Entenda como incentivar e melhorar ainda mais a memória das crianças!

As crianças normalmente já têm uma memória incrível, mas, ainda assim, alguns exercícios podem otimizar essa qualidade. Isso porque, embora tenham memória de elefante, crianças perdem o foco rápido — e a melhora da memória geralmente leva à melhora da concentração.

Qualidades como boa capacidade de memorização, concentração e foco ajudarão os pequenos a terem uma ótima performance nos estudos. Portanto, é fundamental estimular a memória das crianças.

Pensando nisso, separamos algumas atividades simples que colocarão a cabecinha dos pequenos para funcionar de uma forma divertida e lúdica. Outro ponto positivo é que esses exercícios também fortalecem os laços entre pais e filhos! Ficou interessado? Então continue a leitura!

1. Jogo da memória

Essa é uma brincadeira clássica e quase obrigatória durante a infância. Entre as vantagens do jogo, pode-se mencionar o preço, que costuma ser baixo, e o fato de que ele pode ser encontrado em qualquer loja de brinquedos ou papelaria. Aliás, você mesmo pode confeccionar o seu jogo da memória!

Uma boa maneira de incrementar a brincadeira é diminuindo o tempo que a criança tem para memorizar a posição das peças enquanto as figuras estão viradas para cima. Se o jogo ainda estiver muito fácil para o pequeno, comece a embaralhar as peças.

Existem vários jogos da memória, cada um para uma faixa etária. Lembre-se de que jogos fáceis demais fazem com que as crianças percam o interesse, enquanto os difíceis demais levam à desistência. Sendo assim, adéque o jogo à idade do pequeno.

2. Lembrando do dia

Esse é um bom exercício para ser praticado com seu filho no final de cada dia. Antes de dormir, ajude seu filho a se lembrar de tudo o que aconteceu durante o dia, desde a hora que ele acordou.

Caso a criança se esqueça de algum acontecimento, não diga a ela — apenas insinue que alguma coisa está faltando, então, deixe que ela se lembre sozinha. Você pode ajudá-la com dicas, mas dar as respostas facilmente não é o ideal. Lembre-se: a ideia, aqui, é estimular a memória das crianças por meio do exercício.

3. Canções infantis

As crianças geralmente adoram ouvir músicas e cantar. Logo, essa é uma brincadeira que certamente vai diverti-las: escolha uma música que seu filho saiba cantar perfeitamente. Comece a cantá-la e pare em um ponto aleatório. Então, peça para que ele continue de onde você parou..

O que você também pode fazer é sempre apresentar canções novas aos seus filhos. Parece simples, mas, ao decorar letras de músicas, as crianças também exercitam a memória.

4. O que tinha aqui?

Coloque vários objetos em cima de uma mesa. Seja criativo e escolha os objetos mais diversos! Pegue materiais escolares, utensílios de cozinha, peças de roupa e brinquedos.

Peça ao seu filho para que ele observe todos os objetos com atenção. Após um tempo, retire tudo o que estava sobre a mesa do campo de visão da criança e deixe que ela lembre de cada um dos objetos.

Conforme seu filho for ficando mais ágil, diminua o tempo que ele tem para observar os objetos e adicione novos itens à brincadeira.

Por fim, vale mencionar que as crianças têm memória seletiva, ou seja, guardam apenas o que está ligado a momentos bons e sensação gostosas. Se você torna os exercícios para memória um momento prazeroso para a criança, ela certamente ficará mais interessada e focada. E aproveite esses momentos para ensinar seus filhos: eles os guardarão com carinho para a vida toda!

Gostou das nossas dicas para melhorar ainda mais a memória das crianças? Quer continuar aprendendo coisas novas? Então descubra a importância das etiquetas para organização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading