O que é o hypnobirthing e como funciona?

A base do hypnobirthing está na compreensão de que mente e corpo estão intrinsecamente conectados. 

A técnica utiliza a hipnose como ferramenta, onde as gestantes são guiadas a um estado de relaxamento profundo, de modo que a mente permanece serena, consciente e, acima de tudo, confiante.

A hipnose, longe dos estereótipos teatrais divulgados por aí, é empregada visando promover uma consciência aguçada do próprio corpo. 

Nesse estado, medos e tensões relacionados ao parto são liberados, abrindo caminho para uma expectativa mais positiva, tranquila e, surpreendentemente, menos dolorosa para a gestante.

5 benefícios do hypnobirthing para mãe e bebê

Um dos primeiros benefícios observados é a tranquilidade de ambos os pais, não apenas da mamãe. Afinal, as técnicas de relaxamento podem diminuir significativamente os níveis de estresse e ansiedade em relação ao parto.

Mas, não é só isso, confira abaixo outras vantagens:

  1. Experiência de parto positiva: o hypnobirthing visa transformar o parto em uma experiência positiva, empoderadora e menos “medicalizada”, sempre que possível.
  2. Vínculo mãe-bebê reforçado: uma experiência de parto mais calma contribui para um vínculo mais forte e positivo entre a mãe e o bebê nos primeiros momentos após o nascimento.
  3. Transforma medo em confiança: uma das contribuições mais notáveis do hypnobirthing é a redução drástica do medo associado ao parto. Isso porque, ao compreenderem profundamente o processo que o envolve, as gestantes se libertam das preocupações, substituindo-as por uma confiança genuína em suas capacidades naturais de lidar com a situação.
  4. Alívio físico: as técnicas ensinadas aliviam a tensão muscular e também facilitam a dilatação, reduzindo consideravelmente a dor frequentemente associada ao trabalho de parto. 
  5. Gerenciamento do parto: o hypnobirthing capacita as gestantes a tornarem-se condutoras ativas de seu próprio processo de parto, pois conseguem fornecer informações detalhadas, além de se comunicarem assertivamente com a equipe médica.

O Papel do parceiro no hypnobirthing

Os parceiros desempenham um papel importante no processo de hypnobirthing. 

Afinal, as grávidas se sentem mais seguras quando podem contar com o apoio do pai do bebê durante a sua preparação para o momento de dar à luz – e, claro, após o nascimento do bebê também.

Sendo assim, aprender a oferecer apoio emocional, praticar as técnicas de relaxamento junto com a gestante e criar um ambiente tranquilo são aspectos essenciais dos quais o futuro papai pode participar.

Atitudes como essa fortalecem o vínculo entre o casal e cria uma atmosfera mais positiva em torno do nascimento do bebê. Desse modo, as gestantes podem – e devem – envolver os parceiros nas práticas de hypnobirthing sem moderação.

Como se preparar para o hypnobirthing

Não existem regras rígidas, mas algumas orientações práticas podem ser úteis. Vamos conhecê-las:

  • Participar de aulas especializadas

Existem cursos de hypnobirthing ministrados por instrutores experientes e acreditamos ser de suma importância considerá-los. 

Isso porque, essas aulas proporcionam uma compreensão aprofundada das técnicas e a oportunidade de praticá-las com orientação profissional.

Além disso, essas sessões também criam um ambiente de apoio e compreensão primordiais para amparar os sentimentos dos pais.

  • Praticar em casa

Praticar regularmente em casa é fundamental. Afinal, ao incorporar as técnicas à sua rotina diária, você não apenas ganha familiaridade com o que precisa ser feito, mas também se torna mais prático quando chega o momento do trabalho de parto.

  • Levar a sério a filosofia

O hypnobirthing vai além de um conjunto de técnicas, sendo considerada uma abordagem filosófica para a preparação ao parto.

Dessa forma, os pais que abraçam essa visão devem participar ativamente, praticando as técnicas juntos sempre que possível. 

Afinal, a troca de apoio entre o casal é uma contribuição muito significativa para garantir uma experiência de parto bem sucedida para ambos.

E assim terminamos nossa rápida exploração do hypnobirthing! Espero que tenha sido útil e esclarecedor, preparando o terreno para esse momento incrível que é ter um bebê. 

Que essa fase traga muita alegria para vocês. Nós estamos aqui torcendo por um nascimento cheio de amor e felicidade para sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading