was successfully added to your cart.

Descubra já como fazer o desfralde noturno do seu filho

como fazer desfralde noturno

Olá, mamães! Tem mãe contando os dias para se ver livre de comprar fraldas por aí? Pois é, esse é um momento esperado por muitas famílias, mas antes de comemorar as moedinhas a mais no cofrinho, é preciso saber como fazer desfralde noturno.

Neste post trouxemos as informações sobre o assunto para facilitar a vida das mães, já tão corrida. Saiba no que você deve se ligar antes de pensar em iniciar o desfralde noturno e como fazê-lo. Acompanhe!

Desfralde diurno x desfralde noturno: as diferenças

Embora existam casos bem-sucedidos de desfralde ao mesmo tempo (diurno e noturno), os especialistas, em geral, recomendam tirar primeiro a fralda do dia, antes de partir para a empreitada noturna.

Isso porque o processo a noite pode ser de mais difícil compreensão para o pequeno, então, é melhor que já esteja bem treinado. Tudo depende de como ele lida com a questão e reagirá a cada etapa. Em alguns casos, o intervalo entre as duas etapas pode levar entre alguns meses ou até mais de 1 ano.

Além de exigir um nível mais avançado de controle dos esfíncteres, o desfralde noturno envolve, muitas vezes, uma mudança no ritual do sono, com a redução da ingestão de líquidos e a necessidade de ir ao banheiro logo antes de deitar.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais específicos para essa etapa do processo, que pode ser totalmente independente do adeus às fraldas diurnas.

Como fazer desfralde noturno: preparação passo a passo

Assim como o diurno, o desfralde noturno é uma fase de transição para o seu filho, e é importante que todos estejam preparados — tanto a criança quanto os pais. Os escapes fazem parte do processo e podem acontecer, com maior ou menor frequência, até os 6 anos.

Dessa maneira, é importante alinhar as expectativas e ter paciência, porque essa fase vai passar, mas não de um dia para o outro. Para dar uma forcinha para você, mamãe, que está preste a começar o desfralde noturno, preparamos esse passo a passo!

Saiba a hora certa de começar

Não há uma idade certa para iniciar, depende muito da maturidade fisiológica e emocional da criança. Em geral, ocorre em torno dos 3 ou 4 anos, mas existem alguns sinais que podem ser observados para saber a hora de tirar a fralda para dormir. São eles:

  • seu filho acorda várias noites seguidas com a fralda seca;
  • a vontade dele de não colocar mais fralda;
  • desfralde diurno consolidado, com poucos escapes;
  • ele pede para ir ao banheiro assim que acorda.

Crie o melhor ambiente

Durante o desfralde noturno, o ideal é que a criança esteja apta a ir ao banheiro sozinha, se precisar. Você provavelmente já deve ter ouvido aquela dica para acordar o pequeno no meio da noite para esvaziar a bexiga, mas essa tática pode atrapalhar mais do que ajudar, interrompendo o sono e tornando tudo mais desgastante. Até porque você também não merece voltar a acordar toda madrugada, certo?

Porém, caso a criança levante, o que deve acontecer principalmente ao amanhecer, o ambiente deve estar preparado. Alguns itens como penico acessível, adaptador no vaso sanitário, escadinha ou banquinho, papel higiênico à mão, enfim, o que for preciso para ele conseguir usar sozinho, com segurança, mesmo sonolento.

Leve ao banheiro antes de dormir

Melhor do que acordar seu filho durante a noite, ou mesmo levá-lo quase dormindo ao banheiro, é incluir a passagem pelo banheiro na rotina antes de deitar. Para retirar a fralda noturna, a criança deve ser capaz de segurar o xixi pela noite inteira ou de acordar em caso de necessidade.

Se você a leva sonolenta ao banheiro, vai continuar fazendo xixi como fazia na fralda, ou seja, sem ter consciência. Dessa maneira, não cria a capacidade de despertar quando sente vontade.

Prepare seu filho

O desfralde é um processo de aprendizagem ativo, por isso, é importante prepará-lo para esse momento. Converse com ele, explique como acontece e porque é importante deixar de usar a fraldinha.

Fale também que é normal que acidentes aconteçam e não há problema nisso. Existem diversos livros sobre o tema que podem ajudar a apresentar o assunto de forma lúdica.

Outro ponto de atenção é com a hora de acordar. Lembre sempre seu filho de ir ao banheiro assim que levantar, pois ele pode se esquecer que não está mais de fralda — e é nessa hora que o xixi escapole.

Utilize um protetor de colchão

Se os vazamentos noturnos são uma realidade, melhor se prevenir, não é mesmo? Além das tradicionais capas impermeáveis para forrar o colchão, há lençóis descartáveis e tapetinhos higiênicos para cachorros que ajudam a reduzir o estrago.

Evite oferecer líquidos antes de dormir

Outra dica essencial é limitar a quantidade de líquidos ingeridos antes de dormir. Para isso, caso ainda não tenha ocorrido, é a hora de retirar o hábito de tomar leite ao deitar. Nessa idade, não há mais a menor necessidade desse complemento alimentar noturno.

Separe pijamas extras

Assim como a roupa de cama terá que ser trocada frequentemente, o mesmo acontece com os pijamas. Vale ter várias opções, pois os acidentes podem ser seguidos e não há máquina de lavar roupas que dê conta, ainda mais no inverno! Aliás, o frio dificulta bastante as coisas. Prefira a meia estação — já que, no verão, costuma-se ligar o ar-condicionado, o que dá no mesmo.

Dificuldades em deixar as fraldas: razões e soluções

Você já sabe que cada criança tem o seu tempo e comparar o desenvolvimento de uma com a outra não é legal, além de afetar sua autoestima. Com o desfralde não é diferente, porém, existem casos mais complicados, e isso pode ser sinal de um distúrbio chamado enurese noturna.

O popular problema do xixi na cama acomete crianças a partir dos 5 anos, sendo que a incidência reduz de cerca de 15%, nessa idade, até 3%, aos 12 anos. Além disso, é mais comum entre os meninos.

Caracteriza-se pela perda involuntária de urina durante o sono e pode ocorrer devido à imaturidade neurológica, alterações hormonais, sono muito pesado ou causas hereditárias.

Dependendo do caso, a criança pode aprender a controlar espontaneamente ou ser necessário algum tratamento, por isso, recomenda-se procurar um especialista. Mas sempre há algo que as mães podem fazer para ajudar, certo? Seguem aqui algumas dicas:

  • ofereça muito líquido durante o dia para ensiná-lo a identificar os sinais de bexiga cheia;
  • evite fortemente o consumo de água ou outras bebidas até 2 horas antes de dormir;
  • insista para que fazer xixi seja o último hábito do dia, e logo o primeiro pela manhã;
  • fique atento a outros sinais, especialmente quando o desfralde já havia sido superado e há uma regressão. Pode ser um indício de insegurança emocional causada por uma mudança de cidade e escola ou a chegada de um irmão.

Essa é uma daquelas etapas da criação dos filhos pelas quais toda mãe fica apreensiva. Mas com as nossas dicas, eu aposto de você vai saber como fazer desfralde noturno e, até mesmo, identificar como lidar com as possíveis dificuldades.

Por isso, se você gostou dessa leitura, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas e novidades sobre a vida com filhos.

22 Comentários

  • Maria Rosa disse:

    Minha filha tem 4 anos e usa fralda pra dormir, desde os 2 anos não usa de dia, mas a noite nao consigo tirar
    Não sei mais o que fazer, teve uns dias que tirei a fralda e acordada de 2 em 2 horas pra leva-la ao banheiro , e assim
    ela acaba nao fazendo na cama, mas ela e eu nao dormimos mais rsrsrs
    Ela toma leite antes de dormir, não consegui tirar isso ainda dela, ela sente falta

  • Ane disse:

    Ótimo texto e ótimas dicas. Meu filho tem 4 anos e não usa fralda durante o dia há 2 anos. Não tem nenhum escape e vai ao banheiro naturalmente e sozinho quando sente vontade. Mas o noturno não está sendo fácil. Comecei a alguns dias e acho que vou votar com a fralda por mais um pouco. Decidi iniciar o desfralde pois ele acordava com a fralda praticamente seca, mas agora que tirei ele parece estar fazendo muito mais do que quando usava fralda..! Tem alguma relação? O que estou fazendo nesse momento de tentativa é levar ele mesmo sonolento para fazer. Mas é realmente bem desgastante pois a preocupação de que ele fique molhado me faz acordar com muita frequência para verificar. Seria válido voltar com a fralda? Obrigada.

    • Bárbara Raísa disse:

      Nossa,minha BB é prematura,nasceu dois meses antes,fez 4 anos em abril e não usa frauda de dia a muito tempo e também não tem eescapes,assim como o seu,mas de noite ela ainda usa fraldinha.Ha 3 dias decidi q ia tirar,ela não reclamou mas notei ela tristonha agora,se esforçando pra acordar e fazer xixi ,perdendo o sono e si eu pedi desculpa pra ela,disse q ao amanhecer irei comprar a fraldinha dela dormir ,entendi q não é o momento dela e q não devo compara-la com meu filho mais velho.Vou deixar minha ansiedade materna de lado e vou respeitar que ela não tá pronta,tudo que eu menos quero é que tudo isso afere ela emocionalmente.

    • Marciane disse:

      Aqui a mesma coisa, ela já vai fazer 5 anos em janeiro, tô ficando preocupada já ..

    • Meire disse:

      Estou na msm citação

  • Fabiana disse:

    A minha tem 5 ano e não consigo tirar ela ela já dorme no quarto sozinha reduzi o líquido já conversei não sei mais o que fazer pra tirar

  • Daiana disse:

    Eu dormi com meu filho e fiquei falando no ouvido dele toda hora para não fazer xixi. Deu certo.

    • Fabiola disse:

      olá. Minha filha fez 4 anos a pouco tempo e sempre acorda com a fralda bem molhada. Converso muito com ela, vou usar essa tecnica que você usou. Obrigada!

  • Andreza Silva Souza Cursino disse:

    Olá! Minha filha tem 3 anos e 5… Saiu da fralda do dia c 2 anos, foi um sucesso. Agora o desfralda noturno n está sendo pq no inverno do ano passado ela amanhecia c a fralda seca. Achei q no verão seria fácil. Onde me enganei. Ela consegue segurar até o meio da madrugada. Mas depois qndo ela faz, a quantidade é muita e as fraldas n suporta e vasa. Já troquei as marcas das fraldas mas n adianta.

  • Débora disse:

    Minha filha tem 4 anos e usa fraldas a noite para dormir. É raro acordar sequinha. A minha mais velha foi tão fácil essa etapa…

  • Agnes disse:

    Boa noite.. muito obrigada, sou mãe de 2. Ainda não usei essa técnica de desfraldar a noite para o mais novo. A mais velha não deu tanto trabalho assim. Creio eu que se nós temos mais uma pessoa a ajudar a cuidar a criança aí sim podemos perceber que existe uma certa instabilidade e ou demora da criança para assimilar o que se faz e o que se diz. 90% do sucesso do desfraldar é nosso dos pais o resto é da criança. Vamos ser mais atentos aos sinais e parar de culpar a criança.
    Obrigada

  • Priscila disse:

    Olá, gostaria de sugerir que o texto fosse direcionado aos pais e não apenas a mamãe! Meu marido é super participativo e se sente excluído, com toda razão! Obrigada

    • renata disse:

      Obrigada pela sugestão Priscila. Bem colocado.

    • Felipe disse:

      Pelo amor de Deus, tanto faz mencionar mãe e pai. O que importa são as dicas. Geração mimimi, cuidado hein para não passar esse despreparo emocional para a criança

    • Camila disse:

      Esses textos direcionados somente as mães faz com que seja reforçada a idéia de que só nós somos responsáveis pelos filhos, ninguém faz filho sozinho.Pq temos que ficar com toda a carga de cuidados??

  • Lídia disse:

    A minha fez 4 anos e resolvi tirar a fralda da noite. A do dia tem 2 anos que tirei mas ainda hoje ela faz na roupa. Eu sinceramente não sei o que fazer porque meu mais velho foi totalmente diferente com ela todas as vezes que for na caminha dela ela está molhada não tenho vontade de voltar com a fralda mas esse levanta a noite inteira é desgastante. O que eu queria saber se tem algum problema em ela ficar molhada? Obrigada

    • Áquila disse:

      Se tem tantos escapes assim, com certeza ela ainda nao esta pronta para o desfralde. E nunca se deve deixar a criança molhada, ela pode se resfriar, pode ter assadaduras e até coisas piores. Volte com a fralda e aguarde os sinais de qdo ela estiver pronta, como por exemplo, qdo nao acontecer mais escapes diurnos e quando ela amanhecer varios dias com a fralda seca ! Fique com Deuse boa sorte!!

  • Juliana disse:

    Meus gêmeos acabaram de fazer 5 anos e usam a fralda apenas a noite. Mesmo indo ao banheiro antes de deitar ela sempre faz xixi durante o sono e a fralda fica bem cheia. Já iniciei a retirada e fazem na cama. Já não sei maus se levo no meio da noite ou não. Por serem dois cada um tem faz numa hora diferente! Faz quatro dias que iniciei. . Nesse caso é interessante que ela passe a dormir sem fralda mesmo que molhe a cama até conseguir acordar para ir ao banheiro sozinha? Vou deixando assim???
    Obrigada

  • THIAGO disse:

    Boa noite,

    Minha filha tem 5 anos e usa a fralda apenas a noite. Mesmo indo ao banheiro antes de deitar ela sempre faz xixi durante o sono e quando a fralda fica cheia ela acorda e me chama pra trocar. Nesse caso é interessante que ela passe a dormir sem fralda mesmo que molhe a cama até conseguir acordar para ir ao banheiro sozinha?

    Obrigado.

    • Marcelo Borges disse:

      Se mesmo reduzindo a ingestão de líquidos 2 hs antes de deitar-se e indo ao banheiro ela ainda faz xixi dormindo, então ela ainda não possui controle da bexiga por algum determinado motivo que se persistir, deve-se procurar um pediatra…
      E não é saudável deixar que a criança permaneça molhada por várias horas, sobretudo no inverno, o que pode causar resfriado e até febre, dependendo da friagem que a criança passar…
      Enquanto não descobrir os motivos do excesso de xixi, não há problema continuar com a fralda..
      Boa sorte !!

Deixe um Comentário