Bolsinhas, Sacos, Estojos e Organizadores com 20% off! Até 23/06. Use o cupom amo20

Descubra já como fazer o desfralde noturno do seu filho

como fazer desfralde noturno

Olá, mamães! Tem mãe contando os dias para se ver livre de comprar fraldas por aí? Pois é, esse é um momento esperado por muitas famílias, mas antes de comemorar as moedinhas a mais no cofrinho, é preciso saber como fazer desfralde noturno.

Neste post trouxemos as informações sobre o assunto para facilitar a vida das mães, já tão corrida. Saiba no que você deve se ligar antes de pensar em iniciar o desfralde noturno e como fazê-lo. Acompanhe!

Desfralde diurno x desfralde noturno: as diferenças

Embora existam casos bem-sucedidos de desfralde ao mesmo tempo (diurno e noturno), os especialistas, em geral, recomendam tirar primeiro a fralda do dia, antes de partir para a empreitada noturna.

Isso porque o processo a noite pode ser de mais difícil compreensão para o pequeno, então, é melhor que já esteja bem treinado. Tudo depende de como ele lida com a questão e reagirá a cada etapa. Em alguns casos, o intervalo entre as duas etapas pode levar entre alguns meses ou até mais de 1 ano.

Além de exigir um nível mais avançado de controle dos esfíncteres, o desfralde noturno envolve, muitas vezes, uma mudança no ritual do sono, com a redução da ingestão de líquidos e a necessidade de ir ao banheiro logo antes de deitar.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais específicos para essa etapa do processo, que pode ser totalmente independente do adeus às fraldas diurnas.

Como fazer desfralde noturno: preparação passo a passo

Assim como o diurno, o desfralde noturno é uma fase de transição para o seu filho, e é importante que todos estejam preparados — tanto a criança quanto os pais. Os escapes fazem parte do processo e podem acontecer, com maior ou menor frequência, até os 6 anos.

Dessa maneira, é importante alinhar as expectativas e ter paciência, porque essa fase vai passar, mas não de um dia para o outro. Para dar uma forcinha para você, mamãe, que está preste a começar o desfralde noturno, preparamos esse passo a passo!

Saiba a hora certa de começar

Não há uma idade certa para iniciar, depende muito da maturidade fisiológica e emocional da criança. Em geral, ocorre em torno dos 3 ou 4 anos, mas existem alguns sinais que podem ser observados para saber a hora de tirar a fralda para dormir. São eles:

  • seu filho acorda várias noites seguidas com a fralda seca;
  • a vontade dele de não colocar mais fralda;
  • desfralde diurno consolidado, com poucos escapes;
  • ele pede para ir ao banheiro assim que acorda.

Crie o melhor ambiente

Durante o desfralde noturno, o ideal é que a criança esteja apta a ir ao banheiro sozinha, se precisar. Você provavelmente já deve ter ouvido aquela dica para acordar o pequeno no meio da noite para esvaziar a bexiga, mas essa tática pode atrapalhar mais do que ajudar, interrompendo o sono e tornando tudo mais desgastante. Até porque você também não merece voltar a acordar toda madrugada, certo?

Porém, caso a criança levante, o que deve acontecer principalmente ao amanhecer, o ambiente deve estar preparado. Alguns itens como penico acessível, adaptador no vaso sanitário, escadinha ou banquinho, papel higiênico à mão, enfim, o que for preciso para ele conseguir usar sozinho, com segurança, mesmo sonolento.

Leve ao banheiro antes de dormir

Melhor do que acordar seu filho durante a noite, ou mesmo levá-lo quase dormindo ao banheiro, é incluir a passagem pelo banheiro na rotina antes de deitar. Para retirar a fralda noturna, a criança deve ser capaz de segurar o xixi pela noite inteira ou de acordar em caso de necessidade.

Se você a leva sonolenta ao banheiro, vai continuar fazendo xixi como fazia na fralda, ou seja, sem ter consciência. Dessa maneira, não cria a capacidade de despertar quando sente vontade.

Prepare seu filho

O desfralde é um processo de aprendizagem ativo, por isso, é importante prepará-lo para esse momento. Converse com ele, explique como acontece e porque é importante deixar de usar a fraldinha.

Fale também que é normal que acidentes aconteçam e não há problema nisso. Existem diversos livros sobre o tema que podem ajudar a apresentar o assunto de forma lúdica.

Outro ponto de atenção é com a hora de acordar. Lembre sempre seu filho de ir ao banheiro assim que levantar, pois ele pode se esquecer que não está mais de fralda — e é nessa hora que o xixi escapole.

Utilize um protetor de colchão

Se os vazamentos noturnos são uma realidade, melhor se prevenir, não é mesmo? Além das tradicionais capas impermeáveis para forrar o colchão, há lençóis descartáveis e tapetinhos higiênicos para cachorros que ajudam a reduzir o estrago.

Evite oferecer líquidos antes de dormir

Outra dica essencial é limitar a quantidade de líquidos ingeridos antes de dormir. Para isso, caso ainda não tenha ocorrido, é a hora de retirar o hábito de tomar leite ao deitar. Nessa idade, não há mais a menor necessidade desse complemento alimentar noturno.

Separe pijamas extras

Assim como a roupa de cama terá que ser trocada frequentemente, o mesmo acontece com os pijamas. Vale ter várias opções, pois os acidentes podem ser seguidos e não há máquina de lavar roupas que dê conta, ainda mais no inverno! Aliás, o frio dificulta bastante as coisas. Prefira a meia estação — já que, no verão, costuma-se ligar o ar-condicionado, o que dá no mesmo.

Dificuldades em deixar as fraldas: razões e soluções

Você já sabe que cada criança tem o seu tempo e comparar o desenvolvimento de uma com a outra não é legal, além de afetar sua autoestima. Com o desfralde não é diferente, porém, existem casos mais complicados, e isso pode ser sinal de um distúrbio chamado enurese noturna.

O popular problema do xixi na cama acomete crianças a partir dos 5 anos, sendo que a incidência reduz de cerca de 15%, nessa idade, até 3%, aos 12 anos. Além disso, é mais comum entre os meninos.

Caracteriza-se pela perda involuntária de urina durante o sono e pode ocorrer devido à imaturidade neurológica, alterações hormonais, sono muito pesado ou causas hereditárias.

Dependendo do caso, a criança pode aprender a controlar espontaneamente ou ser necessário algum tratamento, por isso, recomenda-se procurar um especialista. Mas sempre há algo que as mães podem fazer para ajudar, certo? Seguem aqui algumas dicas:

  • ofereça muito líquido durante o dia para ensiná-lo a identificar os sinais de bexiga cheia;
  • evite fortemente o consumo de água ou outras bebidas até 2 horas antes de dormir;
  • insista para que fazer xixi seja o último hábito do dia, e logo o primeiro pela manhã;
  • fique atento a outros sinais, especialmente quando o desfralde já havia sido superado e há uma regressão. Pode ser um indício de insegurança emocional causada por uma mudança de cidade e escola ou a chegada de um irmão.

Essa é uma daquelas etapas da criação dos filhos pelas quais toda mãe fica apreensiva. Mas com as nossas dicas, eu aposto de você vai saber como fazer desfralde noturno e, até mesmo, identificar como lidar com as possíveis dificuldades.

Por isso, se você gostou dessa leitura, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas e novidades sobre a vida com filhos.

40 responses to “Descubra já como fazer o desfralde noturno do seu filho

  1. Olá!
    Meu neto tem 8 anos e ainda usa fralda a noite , amanhece encharcado , já fiz ele acordar várias vezes a noite e nada, tinha que ir segurando ele pq ele ia dormindo, não sei mas o que fazer, Nando ele fazer xixi antes de dormir , mas não funciona. Ele faz muito xixi
    Pq a fralda amanhece encharcada.

  2. Olá,
    Meu filho tem 3 anos, e quero começar o desfralde noturno ele só usa Fralda pra dormir. A minha dúvida é se tem alguma época do ano que é melhor, verão, inverno, ou tanto faz?

  3. Minha filha de 06 anos não quer usar mais a fralda noturna, porém não acorda para fazer xixi e acaba tendo escapes noturnos. É cansativo acordar a noite toda para leva-la mesmo porque, ela ainda esta sonolenta e não se lembra no dia seguinte. Já diminui o consumo dos líquidos a noite, mas o “mamá” antes de dormir ainda não consegui tirar. Não sei mais o que posso fazer!

  4. Ola minha filha tem 2 anos ela nao usa fralda pra dormi ,percebi q toda manha a fralda amanhecia seca entao decidi tirar .
    Sobre o dia eu deixo ela sem mas ,sempre o levo ao banheiro pra fazer xixi ela nao pedi mas sempre pergunto se ela quer fazer xixi ela fala q nao mas quando o levo ela faz normalmente mas para fazer coco ela se senti insegura e faz na calcinha nao sei oq fazer!

  5. Caramba quantos relatos de filhos já grandinhos e usando fralda… bom agora sei q não estou sozinha… minha filha faz 5 anos em abril e tbm usa fralda ainda e o pior amanhece quase vazando isso quando não vaza… e isso me preocupa pois parece q estou longe desse dia em q ela vai amanhecer com a fralda seca… ela saiu da França de dia com 2,9… ainda não consegui tirar o leite dela antes de dormir pois isso virou uma rotina já diminuir bem a quantidade mas mesmo assim não deixa de tomar… ela vai no banheiro antes de dormir… já tentei acordando de 2 em 2 horas mas mesmo assim ela deixa escapar e não acorda de jeito nenhum com vontade de fazer xixi… então acabei desistindo pq ficar sem dormir e ter q trabalhar no outro dia é impossível… mas vendo os relatos agora me surgiu uma luz… a partir das 18h vou falar pra ela ir de hora em hora no banheiro pra esvaziar a bexiga o máximo possível… vamos ver se essa tática da certo…

  6. Minha filha está com 5 anos e decidi tirara a fralda da noite por causa do verão, pq sabia que iria lavar muita roupa de cama e por perceber que ela já estava acordando algumas noites com a fralda seca. Achei que seria simples. Que engano…
    Na primeira semana, levei ela ao banheiro mas parei por ver que ela estava o fazendo inconscientemente e decidi deixar ela sentir a bexiga encher e ter vontade de ir. Mas ela ainda não consegue acordar por estar com a bexiga cheia e faz tudo na cama. Não quero voltar atrás, vou insistir mas está bem cansativo ter que ficar trocando a roupa de cama toda noite…

  7. Estou tendo bastante dificuldade com o desfraldar noturno do meu filho, ele está com 5 anos, faz quase seis meses que comecei a tirar a fralda noturna, mas dá para contar as noites que não faz xixi na cama, já tentei várias coisas, levar ao banheiro antes de dormir, levantar a noite, conversar, mas nada funcionou até agora, gostei da ideia de colocar o peniquinho ao lado da cama, vou testar e ver se funciona. Obrigada pela dica!! ☺️

    1. OI Valmira, tudo bem? Estou na mesma situação. Meu filho completou 5 anos e já tentei de várias formas mas ele ainda continua fazendo. Agora vou parar para estudar a melhor maneira de se trabalhar esta questão. Estamos juntas !

  8. Quando minha filha completou 1 ano e 8 meses comecei a desfraldar durante o dia, deu super certo, rapidinho ela aprendeu e desde então ela mesma sempre tira a calcinha e faz o xixi e cocô no penico, agora com 2 anos e 5 meses faz mais de 1 mês q não está fazendo xixi durante a noite e sempre q acorda pede p usar o penico, eu ainda colocava a fralda nela por precaução, mas vejo q realmente ela n está mais fazendo xixi enquanto dorme e hoje será a primeira noite dela sem fralda, estou muito feliz e um pouco triste ao mesmo tempo rsrs pois vejo q minha menina está crescendo rápido e infelizmente tudo o q passou, cada fase e cada momento infelizmente não voltam mais, aproveitem muito o neném de vcs, tds passa rápido. Bjs ❤️

  9. Minha filha tem 4 anos e usa fralda pra dormir, desde os 2 anos não usa de dia, mas a noite nao consigo tirar
    Não sei mais o que fazer, teve uns dias que tirei a fralda e acordada de 2 em 2 horas pra leva-la ao banheiro , e assim
    ela acaba nao fazendo na cama, mas ela e eu nao dormimos mais rsrsrs
    Ela toma leite antes de dormir, não consegui tirar isso ainda dela, ela sente falta

    1. Minha filha vai fazer 6 anos e ainda usa fralda noturna. Tentei iniciar o processo de desfralde noturno há 5 dias,dos quais 3 ela fez xixi na cama e mais de 1x,e 2 dias nao fez,mas pq levantei a cada 2/3 horas com ela para ir ao banheiro.
      Está sendo desgastante,e pela “alta idade” dela,se torna um problema para todos,pois com 5 anos ela ja sente vergonha de ainda usar fralda pra domir.
      Iniciei o processo sem nenhum sinal de preparo dela,apenas vontade,pois as fraldas amanheciam muito enxarcadas,as vezes vazavam,mas infelizmente acho que terei que voltar,pq ela ta mais fazendo na cama do que acordando para fazer.

      1. Olá experiência própria , hoje tenho 26 anos mas fiz xixi até uns 10 anos eu e meu irmão, e sabe como conseguir aprender? Um médico mandou eu segurar meu xixi, durante o dia então quando sentia vontade eu não ia na hora eu segurava , e fui entendendo como era a bexiga cheia, as pessoas falam q não pode segurar é isso e aquilo mas comigo e com meu irmão funcionou demais graças a Deus, aprendemos a segurar, e pronto noite toda dormindo bem, só voltei a levantar de madrugada pra fazer xixi quando engravidei, e daí não dá pra segurar né, mas sinto falta das noites inteiras de sono sem precisar fazer o danado do xixi.

      2. Você conseguiu desfraldar? Aqui minha filha tem 6 anos também, o desfralde diurno já foi mais tardio, com 3a10m. Mas o noturno me preocupa porque ela tem o sono super pesado e a fralda quase nunca amanhece seca. Já fiz todas as dicas de menos líquidos antes de dormir, ir ao banheiro antes de dormir e assim que acorda, e nada muda. Não sei pra que lado ir.

    2. Ola! Conseguiu desfraldar sua pequena? Como foi? A minha completa 5 anos em Abril e está punk,,,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading