was successfully added to your cart.

Etiqueta de Material Escolar: Proteja os Pertences do Seu Filho

A etiqueta de material escolar faz parte da lista da maioria das escolas, sobretudo nesse momento em que a retomada das aulas presenciais vem ganhando força. Mas, esse item simples não se restringe apenas à identificação de materiais, ele pode ajudar a criança a ter mais organização com as suas coisas, evitando levar pertences dos colegas por engano ou mesmo de perder seus próprios materiais.

A etiqueta também diminui as chances de compartilhamento de itens básicos como lápis e caneta, que podem ser transmissores em potencial. Mas não são apenas para esses objetos que as etiquetas servem, seu uso é amplo e você vai entender mais sobre isso no artigo de hoje.

Etiqueta de Material Escolar: Proteja os Pertences do Seu Filho

A compra dos materiais escolares não é um investimento dos mais baratos. Pais e responsáveis são unanimes em reconhecer o custo alto, e também em admitir o quão frustrante é quando, logo na primeira semana de aula, a criança acaba perdendo algum item.

Mas, calma, mamãe. Temos boas dicas para compartilhar e ajudá-la na missão de identificar e proteger as coisinhas do seu filho quando a rotina escolar voltar ao modelo presencial. Leia até o final para saber tudo.

Para que serve a etiqueta material escolar?

Em uma explicação básica e bastante óbvia, a etiqueta de material escolar existe para que os pais possam identificar os itens de seus filhos, evitando que se percam.

A etiqueta deve ser usada em todo o material escolar, desde a mochila até a borracha e outros itens menores.

Com as informações em cada item fica muito mais fácil conferir se o seu filho levou para casa os itens certos e também se outra criança não levou por engano alguma coisa que não era dela. Os pais do coleguinha poderão perceber e providenciar a devolução.

Prático, não é? Além disso, a etiqueta de material escolar pode ser estilosa e bonita, fazendo com que o material da criança fique ainda mais divertido para uso. Tudo isso ajuda o seu pequeno a criar mais gosto pelos estudos.

As etiquetas ajudam a desenvolver senso de responsabilidade

Aqui vai uma curiosidade que talvez você não saiba: ao utilizar etiquetas nas coisas do seu filho, você também estimula a criança a ser mais cuidadosa e responsável com seus pertences.

É simples: a etiqueta deve ser fácil de identificar pelo nome ou pela estampa. Assim, ao olhar para ela a criança já sabe que se trata de um item seu. Dessa forma, ela se sente mais encorajada a pedir de volta algo que emprestou para um colega, por exemplo.

Com esse pequeno gesto a criança acaba desenvolvendo esse cuidado e senso de responsabilidade com seus materiais – e responsabilidade é um dos valores mais importantes que seu filho deve ter por toda vida.

Quais materiais etiquetar?

Devido aos cuidados relacionados à COVID-19, no caso das crianças é importante etiquetar tudo. Os itens básicos que podemos citar são:

  • Cadernos e pastas;
  • Livros didáticos e paradidáticos;
  • Lápis, canetas, canetinhas e apontadores;
  • Lancheira, sobretudo os itens internos como os copos;
  • Itens de higiene;
  • Tintas e pincéis;
  • Réguas, borracha, cola, glitter e demais materiais.

De forma simples e prática, a etiquetação desempenha dois papéis em sala de aula:

1 – Previne a perda, fazendo com que colegas e professores saibam de quem são os materiais;

2 – Facilita para que a própria criança reúna todos os seus pertences ao final de cada aula, sem se confundir com as coisinhas de seus colegas.

Qual é a melhor etiqueta?

As opções em quesito de etiqueta de material escolar são amplas e bem variadas. Podemos dizer que tem para todos os gostos! Mas, temos duas dicas que você pode seguir para escolher etiquetas duráveis e de alta qualidade.

1.    Etiquetas divertidas:

Para começar é importante que elas tenham um aspecto bonito e divertido. Lembre-se que além de sua função prática, a etiqueta deve ser agradável aos olhos da criança, o que ajuda para que ela tenha mais carinho e cuidado com o material escolar.

2.    Resistentes a água:

Também é interessante pensar em adquirir etiqueta de material escolar que seja resistente à água. Isso porque assim você tem certeza de que a etiqueta não vai se soltar caso a criança tome chuva ou derrame alguma coisa sobre ela.

Etiquetando pertences de crianças menores

Não pense você que somente os itens de crianças maiores e já alfabetizadas precisam de identificação, não. Na verdade, cuidar da identificação dos itens dos menorzinhos é de igual importância.

Em uma sala com 5 ou 6 bebês é muito fácil a cuidadora confundir os pertences. Pais e mães devem se atentar para evitar essa situação e as etiquetas podem contribuir muito para isso.

Chupetas, prendedores, mamadeiras, talheres, brinquedos e copinhos – tudo isso precisa ter o nome do seu filho. Afinal, ele ainda não consegue cuidar das suas coisinhas sozinho e a identificação ajuda muito os adultos que estão manuseando os pertences.

Também não esqueça dos itens de higiene, como escova de dentes, creme dental e escova de cabelo. Se houver medicamentos de uso contínuo ou algum outro item que vá regularmente para a escola, lembre-se de etiquetá-los também.

Etiquetando uniformes e outras peças em tecido

A lista de materiais para etiquetar é um ponto, mas não podemos esquecer dos uniformes e outros itens como toalhinhas de higiene.

As etiquetas próprias para tecido identificam as peças e são resistentes às lavagens, cumprindo o mesmo papel das etiquetas destinadas aos materiais escolares com a mesma qualidade.

Esse tipo de etiqueta costuma ser discreta o suficiente para não interferir no visual da peça, entretanto, é fácil de ser localizada para conferir o nome da criança.

A aplicação pode ser feita em praticamente qualquer tecido, veja alguns exemplos:

  • Saquinhos para roupas;
  • Toalhas;
  • Fraldinhas de boca;
  • Peças de algodão;
  • Peças de helanca;
  • Kimonos;
  • Qualquer outra peça que resista ao calor do ferro de passar roupas.

As etiquetas de identificação para tecidos são práticas, úteis – e arriscamos dizer que são necessárias – para as mães e responsáveis administrarem os pertences escolares dos filhos.

Use as etiquetas para ajudar na adaptação de seu filho

O processo de adaptação escolar pode ser difícil para algumas crianças. Lidar com essa nova realidade pode não ser simples, o que acaba deixando as crianças apreensivas e até pode comprometer a experiência deliciosa do início da vida escolar.

Na Grudado em Você acreditamos que esse é um período que pode – e deve! – ser levado com mais leveza e maior tranquilidade. Por isso oferecemos materiais exclusivos para auxiliar nesse período, incluindo a etiqueta material escolar.

Pais – sejam eles de primeira, segunda ou terceira viagem – sabem o quanto vale a pena tornar esse momento do desenvolvimento da criança mais leve e agradável. Afinal, eles passarão muitos anos se dedicando aos estudos e é bom tornar a experiência cada vez mais prazerosa e isso inclui dar personalidade aos materiais com etiquetas exclusivas.

Boas memórias com as etiquetas

Também podemos destacar aqui que as etiquetas acabam servindo como uma espécie de “registro histórico” daquele período. Imagine o quão emocionante será rever com o seu filho o material escolar daqui 10 ou 15 anos, verificado juntos a série e o ano.

Além disso, podemos lembrar que a etiqueta, se for bonita e interessante para a criança, ajuda a criar ainda mais carinho pelo material escolar. São alguns detalhes que fazem toda a diferença na vida da criança.

Desfrute de momentos de prazer organizando o material

Conferir a lista de material escolar e fazer a compra de todos os materiais pode ser algo cansativo e as vezes até estressante. Mas, também pode ser um momento divertido entre você e seu filho.

Quem é que se esquece da alegria que é receber aquele monte de itens de papelaria em casa, encapar os cadernos e escrever o nome em cada livro? Com certeza é uma das memórias mais gostosas da infância e da adolescência.

Nesse contexto, as etiquetas se tornam um plus. Etiquetar cada item, ajudar a criança a escolher a caneta que vai usar para escrever o seu nome e até mesmo apoiá-la nesse momento é uma oportunidade especial, não acha?

Isso gera boas memórias para o futuro e torna a retomada das atividades escolares mais prazerosa e positiva para os pequenos, já que todos podem desfrutar desses momentos sob um olhar diferente.

Deixe um Comentário