudá-la nas questões bucais.

Consulte um dentista especialista em crianças e bebês, pois esse profissional já está acostumado com crianças e têm técnicas especiais para acalmar e conquistar os pequenos.

Dê o exemplo

De nada adianta cobrar a escovação da criança nos momentos certos, se você acaba se esquecendo de escovar seus próprios dentes. A primeira referência de toda criança são os pais e tudo o que você fizer pode ser repetido por ela no momento, ou mais tarde. Por isso, dar o exemplo é de extrema importância na hora do incentivo à higiene bucal.

É importante lembrar que a criança passa por diversas fases em seu desenvolvimento e em alguma delas pode ser que seja mais difícil manter o hábito da higiene dos dentes. O que importa é sempre persistir e lembrar que a escovação não é opcional, mas sim uma obrigação após todas as refeições. Dessa maneira, será possível ver a criança escovando os dentes mais vezes e sem reclamações. Que tal tentar?

Agora que você já sabe como incentivar seu filho a escovar os dentes, compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude outras mães e pais que tenham o mesmo problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading