Aprenda aqui como montar lancheira saudável para as crianças

As crianças têm se alimentado de maneira muito errada, principalmente nas escolas. Não é à toa que a obesidade infantil é uma triste realidade.

É muito comum encontrar comidas nada saudáveis dentro das lancheiras das crianças. Salgadinhos, chocolates, bolachas recheadas e todo tipo de comida industrializada são os principais componentes das lancheiras. Isso pode trazer consequências graves para as crianças, afinal, elas também podem ter doenças como hipertensão e diabetes.

O dever dos pais é controlar a alimentação das crianças para que ela seja o mais saudável possível. Por isso criamos esse texto para dar as melhores dicas de como montar uma lancheira para crianças.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!

Nem pense em bebidas industrializadas

Todos sabemos que refrigerantes são um veneno para a saúde. Algumas mães acham que estão fazendo um bem danado para seus filhos oferecendo suco de caixinha em vez do refrigerante. Grande erro! Os sucos industrializados são tão nocivos à saúde quanto os refrigerantes.

O ideal é que você prepare o suco natural para as crianças, ou pelo menos faça com polpa de fruta. O suco, se não for ingerido rapidamente, acaba perdendo seus nutrientes. Sugerimos que você opte por frutas que oxidam mais devagar como goiaba, acerola e abacaxi. As garrafas térmicas também retardam a oxidação do suco.

Caso você não tenha tempo para preparar o suco todos os dias, existem algumas garrafas de suco de uva integral nos supermercados. Outra boa opção é oferecer água de coco ou iogurte para os seus pequenos.

Além disso, é importantíssimo que você sempre ofereça água para as crianças, que inclusive é a melhor opção de bebida. Elas devem ter uma garrafinha cheia em sua lancheira sempre!

Fuja do comum

A comida também se come pelos olhos. Se as crianças não forem cativadas pelo lanche, elas não vão comer. Então, além de ter um alto valor nutricional, o lanche do seu filho deve ser atraente e interessante.

Abuse das cores colocando bastante frutas na lancheira. Você também pode personalizar o lanche, por exemplo, cortando o pão de forma em formato de coração ou fazendo rostinhos felizes nas comidas. Seja criativo! Essa é uma maneira saudável e divertida de fazer a lancheira para crianças.

Também é importante não fazer o mesmo lanche todos os dias, ou então as crianças ficarão enjoadas.

Substitua as bisnaguinhas

As crianças são loucas pelas binasguinhas porque seu formato e seu sabor são agradáveis. Entretanto, essa não é a opção mais recomendável.

A meninada, geralmente, rejeita o pão de forma integral. Caso o seu filho não queira mesmo comer o pão integral, ofereça pães de batata, mandioca e cenoura. Esses pãezinhos se assemelham as tão adoradas bisnagas, são supernutritivos e têm um sabor ótimo!

Diga adeus aos embutidos

Presunto e peito de peru são os preferidos dos pequenos. É bom que você acostume seu filho desde cedo a não comer tantos produtos embutidos.

Esse tipo de alimento é cheio de conservantes, realçadores de sabor, corantes e tudo quanto é tipo de química. Além do mais, eles apresentam uma grande quantidade de sódio — podendo causar hipertensão.

Em vez de rechear os sanduíches das crianças com embutidos, aconselhados que você use o patê fresco. Patê de cenoura e atum são uma ótima opção e as crianças adoram! Você pode usar como base o cream cheese ou queijo tipo ricota.

Escolha a lancheira ideal

Não escolha a lancheira do seu filho só pela marca ou porque ela tem o personagem que ele gosta estampado. É importantíssimo que você verifique a qualidade do produto.

A lancheira deve ter um tamanho ideal para acomodar corretamente o lanche da criança. E o principal: ela deve ser térmica para conservar os alimentos em bom estado.

Como já citamos acima, a garrafa onde as crianças levam a bebida também deve ser térmica e bem vedada. Os sanduíches e demais alimentos devem ser embalados com papel filme ou serem colocados em recipientes de plástico. Mesmo que a lancheira esteja limpa por dentro, você precisa higienizá-la com frequência.

Gostou das dicas sobre como montar uma lancheira para crianças? Tem interesse nesse tipo de conteúdo? Então confira este outro post onde nós ensinamos você a organizar os uniformes escolares das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading