Afinal, quando iniciar o desfralde do meu filho?

Há quem acredite que quanto mais cedo a criança deixa de usar fralda é melhor para o seu processo de independência. Além disso, é uma economia para o bolso dos pais. No entanto, há quem defenda que a idade ideal é em torno dos 3 anos quando a criança é capaz de se comunicar melhor e o seu corpo está mais preparado para esta etapa.

 O início do desfralde deve acontecer com muita naturalidade no processo do desenvolvimento da criança e precisa da paciência, apoio e dedicação dos pais.  Ao sentir a necessidade fisiológica, a criança deve ser orientada a pedir que seja levada ao banheiro. Mas até chegar lá, muitas surpresas acabam aparecendo pelo caminho. A calça, o chão, o tapete, a cama e o sofá acabam ficando daquele jeito! Saiba como passar por este processo da forma mais tranquila possível.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES PARA O DESFRALDE

 Preparação

Antes de iniciar o desfralde, observe alguns sinais que podem indicar como seu filho reage quando está sujo ou molhado. Ele fica incomodado? Fica puxando a fralda? Tem nojo? Está dizendo de alguma forma que está fazendo suas necessidades fisiológicas? Quando ele começar a demonstrar que tem consciência que está eliminando do seu organismo o xixi e o cocô, seu filho está preparado para o desfralde.

 Naturalidade

O desfralde deve acontecer do modo mais natural possível e, preferencialmente, no verão por ser um período mais fácil e confortável para a higienização da criança. Ela deve ser ensinada a utilizar o banheiro, mas sem cobranças exageradas.

 Maturidade

Explique para o pequeno que ele está crescendo e que precisa deixar de usar fraldas, assim como o irmão mais velho, o primo, o papai e a mamãe. Uma criança que têm por volta dos 2 anos e meio de idade vai deixar de usar fraldas muito mais rápido do que uma criança de 1 ano e meio, por exemplo. Quanto mais a comunicação da criança estiver desenvolvida, mais fácil será esse processo.

Linguagem lúdica

Assim como um bebê de até 8 meses que tem a percepção do peito da mãe e ele como uma coisa só, a criança que está sendo desfraldada tem a impressão de que a urina e as fezes fazem parte do seu corpo; e por isso, “jogar fora” os dejetos pode, em alguns casos, ser mais complicado. É preciso que a criança se desprenda desta ideia e entenda que isso não é verdade.

Portanto, faça com que este momento de aprendizagem seja o mais divertido possível. Lembre-se que as crianças aprendem melhor brincando. Na hora da higiene, incentive seu filho a se despedir da urina e das fezes. Utilize-se de brinquedos e livros de história que podem servir de companhia para os pequenos no banheiro. Um penico musical personalizado com adesivos também pode ajudar. No entanto permita ele utilizar o vaso, caso preferira. Enfim, o importante é preparar o ambiente para que seu filho se sinta à vontade.

 Alimentação

Uma nutrição adequada, rica em fibras, frutas, verduras, legumes e a ingestão de água são essenciais para evitar a prisão de ventre. Massas, doces e chocolates só irão dificultar o processo do desfralde. Quanto mais saudável for a alimentação, mais fácil a criança consegue eliminar as fezes espontaneamente.

 Paciência

Preparem-se vocês também, papai e mamãe! É um período que a criança dá muito trabalho para os pais, assim como o aprender a engatinhar e o andar requerem seus cuidados, o desfralde exige muita paciência. Principalmente se os pais optarem por iniciar o processo muito cedo. Mantenha o equilíbrio emocional e não se irrite com a sujeira. Jamais grite, fale alto ou repreenda a criança por ter feito xixi ou cocô. Para ela isso precisa ser algo natural e coibir pode gerar graves problemas de infecção no rim, na bexiga e até no intestino.

 Motivação

Reprimir a criança quando ela não consegue segurar o xixi ou o cocô não vai resolver o problema e fazer com que ela aja adequadamente numa próxima oportunidade. Pelo contrário, isso acabará inibindo seu filho. Motive-o e diga a ele que isso aconteceu porque estava distraído mas reforce que da próxima vez ele vai perceber e chegará ao banheiro a tempo.

Elogio

Depois de incentivar seu filho e ver os resultados positivos durante uma determinada sequência, diga que você está muito contente por ele estar cada dia melhor, aprendendo e conseguindo ir ao banheiro várias vezes no dia.

 QUAL A IDADE CORRETA PARA INICIAR?

Um estudo da Wake Forest University dos EUA, indica que a idade mais adequada para o desfralde é entre 2 a 3 anos de idade. O resultado mostrou que crianças que estão abaixo ou acima desta idade estão mais propensas a “acidentes” fisiológicos.

Por volta de 1 ano e meio a 2 anos, a criança começa a aprender a controlar os esfíncteres, que são as estruturas responsáveis pela expulsão da urina e das fezes, e se torna apta para eliminar seus dejetos assim que sente o impulso. Iniciar o desfralde neste período pode ser arriscado.

Recomenda-se que o processo inicie por volta de 2 a 3 anos de idade, período em que a criança compreende melhor que deve eliminar as fezes e a urina no ato que sente a necessidade. O desfralde dura aproximadamente dois meses para a maior parte dos pequenos, mas eles não ficam totalmente livres de um ou outro xixi que possa sair desapercebido de vez em quando.

É importante lembrar que cada caso é um caso e antes de iniciar o desfralde, observe se a criança dá sinais de que está preparada. Geralmente o amadurecimento psicológico das meninas acontece primeiro e por isso o desfralde delas costuma ser mais rápido do que o dos meninos. Antes de começar é imprescindível consultar o pediatra que acompanho o desenvolvimento do seu filho.

DESFRALDE NOTURNO: QUANDO E COMO COMEÇAR?

Considerando que durante o sono a criança não está consciente da mesma forma que acordada, o ficar livre das fraldas acaba sendo um processo bem mais demorado. Normalmente perdura por um período de seis meses até um ano, a contar a partir das primeiras fraldas secas da manhã. No caso de crianças hiperativas, o desfralde pode demorar ainda mais.

Somente quando seu pequeno demonstrar controle durante o dia é o momento indicado para começar o desfralde noturno. Ele estará com mais condições de compreender o que está acontecendo e conter as necessidades fisiológicas enquanto dorme vai ser mais fácil.

Fique positiva – é um momento difícil, mas todas nós chegamos lá!  Para descobrir como desfraldar seu pequeno em 3 dias, veja este post aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading